NOTICIAS REGIÃO
Prefeitura participa de simulado da Transpetro
A colisão de um veículo de passeio com uma carreta de GLP da Transportadora Atrevida – que presta serviço para a Petrobras Transportes S.A. (Transpetro) – chamou a atenção dos motoristas que passavam pela RJ-106 (Amaral Peixoto) nesta terça-feira (20), à tarde.
A atuação do BBM-3/9 Cabiúnas, da ambulância do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria de Defesa Civil, da secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran e de uma viatura de resgate com dois mil litros de água, não passou de um simulado visando preparar estas equipes para possíveis acidentes.
O simulado começou por volta das 14h, quando a carreta que acabara de abastecer de GLP (Gás liquefeito de petróleo), no Terminal de Cabiúnas, cruzou a RJ-106, colidindo com um carro de passeio. Imediatamente, a equipe de bombeiros do BBM-3/9 Cabiúnas entrou em ação com uma equipe de oito agentes.
- Estamos simulando uma colisão seguida por escapamento de gás. Esse simulado feito pela equipe da Petrobras, Defesa Civil, Mactran, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar visa preparar essas equipes para um suposto vazamento, dentro da realidade que pode vir a acontecer. Fazemos o resfriamento da área, controlando fogo se houver. O veículo é retirado do local, tendo em vista o risco de explosão e isolamos a área -, explicou o capitão do BBM-3/9 Cabiúnas, Leonardo Peleteiro.
Em seguida ao acidente, a Defesa Civil Municipal também é acionada, assim como o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a Mactran e o Batalhão de Polícia Rodoviária-RJ, localizado na divisa do município com Rio das Ostras. A equipe do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da Transpetro também participou do simulado. O motorista do veículo que colidiu com a carreta foi levado de ambulância para o HPM.
- Nossa equipe participa do simulado, verificando o vazamento e fazendo a medição do nível de explosividade, isolando a área. Se possível, fazemos também a transferência de gás para outra carreta -, lembrou o supervisor de SMS da Transpetro, Antônio Luiz Garbelini.
O coordenador de Planejamento de Defesa Municipal, Marcus Schuler, participou da simulação com uma equipe de 10 agentes. “Num caso de acidente com produtos perigosos é dar a primeira resposta até que o socorro chegue e comunicar aos órgãos competentes (como saúde, meio ambiente, comunicação social, entre outros) sobre o acidente. Outra medida é realizar ações para que a contaminação não se propague. A Comissão de Ações Emergenciais, instalada pela prefeitura, participou da organização do simulado em conjunto com a Transpetro”, informou.
A comunicação do acidente também é repassada para o 190 da Polícia Militar e, consequentemente, para o BPRV, localizado no posto do quilômetro 164 da RJ-106. “Isolamos a área. Se o Corpo de Bombeiros não tiver chegado, damos assistência à vítima e acionamos a perícia em caso de haver feridos. Avisamos a Defesa Civil, Guarda Municipal e, se houver perigo para o meio ambiente, também a respectiva secretaria”, explicou o cabo da PM, Pacheco.
Macaé inaugura Lan House para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, inaugurou, na tarde de terça-feira (20), uma lan House pública para pessoas com deficiência.
O espaço, localizado na subsecretaria, é o primeiro trabalho realizado através da parceria e tem como objetivo principal a inclusão social e digital das pessoas com deficiência.
Durante a inauguração, que contou com a presença do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Barreto, do coordenador do Projeto Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, e de integrantes das duas secretarias, o subsecretário de Acessibilidade, Hildemar Miranda de Barbosa, sugeriu que a parceria através de ações que permitam a inclusão das pessoas com deficiência. “Iremos visitar algumas das Lan Houses públicas já existentes em outros bairros para podermos sugerir medidas que possibilitem o acesso dos portadores de deficiência”.
Hildemar agradeceu ao secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, não só pela inauguração da Lan House, mas por todo o trabalho que vem desenvolvendo à frente da secretaria. “O Guto tem realizado um trabalho belíssimo de inclusão digital e este segmento da população não poderia ficar de fora. É importante lembrar que a Lan House é um importante instrumento de aproximação da pessoa com deficiência para, entre outros, acabar com o preconceito”.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Barreto, lembrou que esta é a 23ª Lan House pública instalada em Macaé e que o objetivo é proporcionar ao cidadão o acesso ao mundo digital. “Trabalhamos para que todos tenham acesso e sejam incluídos digitalmente, nesse sentido, a ajuda da subsecretaria será muito importante para que façamos adaptações nas Lan Houses, possibilitando o acesso de mais pessoas”.
Na Lan House inaugurada na Subsecretaria de Acessabilidade foram realizadas diversas adaptações para possibilitar o acesso de pessoas com diferentes tipos de deficiência. “Temos instados nesses computadores um programa de leitura, para que as pessoas com deficiência visual possam utilizar o computador. Nesse sentido, também estão sendo instalados teclados com braille e todos os computadores têm fones de ouvido. A subsecretaria está disponibilizando um intérprete de Libras (linguagem brasileira de sinais)”, disse José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as lan houses públcias fazem parte.
- Além disso, temos uma equipe preparada e à disposição para auxiliar o monitor da Lan house e os usuários em eventuais dificuldades. – completou Hildemar.
