CIDADE
Rio das Ostras já tem novo Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conferência foi diferente das outras anteriores
Na sexta-feira (27) passada, foi inaugurada na Câmara Municipal de Rio das Ostras, a VI Conferência Municipal de Meio Ambiente. Com uma participação mínima da comunidade, o atraso de uma hora e meia sem a presencia do prefeito, embora, representado pelo seu vice “Broder”, se deu inicio à leitura e aprovação do regimento interno com os temas centrais, “O Controle Social no Licenciamento Ambiental”, “ Zoneamento Urbano-Ambiental” e “ Gestão de Resíduo Sólidos - O que eu faço com o teu lixo”.
Já no sábado (28), na escola municipal Francisco de Assis Medeiros, a conferência se inicio ás 09:00h.,foram ministradas duas palestras, uma com o tema “zoneamento Urbano Ambiental” pela arquiteta, Adiane Conceição Oliveira,(SEMUOB) e “ Gestão de Resíduos Sólidos” pelo próprio Secretario do Meio Ambiente, Max José de Almeida. Após da palestra e debates dos temas, se iniciaram os trabalhos de grupo para discutir o que seria a aplicado no município, depois de deliberado e votado na plenária.
Conferência diferente e pouca participação
Até poucos anos atrás, as conferências em Rio das Ostras, eram planejadas com mais critérios, bem organizadas, com temas abrangentes e tinha uma participação popular cidadã que fazia a diferencia. Ao meio dia foram suspensos os trabalhos para o almoço que não foi fornecido como em outras ocasiões. Foi um detalhe importante, a falta do almoço ou lanche no intervalo para os conferencistas en geral, fez com que muitos deles não voltassem para a continuação dos grupos de trabalho e diminuísse a quantidade de participantes que já eram poucos, não sabemos, se a falta de almoço ou lanche foi uma falha da organização ou por falta de verba.
Grade dos novos conselheiros
Com a elaboração de três grades formadas pelas entidades da sociedade civil organizada (8 vagas), técnico (4 vagas) e poder público (4 vagas). A chapa vencedora com 17 votos, foi integrada pela sociedade, SINPRO, SINDSERV, PÓLEN, RENASCER DA 3º IDADE, AMPECAM, SIDTRARURAIS, CEPRO , MERO e técnicos, REBIO, PURO-UFF, OAB, EMATER, dois representantes por cada instituição titular e suplente, as outras quatros vagas sera indicada pela prefeitura, já as outras chapas obtiveram 09 e 06 votos respectivamente. Antes da formação da grade, foram eleitos os conferencistas do CEPRO e MERO para representar Rio das Ostras na conferencia Estadual e Nacional.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!