| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Casimiro é a segunda cidade do estado com mais casos de suspeita de dengue

De 22 confirmações em todo o ano passado, para 286 nestes primeiros quatro meses.

Um levantamento feito este ano pela secretaria estadual de Saúde revela: Casimiro de Abreu é a segunda cidade do estado com o maior número de casos suspeitos de dengue. A prefeitura confirma: a doença deu um salto. De 22 confirmações em todo o ano passado, para 286 nestes primeiros quatro meses. Segundo a pesquisa, nesse período 707 pacientes apresentaram sintomas da doença em Casimiro de Abreu. A secretaria de Saúde da cidade divulgou dados ainda mais recentes. Revelou que, de janeiro ao início deste mês, contabilizou 865 casos suspeitos. 286 pessoas tiveram a confirmação da doença. Oito delas contraíram o tipo hemorrágico, mas até agora ninguém morreu vítima da dengue. A incidência foi maior na faixa etária de 20 a 49 anos. Durante o ano passado a cidade registrou 24 casos suspeitos. Desses, 22 foram confirmados. A coordenadora da vigilância sanitária explica porque os números dispararam de lá pra cá. Atualmente 58 agentes de saúde visitam as casa, orientam os moradores e aplicam o larvicida quando necessário. Quem tem consciência do risco que enfrenta colabora e fica preocupado. Em todo estado a secretaria estadual de saúde registrou 5422 casos suspeitos de dengue, entre janeiro e o dia 27 de abril. O levantamento não diz se o número é menor, igual ou maior que o do mesmo período do ano passado ainda, segundo a pesquisa, nesse período 252 pessoas foram internadas por causa da dengue no estado.

Médico Armando Nijs é novo secretário de Saúde de Casimiro de Abreu

Armando Alberto Nijs é médico pediatra e morador de Casimiro de Abreu há mais de 15 anos.

Com o objetivo priorizar a atenção básica, promovendo melhorias na saúde do município, tomou posse na noite da última quarta-feira, dia 5, o novo secretário de Saúde de Casimiro de Abreu, o médico Armando Alberto Nijs. A cerimônia de posse aconteceu no gabinete do prefeito Antonio Marcos e contou com a presença de secretários de governo, do vereador Adair de Souza, o Quinha, e o presidente da Câmara, João Medeiros.

“Armando é de Casimiro, conhece as prioridades do nosso município e tem experiência em administração da saúde pública, então é a pessoa ideal para levar a Saúde de Casimiro ao mais próximo possível da excelência”, justificou o prefeito.

De acordo com o novo secretário, seu primeiro trabalho será fazer um levantamento e mapeamento de toda a estrutura da Saúde do município. “A partir daí faremos as adequações necessárias. Nossa prioridade será a melhoria das condições de trabalho dos profissionais, para que ele possa exercer suas funções plenamente”, frisou.

Ainda segundo o médico, trabalhar na prevenção e na promoção da saúde básica será a bandeira do município. “A saúde de média e alta complexidade são competências do estado e do governo federal. Temos que focar no que nos compete e fazer da melhor maneira possível, pois se conseguirmos sanar os problemas de saúde básica, conseguiremos até mesmo evitar que existam alguns casos mais complexos”, destacou Nijs.

Armando Alberto Nijs é médico pediatra e morador de Casimiro de Abreu há mais de 15 anos, onde foi funcionário da rede pública de saúde, já tendo atuado no antigo Hospital Nogueira de Souza e no ESF Rosa Branca, na Serra. Trabalhou em diversas cidades da Região e em Quissamã, onde coordenou o Programa de Saúde da Família e foi secretário municipal de Saúde entre maio de 2005 e setembro de 2007 e, novamente, neste ano, quando saiu para assumir a pasta em Casimiro.

O ex-secretário da pasta, Evaldo Scarpini, continuará compondo a equipe de Governo da Prefeitura.

Servidores trocam experiências sobre o trabalho na agricultura

Integrantes de departamentos administrativos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu conheceram na manhã da última quarta-feira, dia 5, o trabalho técnico da piscicultura.

A troca de experiências fez parte do intercâmbio entre os departamentos promovido pela Secretaria. A proposta é promover uma visita por semana.

Lagomar recebe equipe da Mobilidade Urbana Objetivo é atender as necessidades do bairro Encontrar soluções e buscar melhorias. Este foi o objetivo da visita realizada nesta quinta-feira (6) pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana ao bairro Lagomar. Os técnicos de diferentes áreas como trânsito, transporte, engenharia, educação, ouvidoria e projeto ouviram os moradores e analisaram as demandas existentes para a elaboração de um plano de ordenamento viário no local. Com mais de 15 mil moradores, o Lagomar é o segundo bairro mais populoso de Macaé. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, explica que “há uma necessidade de planejamento urbano no bairro a fim de se conter o desordenamento e fazer com que o aumento populacional seja acompanhado de qualidade de vida”. Para o presidente da Associação de Moradores do Balneário Lagomar (AMBL), Wattila Clayiton, o bom entendimento entre poder público e a população é fundamental para o encontro de soluções que atendam de fato as necessidades dos moradores. “É muito bom contarmos com essa comunicação direta, sem burocracia para agilizarmos as ações que trarão inúmeros benefícios ao nosso bairro”, afirma. O morador e comerciante do bairro, Jurandi Brás, o “Cordeiro”, também comemora a iniciativa da Mobilidade Urbana. “Nós que moramos aqui sabemos quais as deficiências que o bairro tem e como, juntos, podemos contribuir para termos menos acidentes e melhores condições de vida”, ressalta Cordeiro que mora há 12 anos no Lagomar. Durante a visita foram constatadas questões como a necessidade de realocação de pontos de ônibus, implantação de sinalização regulamentadora, realização de campanhas educativas e estudo de orientação de mão das vias. Todo o projeto será apresentado na segunda quinzena de maio para os representantes da AMBL, no auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana. A partir daí será definido o cronograma para implementação das ações.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!