Conselheiros do Orçamento Participativo de Rio das Ostras participam de Seminário em Belo Horizonte
A presidente do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo de Rio das Ostras – POP, Sônia Augusto, e a representante do conselho temático de Assistência Social, Mara Almeida, vão participar, nos próximos dias 12 e 13 de novembro, do Seminário Democracia Participativa que será promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte em comemoração ao ano da França no Brasil.
O objetivo do seminário é promover o conhecimento recíproco e intercâmbio dos experimentos em democracia participativa, democratização da informação e do “tributo participativo”, como mecanismos de transparência da gestão pública e de controle social desenvolvidos na França e no Brasil.
O evento também visa discutir e propor estratégias para o aprofundamento de vínculos de integração para promover o aprofundamento desses temas e processos.
De acordo com a presidente do POP, a idéia é mostrar a experiência do trabalho desenvolvido no município de Rio das Ostras. “É importante mostrarmos que a sociedade em Rio das Ostras é organizada e participativa nas ações de governo”, declarou.
Na programação do seminário estão previstas palestras e mesas redondas sobre o tema. Além dos conselheiros riostrenses, estão confirmados representantes dos Governos francês e brasileiro, e prefeitos de várias capitais brasileiras.
Integrantes de programas da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras têm aulas de alimentação saudável
Cerca de 100 integrantes de programas da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras participaram de workshops sobre alimentação saudável e reaproveitamento alimentar ministrados pelo Programa Cozinha Brasil, do Sesi (Serviço Social da Indústria).
As aulas aconteceram no Centro do Idoso e foram fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesi. O programa tem o objetivo de incentivar a introdução de legumes, verduras e frutas na alimentação e prepará-los de forma inteligente e sem desperdício, aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes.
Como boa parte dos participantes eram integrantes do Programa Feliz Idade, voltado para idosos, muitas receitas utilizaram alimentos com alto teor de cálcio e ferro, que previnem osteoporose e anemia, doenças comuns na terceira idade. Uma das receitas realizadas nas aulas foi o suco de couve com maracujá.
“Muito boas as dicas. Vou tentar colocar tudo em prática, pois são coisas simples que não damos atenção no nosso dia-a-dia, mas que ajudam a cuidar do nosso corpo e de nossa saúde”, afirmou Lilian Costa, integrante do Projeto Um Bem Maior.
Escola de Natação no Mar realiza IV Festival de Travessias
A Escola de Natação no Mar da Secretaria de Esporte e Lazer e a Associação MARE (Meio Ambiente, Respeito e Esporte), realizarão no próximo dia 20, a partir das 8h, na Praia da Boca da Barra, o IV Festival de Travessias.
O evento contará com a participação do atleta olímpico e coordenador do núcleo Natação no Mar de Copacabana, Luiz Lima. Serão quatro travessias, 100 m, 300 m, 800 m e 2 km, sendo uma para cada nível de aprendizagem.
Para muitos alunos este é um dia de batizado, por isso, cada um deles é acompanhado durante todo o percurso por um padrinho que o auxilia e o encoraja a vencer o desafio.
Paralelo ao Festival, os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Projeto Maré de Artes, que utiliza material reciclado na confecção de peças de artesanato e pelo Projeto Maré Verde, que ensina e incentiva a utilização do lixo orgânico em hortas caseiras e também a utilização destes vegetais para fins fitoterápicos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!