REGIÃO
Volta às aulas em Casimiro será o 1º de março
A Secretaria Municipal de Educação comunica a pais e alunos que o início das aulas na rede municipal de ensino de Casimiro de Abreu foi adiado para o dia 1º de março.
A nova data vai unificar o calendário de atividades escolares e possibilitar a conclusão dos serviços de reforma que estão sendo realizados em todas as vinte escolas do município.
Nova Secretaria de Trabalho e Renda com medidas concretas
A principal missão desta secretaria, segundo Albertinho, é a qualificação profissional.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda começou a funcionar e já tem medidas concretas apresentadas. O secretário, Alberto Massad (Albertinho), diz que o trabalho desta Secretaria está integrado com as pastas de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, além de parcerias importantes com a Secretaria Estadual de Trabalho e o Ministério do Trabalho.
A principal missão desta secretaria, segundo Albertinho, é a qualificação profissional. Para isso, já foram conseguidos alguns cursos nas áreas de Turismo e Hospedagem, Telemática, Administração e Construção e Reparo que atenderão alunos de Casimiro de Abreu, na sede e nos distritos. Os cursos terão de 350 horas de duração, durante seis meses, e ainda disponibilizarão uma bolsa mensal de R$ 100 (cem Reais) por aluno. O público para estes cursos é de jovens de 18 a 29 anos, que tenham cursado ou estejam cursando o Ensino Médio.
“Conseguir gerar trabalho e renda, esta é a função da Secretaria. Trazer melhoria para os cidadãos de Casimiro de Abreu e consequentemente para o próprio município. O carro-chefe desta secretaria é a qualificação profissional”, diz o secretário. Segundo Albertinho, os jovens poderão buscar igualdade no mercado de trabalho e também diz que as oportunidades no próprio município vão aumentar com parcerias entre o governo e as empresas e empresários do município, através do banco de empregos.
Secretaria de Habitação ajuda famílias que vivem em estado crítico
Um dos beneficiados entrevistados mora com sua esposa em uma barraca de lona
A Secretaria de Habitação está construindo casas para cidadãos casimirenses que vivem uma situação de extrema pobreza.
Atualmente estão em construção nove embriões para as famílias inscritas em projetos da Secretaria de Habitação, que vivem abaixo da precariedade. As casas são chamadas de embriões porque constituem-se de um quarto, sala e banheiro, com a possibilidade de serem ampliados posteriormente. Possuem as instalações necessárias de luz, água e esgoto e se situam nos bairros: Mataruna, Palmital, Boa Esperança, Banana Passa, Parque Vale do Indaiaçú, Loteamento São Sebastião, Carrapato e Ribeirão.
Um dos beneficiados entrevistados mora com sua esposa em uma barraca de lona, com aproximadamente três metros de profundidade e dois de largura, há mais de vinte anos. Diz estar muito feliz com a casa nova que está quase finalizada.
Outra cidadã, que também está sendo atendida pela Secretaria de Habitação, sorri ao mostrar a construção da casa nova e abre as portas da antiga casa de telha de amianto para mostrar a situação da moradia, que contém fortes rachaduras na parede, com risco de desmoronamento e fiação elétrica externa, o que expõe ao risco de incêndio.
Os nove embriões estão em processo de construção e em breve serão entregues às famílias, que finalmente poderão ter o orgulho de dizer que possuem um lar.
Escolas de Artes abrem inscrições
As Escolas de Dança e Música mantidas pela Fundação Cultural em Casimiro de Abreu estão com as inscrições abertas para formação de turmas para 2010.
As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas, bastando para isso levar um documento e uma foto e possuir a idade mínima de 5 anos para dança e 7 anos para música.
A Escola de Dança Casimiro de Abreu oferece cursos de ballet, jazz, salão entre outras modalidades e neste ano também com ioga e fica na Rua Francisco Lopes, 62, atrás de prefeitura.
A Escola de Música Elizeu Tinco Miranda oferece cursos em diversos instrumentos de corda, sopro e percussão, além de canto e fica na Rua Miguel Jorge, 382, centro, próximo ao campo do Independente Futebol Clube, o telefone é 2778 4544.
Importante lembrar que tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.
Estádio Cláudio Moacyr em Macaé terá tecnologia a favor do esporte
Duzentos e cinquenta trabalhadores atuam nas obras de construção.
O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, será o único do Estado do Rio a ter o alambrado em policarbonato, um material de alta transparência e resistente a impactos. A informação foi passada no início da tarde desta segunda-feira (22), sob um calor de 35 graus centígrados, pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), durante visita às obras do estádio, onde pediu agilidade nos trabalhos e destacou que a busca por novas tecnologias agrega valor ao estádio, que será um dos maiores do estado.
- Além da transparência, que confere aos torcedores maior visibilidade do jogo, e da base de aço que dá ao alambrado uma grande resistência, o policarbonato tem uma manutenção simples e será instalado ao redor de todo o campo – informou o prefeito, que vistoriou cada detalhe da obra, como as arquibancadas, a irrigação do campo, os túneis de acesso dos jogadores e árbitros, o acabamento nos vestiários, os estaqueamentos da arquibancada três e toda a estrutura do local.
No Sudeste, somente na cidade paulista de Santos, o policarbonato foi usado em estádio e está sendo implantado agora na também paulista Barueri. O material é considerado, nos maiores fóruns esportivos, como o melhor para alambrados em estádios de alta tecnologia e será instalado em Macaé com espessura de apenas dez milímetros, em alambrados de dois metros de largura por três metros de altura.