Lan houses fazem inscrição do Educação na Lan
O coordenador José Vicente lembrou ainda que, a partir da inauguração da Lan House, os usuários já podem se inscrever na gincana Educação na Lan. Para participar é preciso se inscrever em uma das Lan Houses públicas do município e entregar um trabalho com o tema “Macaé antes da descoberta do Petróleo”. O primeiro lugar irá ganhar um computador. Além disso, também serão oferecidas bolsas de estudo no curso de inglês PBF e uma bicicleta para os primeiros lugares. O objetivo do projeto é difundir a cultura e a educação nas comunidades da cidade de Macaé, fazendo com que o usuário das lan houses públicas desenvolva sua criatividade, não sendo esta apenas para o acesso gratuito à internet.
Prefeitura está com inscrições abertas para curso de Montagem e Manutenção de Computadores
Os interessados em adquirir formação em Montagem e Manutenção de Computadores têm mais uma oportunidade de fazer o curso gratuitamente.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Macaé, está com inscrições abertas para 120 vagas na qualificação. A novidade esse semestre é que os interessados poderão fazer as inscrições na Lan House Pública mais próxima.
De acordo com o coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses e o curso fazem parte, comentou que a idéia é democratizar o acesso ao curso. “Entendemos que algumas pessoas têm dificuldade de se locomover até a Lan House do Telecentro para fazer as inscrições, então resolvemos possibilitar que a pessoa se inscreva em qualquer uma das Lan Houses Públicas do município”.
Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 16 anos e se dirigir a uma das lan houses públicas do município, portando Identidade, CPF, Título de Eleitor, além de informações como endereço, e-mail, telefone e um quilo de alimento não perecível. Serão aceitas inscrições até o dia cinco de fevereiro.
No dia 10 de fevereiro, será realizada uma prova de seleção onde os inscritos serão testados nos conhecimentos básicos de informática.
As aulas serão realizadas a partir de fevereiro, na Fábrica da Cidadania, localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634. Durante as aulas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às lan houses públicas e escolas municipais. Além disso, o curso possui em sua programação quatro palestras que têm como objetivo a formação humana do estudante.
Os monitores das lan houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. “Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, diz José Vicente.
Protection Offshore já tem data marcada
Prefeitura confirma data da feira de segurança, meio ambiente e saúde. Evento acontece entre os dias oito e 10 de junho de 2010.
Foi confirmada nesta terça-feira (20) a quarta edição da Feira Protection Offshore - Fórum Internacional de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social da Indústria de Petróleo e Gás - no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). A secretaria de Governo informou que o evento acontece do dia oito a 10 de junho de 2010.
O secretário de Governo, André Braga, lembra que a organização do evento é da Reed Exhibitions, mesma empresa que realizou a Brasil Offshore este ano na cidade, onde estiveram reunidos 138 expositores de 34 países. “A última edição da Protection reuniu 80 expositores e 130 marcas com a geração de milhões de reais em negócios, que fortalece a cadeia produtiva do petróleo. Esta edição com certeza também será um sucesso”, disse. André ressalta que paralelo ao evento, acontece a rodada de negócios e a Conferência, organizada Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, esta é mais uma oportunidade para a prospecção de novos negócios na cidade. “Nossa expectativa é que o evento alcance um sucesso ainda maior que o das edições anteriores. A Protection confirma a vocação da cidade para abrigar eventos de grande porte como este e consequentemente movimentar a economia’’, frisou.
O subsecretário de Governo, Fernando Amorim, lembrou ainda que o município vem atraindo cada vez mais eventos de interesse internacional e nacional. Só este ano, o Centro de Convenções foi palco da Brasil Offshore e do Campeonato Mundial de Kart Indoor, além de diversos seminários e conferências.
"A cidade vai continuar se modernizando para atender cada vez melhor os participantes destes eventos, através da integração e participação das diversas secretarias municipais e do cidadão macaense por meio da abertura de empregos. Na Brasil Offshore deste ano, mais de duas mil pessoas foram selecionadas para trabalhar", observou.
Novos policiais civis são apresentados aos delegados titulares
Delegacias ganham reforço para os trabalhos
As delegacias de quatro cidades da Região dos Lagos ganharam reforço, novos policiais civis vão ajudar nos trabalhos. Os 11 policiais foram apresentados aos delegados titulares da região nessa terça-feira. Eles se formaram há menos de um mês e já começaram a trabalhar. Por enquanto, estão conhecendo as funções das delegacias.
Em algumas delegacias as condições são precárias, na de Cabo Frio, as ocorrências ainda são registradas com uma máquina de escrever. O ambiente não seria o mesmo se a cidade já tivesse uma Delegacia Legal, como a de São Pedro da Aldeia, por exemplo. “A gente acredita que já no próximo ano nós estaremos contemplando os municípios de Araruama e Cabo Frio com as Delegacias Legais.”, informou ainda Celso Couto.
Operação contra homicídio em Unamar
Uma operação contra homicídio em Unamar, segundo distrito de Cabo Frio, prendeu hoje pela manhã Ronald Tavares dos Santos, conhecido como Rone de Unamar.
Ele teve envolvimento com homicídios na região e estava ligado a grupos de extermínio. COm ele foram encontrados vários chips de celular e fitas de filmadora que serão analisadas. Essa operação está sendo realizada em conjunto entre a delegacia de Cabo Frio e a delegacia Regional. Neste momento o delegado de Cabo Frio, Daniel Bandeira, está em Unamar para cumprir outros quatro mandados de busca e apreensão.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!