O grupo de visitantes conheceu mais sobre as espécies da mata local
Estudantes, professores e pesquisadores participaram na última quarta-feira, dia 9, da visita à cachoeira do Pai João, em Casimiro de Abreu.
A atividade, que teve o objetivo de ensinar um pouco a importância da floresta e de cada um de seus componentes para o ecossistema, fez parte da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura.
A visita, denominada "Conhecendo a Floresta", foi realizada no turno da manhã, com estudantes e professores da rede municipal de ensino, e na parte da tarde com universitários e pesquisadores. Guiados pelo biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Tiago Michelini, o grupo de visitantes conheceu mais sobre as espécies da mata local e a importância da preservação do meio ambiente.
"Se nós, seres humanos, fizermos um trabalho sério de reflorestamento a gente consegue contribuir com a floresta e com a nossa própria existência, pois com os conhecimentos que temos podemos recuperar em pouco tempo o que a natureza levaria mais de 30 anos para fazer sozinha", destacou Michelini. O biólogo ainda falou sobre a importância dos fungos, das clareiras naturais e dos animais para a mata. "Os bichos são responsáveis pelo "plantio" de muitas mudas, por comerem frutas e espalharem as sementes".
A antropóloga americana Ana Lia, que está no Brasil fazendo doutorado e escolheu Casimiro para morar devido à biodiversidade, ficou encantada com o local. "Iniciativas como esta fazem as pessoas entenderem melhor e darem mais importância à natureza. Casimiro tem uma natureza muito rica e grupos de pessoas diferentes falando sobre um mesmo tema: a terra", explicou.
PROGRAMAÇÃO - As atividades da Semana do Meio Ambiente terminam nesta sexta-feira, dia 11. Das 7h às 9h acontece a Caminhada Ecológica no Praião do distrito de Barra de São João. Das 9h às 16h haverá distribuição de mudas nativas na Praça Feliciano Sodré, no Centro da sede do município. Das 14h às 15 horas acontece a palestra "Bacia Hidrográfica do São João: Conhecendo Nossas Águas", no Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João. Também no museu haverá o encerramento da semana com a apresentação de um filme a partir das 18 horas.
Casimiro de Abreu participa da 13ª reunião do ForLagos
Durante a reunião foram tocados temas como desenvolvimento sustentável, integração e fortalecimento dos municípios.
A equipe itinerante do Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico da Região dos Lagos (ForLagos), composta por gestores municipais e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), esteve reunida no plenário da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu, nesta quarta-feira, dia 9. Durante a reunião foram temas como desenvolvimento sustentável, integração e fortalecimento dos municípios.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Casimiro de Abreu Denise Rambaldi, falou da preocupação que o município de Casimiro tem em crescer de maneira sustentável. “Nós do governo sempre avaliamos maneiras de somar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade. É importante trazer para o município indústrias limpas, observá-las enquanto licenciamento ambiental, para crescermos com qualidade e de modo sustentável”, disse Denise.
Segundo a gerente regional do Sebrae/RJ da Baixada Litorânea, Ana Cláudia Melo Vieira, a instituição auxilia o poder público e empresas privadas na criação do planejamento estratégico. “O Sebrae disponibiliza uma consultoria que elabora junto ao empresário e ao poder público um planejamento, com metas e formas de alcançar esse desenvolvimento. Dinamiza junto a esses setores ligados ao desenvolvimento a promoção de intercâmbio técnico, cultural e social”, informou Ana.
O secretário de Transportes de Cabo Frio, Mauro César Loyola Branco, esteve presente e expôs o trabalho que está em processo de finalização. Em Cabo Frio foi criado um banco de dados com objetivo de promover a aparição de profissionais que estão fora do mercado de trabalho.
O objetivo principal da formação do ForLagos é promover a integração e o fortalecimento dos municípios, visando alcançar o desenvolvimento sustentável, além de apoiar o poder público e a iniciativa privada. A finalidade do Fórum é organizar um pólo diferenciado para atração de investimentos, respeitando a individualidade de cada município.
Luiz Fernando Shinkado, chefe de Gabinete de Casimiro, esteve presente ao evento representando o prefeito Antonio Marcos. O Fórum contou também com a presença do secretariado municipal.
Obras da Nova Esperança em Macaé estão em ritmo acelerado
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!