A forte ressaca que surpreendeu o município de Casimiro danificou parte da orla
A recomendação da Defesa Civil do município é que a população evite banhos nesse período
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou a retirada de nove, dos dez super postes localizados na orla do Praião, em Barra de São João, 1º distrito de Casimiro de Abreu. A operação, coordenada pela Defesa Civil, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16. A forte ressaca que surpreendeu o município de Casimiro de Abreu na segunda-feira, 14, danificou parte da orla do distrito de Barra de São João, incluindo postes e o muro de uma pousada.
A recomendação da Defesa Civil do município é que a população evite banhos nesse período, principalmente próximo as pedras, até que as condições do mar voltem à normalidade. A ressaca, com ondas de até três metros de altura, que atingiu com intensidade a orla do Praião, antecipou o projeto de retirada dos chamados "super postes", que estavam localizados em Área de Proteção Ambiental (APA).
“A Defesa Civil tinha a programação de retirar os super postes da orla por determinação ambiental ainda este ano. Um deles, após a ressaca, acabou gerando risco aos banhistas. Essa ressaca só antecipou o nosso planejamento. ”, disse Cezar Magalhães, coordenador da Defesa Civil.
"Apesar de termos retirado os postes, a iluminação pública da orla não ficará comprometida”, informou Cezar. Os postes serão alocados próximos ao Ginásio Poliesportivo de Barra de São João. Somente um deles, que fica próximo a pista de skate, permanecerá no local, por não oferecer risco à população.
Casimiro de Abreu discute Plano de Manejo para Parque Municipal
A idéia é fazer do Parque uma área de lazer para os moradores e mais um atrativo turístico da cidade.
Representantes da Prefeitura de Casimiro de Abreu se reuniram na última segunda-feira, dia 14, para discutir ações relacionadas ao Plano de Manejo do Parque Municipal Córrego da Luz.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Rambaldi, a prefeitura vai buscar parcerias com o Governo Federal para a elaboração de estudos que embasem o plano de manejo. “Antes disso, vamos regularizar a área do parque, que foi desapropriada pela prefeitura. Será nosso próximo passo”, afirmou Denise.
A idéia é fazer do Parque, que tem 45 alqueires e fica ao lado do Poço Pai João, uma área de lazer para os moradores e mais um atrativo turístico da cidade. “O parque vai fortalecer o ecoturismo em Casimiro de Abreu e também será importante para promover a educação ambiental. Mas esse projeto também é necessário para preservação da biodiversidade”, disse a secretária, explicando que áreas de preservação estão entre as prioridades do Governo Federal para receberem investimentos.
Após a regularização fundiária serão iniciados os estudos que farão o zoneamento da área e identificarão quais espaços poderão ser utilizados para lazer e quais serão áreas restritas para estudos. Após a finalização da pesquisa, que deve durar um ano, será feito o plano de manejo. O trabalho contará com a participação de representantes do poder público e da comunidade do entorno do parque.
Inscrições abertas para o Concurso de Poesias
A premiação será entregue na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu.
Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o XI Concurso Literário de Poesias. A idade mínima para participar é de 16 anos, completados até o final do prazo de inscrição. Os poemas deverão ser inéditos e cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho.
As poesias poderão ser entregues na Fundação Cultural, Rua Salomão Ginsburg, 168, Centro Casimiro de Abreu – RJ. CEP 28860-000 de segunda a sexta, de 9 ás 17h ou enviadas por Correio para o mesmo endereço.
Para participar do concurso, é necessário preencher a ficha de inscrição e consultar o regulamento disponíveis no site www.culturacasimiro.rj.gov.br
Os prêmios serão de quinhentos reais para o 1º lugar, trezentos reais para o 2º colocado e de duzentos reais para o 3º lugar. A premiação será entregue na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu no dia 29 de outubro, a partir das 20h, em uma cerimônia especialmente preparada para o evento. O resultado será divulgado pelo site no dia 30 de setembro de 2010.
Cerca de 500 pessoas de todo o país se inscreveram no X Concurso, realizado no ano passado. A expectativa para esse ano é que esse número dobre.
Trânsito confuso tira a paciência do friburguense
Em um trecho da avenida Rui Barbosa a situação sempre fica caótica. No local acontece um funil e o resultado é engarrafamento
A quantidade de carros pelas ruas de Nova Friburgo só faz engarrafar ainda mais o trânsito da cidade serrana. Em determinadas horas do dia, um trajeto que geralmente se faz em 10 minutos, o motorista leva em média meia-hora. Haja paciência.
Na cidade existem 86497 veículos registrados no Detran. A proporção é de um carro para cada três moradores de Nova Friburgo. E às 18h, quando muitas pessoas estão voltando para casa depois do trabalho, o trânsito fica confuso, lento e os motoristas reclamam.
Em um trecho da avenida Rui Barbosa a situação sempre fica caótica. No local acontece um funil, os veículos que saem de Conselheiro Paulino e trafegam pela própria avenida, se juntam aos que saem da ponte e também aos que saem de outra rua. O resultado é um aumento de até meia-hora no percurso de muitos motoristas.
O engarrafamento também atinge a outras ruas transversais e paralelas à avenida. E, para piorar, muitos cometem infrações e os carros ainda precisam dividir espaço com caminhões e carretas (que são lentas e tomam grande espaço na pista).
Nossa equipe tentou ligar várias vezes para o Vanor Breder, responsável pela Autran de Nova Friburgo, para saber se existe um aumento de guardas municipais nos horários de pico, mas não obtivemos resposta.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!