O prefeito vistoriou o estádio acompanhado dos secretários de Governo, André Braga; Serviços Públicos, George Jardim; Obras, Tadeu Campos; os presidentes da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha, o vice Carlos Eduardo Jardim e o subchefe de Gabinete, Jocimar Gomes.
Riverton lembrou que duas arquibancadas do estádio estão prontas e começa o estaqueamento da terceira arquibancada. A preparação das cabines de imprensa também está em andamento, além da entrada principal e da rampa de acesso aos banheiros.
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, as lojas estão na fase de preparação para a concretagem da laje do piso e cobertura. As lojas ficarão voltadas para a Rodovia Amaral Peixoto e fazem parte do projeto do estádio. “Os vestiários dos times também estão na fase de alvenaria”, disse.
Duzentos e cinquenta trabalhadores atuam nas obras
Duzentos e cinquenta trabalhadores atuam nas obras de construção do Estádio Cláudio Moacyr, que, depois de pronto, vai ocupar uma área de 30 mil metros quadrados e será um dos mais modernos do Estado do Rio de Janeiro, com capacidade para 15 mil pessoas. Após a construção da terceira arquibancada, prevista para a segunda quinzena de março, será feita a cobertura metálica.
A iluminação, assim, como todos os detalhes da obra, segue normas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de todos os órgãos relacionados. Entre as máquinas em atuação nas obras estão duas escavadeiras hidráulicas, três bate-estacas, duas pás mecânicas, uma retroescavadeira, uma pá-mecânica e oito caminhões basculantes, além de três guindastes.
Volta às aulas já mostra reflexo no trânsito
O ano finalmente começa para o brasileiro.
Passado o Carnaval e o efetivo retorno às aulas, a vida ganha um novo ritmo que já começa a ser sentido principalmente no trânsito. São mais carros e pedestres nas ruas, fluxo intensificado nos horários de entrada e saída das escolas. Por isso, a adoção de novas práticas podem facilitar o deslocamento e evitar o estresse no trânsito.
Na manhã desta segunda-feira (22), a rodovia Amaral Peixoto apresentou pontos de retenção na altura da Barra de Macaé e próximo ao Parque de Tubos. De acordo com o diretor de fiscalização de trânsito da Mobilidade Urbana, João Michel Justino, as melhorias no corredor, iniciadas em 2009, trouxeram mudanças no comportamento como, por exemplo, os condutores que começaram a sair mais tarde de casa, pois, encontravam mais tranquilidade no trajeto.
- O trânsito é algo dinâmico, novas medidas trazem novas atitudes. Ainda assim, é preciso que cuidados simples como planejar o percurso antecipadamente e não sair de casa com horário apertado sejam tomados para evitar retenções, afirma.
Transporte de crianças precisa ter atenção
O alerta da Secretaria de Mobilidade Urbana é ainda para os cuidados com os pedestres que passam a engrossar as vias, em especial às crianças, que tanto a pé ou dentro dos veículos precisam ter atenção especial.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o transporte de crianças em veículos só pode ser feito no banco da frente para aquelas com idade acima de 10 anos. Já no banco é preciso utilizar os seguintes dispositivos de segurança:
- Até 1 ano ou 9 kg - devem ser transportadas no bebê conforto;
- De 1 a 4 anos ou 18 kg – cadeirinha;
- de 4 a 7 anos – assento de elevação;
- acima dos 7 anos – cinto de segurança, resguardando a avaliação dos responsáveis pela manutenção do assento de elevação.
Vale ressaltar que a resolução do Contran de 2008 começa a ser fiscalizada em 9 de junho deste ano.
Adiantado a nova estrada da Cancela Preta em Macaé
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, toda a drenagem da nova via foi feita.
A nova estrada da Cancela Preta, que liga à Aroeira, passando pelo bairro Santa Mônica e a parte alta do Novo Horizonte, foi vistoriada pelo prefeito Riverton Mussi nesta segunda-feira (22). O prefeito estava acompanhado dos secretários de Governo, André Braga; Serviços Públicos, George Jardim; Obras, Tadeu Campos; os presidentes da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha, o vice Carlos Eduardo Jardim.
Segundo o prefeito, a recuperação da estrada, que inclui o asfaltamento da via, faz parte do pacote da obra da Linha Verde, que abrange também a reativação da Estrada do Tatu. As obras da Linha Verde têm como objetivo agilizar o trânsito no Centro de Macaé e contribuir com o arco viário do município. Com a nova estrada da Cancela, o trânsito no Centro de Macaé será desafogado.
- Dentro deste cronograma estão as obras de reativação da Estrada do Tatu, fundamental para que essa via se torne importante – citou o prefeito. A Estrada do Tatu liga a Linha Verde aos bairros Aroeira, Novo Visconde, Jardim Pinheiro, Novo Horizonte, Morro de Santana, Jardim Vitória, sem necessidade do motorista passar pelo Centro.
De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, toda a drenagem da nova via foi feita. “A nova estrada da Cancela Preta será uma opção para quem está na Cancela e quer ir para a Aroeira. O motorista poderá deixar de usar a Linha Vermelha, Visconde e Miramar, entrando direto na Aroeira”, detalhou.
Já para os funcionários da Petrobras que atuam no escritório de Santa Mônica, a via será importante para ligar a Cancela Preta até Santa Mônica. Cinqüenta trabalhadores atuam na obra de recuperação da estrada, com a retirada do material para ser feita a base do asfalto, com solo-brita, brita corrida e em seguida, o asfaltamento. A sinalização horizontal e vertical da via será feita após a pavimentação.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!