Peça censurada de Plínio Marcos será apresentada em Rio das Ostras
“Abajur Lilás” vai estar em cartaz no Teatro Popular de quinta-feira a domingo
Uma das peças mais premiadas de Plínio Marcos, “Abajur Lilás”, será apresentada no Teatro Popular de Rio das Ostras desta quinta-feira a domingo, dias 12, 13, 14 e 15, sempre às 20h. A montagem relembra o “poeta maldito” no mês em que completa 10 anos de sua morte.
Proibida pela ditadura militar durante 21 anos, a peça trata da relação de poder entre o dono de um bordel e três prostitutas que ali moram e trabalham. Dentro desse universo de miséria e exploração, Plínio Marcos expõe as entranhas de um poder ilegítimo e opressor em clara alusão à situação política e social da época em que o texto foi escrito.
No elenco estão atores atuantes na cidade, incluindo ex-alunos do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, da Fundação de Cultura da cidade, dirigidos por Vivaldo Franco. Depois da temporada riostrense, o espetáculo segue para outros municípios da Região dos Lagos, Niterói e Rio de Janeiro.
Autor - Ícone do chamado Teatro Maldito, Plínio Marcos foi um dos autores mais premiados e combatidos do cenário teatral brasileiro dos últimos 50 anos. Proibido pela censura da ditadura por mais de 20 anos, perseguido política e artisticamente, nunca abriu mão de suas convicções e de seu estilo dramatúrgico, recheado de tipos marginais, espelho de uma sociedade machista, autoritária e injusta.
Diretor – Vivaldo Franco iniciou sua carreira artística como ator em 1978, no grupo Tafetá de Teatro Popular, no subúrbio carioca. Bacharel em Artes Cênicas pela UniRio, tem pós-graduação em Teoria da Arte (Uerj). Nestes 31 anos de carreira, dirigiu e produziu mais de 20 espetáculos teatrais. Desde 2006 é professor de Interpretação da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras.
Elenco – Participam da peça os atores Alexandre Domingos, Barbara Saboya, Carla Andrea, Carlos Henrique Pimentel, Diego Carvalho, Eliane Soares, Marcelo Evangelista, Néia Oliveira, Norma Maia e Uriara Maciel.
Serviço – O Teatro Popular fica na Avenida Amazonas, s/nº - Centro. Dias 12, 13, 14 e 15 deste mês, às 20h. Ingressos a R$20 e R$10 (estudantes e maiores de 65 anos).
Festival de Dança de Rio das Ostras completa 10 anos com edição comemorativa
Academias premiadas e companhias consagradas foram convidadas para mostra, que acontece entre os dias 19 e 22
Uma edição comemorativa marca os 10 anos do Festival de Dança de Rio das Ostras, que será realizado entre os dias 19 e 22 deste mês. O evento não terá caráter competitivo dessa vez e vai reunir academias de diferentes cidades fluminenses e representante de Minas Gerais, todas vencedoras de edições passadas do festival. Participações especiais dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, e das consagradas companhias Focus, Nós da Dança e Renato Vieira Cia. de Dança fecham cada uma das noites no Teatro Popular. Apresentações na Concha Acústica da Praça São Pedro e aulas com bailarinos convidados no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro completam a programação.
“Para marcar os 10 anos do festival, decidimos não realizar a mostra competitiva e optamos por um evento comemorativo. Outro diferencial será a mesa-redonda, com a participação de pessoas ligadas à dança nacional, na qual discutiremos os rumos das próximas edições do Festival de Rio das Ostras, que já está consagrado no País”, afirma a bailarina e coreógrafa Regina Sauer, coordenadora técnica do evento, uma realização da Fundação de Cultura da cidade.
Programação - O festival deste ano será aberto às 19h da quinta-feira, dia 19, no Teatro Popular de Rio das Ostras, com apresentação do pas-de-deux de Don Quixote por Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, solistas do Municipal do Rio. Em seguida sobem ao palco escolas de dança convidadas. Os dois bailarinos do Municipal também encerram a noite com pas-de-deux do balé Floresta Amazônica.
Na sexta-feira, dia 20, o festival começa no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro com as seguintes aulas: Dança Contemporânea, das 10h às 11h30, com Alex Neorel; História da Dança, das 11h30 às 13h, com Eliana Caminada; Dança Moderna, das 13h às 14h30, com Regina Sauer. A partir das 15h haverá a mesa-redonda que vai debater a trajetória e novas perspectivas do festival de dança.
A programação da sexta-feira continua no Teatro Popular, a partir das 19h, com escolas de dança convidadas e, encerrando a noite, a Focus Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Quase Uma”, com coreografias de Alex Neorel.
Uma batalha de Street Dance Mano a Mano anima a Concha Acústica no sábado, dia 21, das 13h às 17h. As disputas serão nas modalidades Brake Dance e Hip Hop Dance, com mediação do bailarino e coreógrafo Ary Cordeiro. A programação, no entanto, começa mais cedo, com aulas de Street Dance comandadas por Cordeiro, das 10h às 11h30; Dança de Salão com Cleide Souza, das 11h30 às 13h e Percussão Corporal com Adriana Salomão, das 13h às 14h30.
Na noite de sábado, a partir das 19h, o Teatro Popular recebe, além das escolas de dança convidadas, o espetáculo “Bossa Nova” da Companhia Nós da Dança, com coreografias de Regina Sauer.
O último dia do evento também vai contar com aulas no Centro de Formação Artística: Balé Clássico, das 10 às 11h30, com Paulo Rodrigues; Jazz, com Caio Nunes, das 11h30 às 13h; Criação Coreográfica, das 13h às 14h30, com Renato Vieira. No Teatro Popular, a partir das 19h, escolas de dança convidadas sobem ao palco. O espetáculo “Ritornelo”, da Renato Vieira Cia. de Dança, encerra a edição 2009 do festival.
Serviço:
Teatro Popular de Rio das Ostras – Avenida Amazonas s/nº - Centro
Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro – Praça José Pereira Câmara, s/nº - Centro
Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro
Entrada franca. Para participar das aulas de dança é preciso fazer inscrição meia hora antes do início, no Centro de Formação.
Rio das Ostras promove a I Regata da Primavera
No próximo domingo, dia 15, a Praia do Centro vai ganhar um colorido todo especial.
O município vai receber, a partir das 8h, velejadores de todo o Estado do Rio de Janeiro para a I Regata da Primavera de Rio das Ostras.
A competição está prevista para receber barcos das classes Dingue (masculino, feminino e misto), Optmist, Laser e Hobie Cat 14. A realização é da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!