Resultados do Ideb 2009 classificam o município como o único da Região entre os 10 com as médias mais altas no Rio de Janeiro
Resultado foi estampado a nível nacional
Rio das Ostras continua se destacando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação. Segundo os dados divulgados esta semana, o município é o único da Região dos Lagos que entrou no ranking dos 10 melhores do Estado do Rio de Janeiro no Ideb 2009. Esse resultado foi estampado em matéria publicada na segunda-feira, dia 5 de julho, no jornal O Globo. Já na listagem com as 100 melhores escolas do estado que saiu na terça-feira, dia 6 de julho, no jornal O Dia, Rio das Ostras teve três unidades municipais citadas como destaques entre o 1º ao 5º ano e seis unidades municipais incluídas entre as com maiores notas do 6º ao 9º ano.
As médias da cidade cresceram cerca de 4% nos anos iniciais (1ª ao 5º ano) e 9,3 % nos anos finais (6º a 9º ano), ultrapassando as metas previstas para o MEC para 2013 e 2011, respectivamente. Segundo a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, o bom resultado no Ideb não surpreendeu, já que se aproximam das médias alcançadas nas avaliações que realizam periodicamente na rede municipal.
“Desde 2007, estamos realizando avaliações sistêmicas de toda a rede municipal. Assim conseguimos medir semestralmente o desempenho dos estudantes de todas as séries e traçar estratégias para melhorar ainda mais. Nosso objetivo com essas avaliações não é apenas preparar os estudantes para a Prova Brasil, mas também detectar avanços e deficiências”, conta.
A Secretaria de Educação de Rio das Ostras também oferece cursos de qualificação para professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. “Trabalhamos com o desenvolvimento de habilidades e competências e isso faz com que os nossos alunos tenham mais facilidade para expressar e compreender os conteúdos”, enfatiza a professora Maria Lina, lembrando que a cidade tem um referencial curricular que possibilita que todas as escolas cumpram os conteúdos programáticos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!