| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
Secretaria de Saúde e comunidade trabalham juntas contra a dengue em Rio das Ostras
Com a proximidade do Verão, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras intensifica o trabalho junto à comunidade para manter os baixos índices de Dengue no município, registrados nos últimos anos.
A Secretaria de Saúde, que por meio do Departamento de Saúde Coletiva, mantém um programa contínuo de Combate à Dengue na cidade, com visitas periódicas aos imóveis, chama a atenção da comunidade para os cuidados que todos precisam ter, principalmente neste período do ano.
“Agora mais do que nunca precisamos da colaboração da população. Daqui a um mês começamos a receber os turistas e precisamos estar preparados”, explicou o chefe da Divisão de Programas de Controle de Endemias, Amarildo Rios.
Até o mês de setembro, Rio das Ostras teve 10 casos de Dengue notificados, mas apenas três foram confirmados. Com estes números, o município está entre as cidades do Estado com os menores índices. Isto se deve ao trabalho contínuo durante todo o ano, com visitas domiciliares, utilização do carro fumacê, o trabalho de recolhimento de pneus e colocação de telas nos possíveis criadouros, as visitas aos pontos estratégicos como ferro-velho, cemitérios e borracharias, além do uso do Aerosystem – um tratamento intensivo para locais de grande infestação de mosquitos.
É HORA DE PARTICIPAR - O trabalho de visitação aos imóveis, identificando possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), orientando e conscientizando os moradores sobre a prevenção da Dengue e o tratamento dos criadouros, com a aplicação do produto biológico que elimina as larvas do mosquito, é o grande motivo para que Rio das Ostras não tenha casos da doença. Mas a participação da população é fundamental para que a cidade continue com estes índices.
A população deve receber os agentes de saúde, ouvir e seguir suas recomendações tanto para eliminação dos possíveis criadouros – como pneus, garrafas, pratos de plantas etc. – quanto para o uso do produto biológico de eliminação das larvas.
Os moradores e turistas podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti com cuidados como:
- Verificar semanalmente a existência de novos criadouros do mosquito e eliminá-los, quando for o caso;
- Tratar semanalmente e manter protegidos reservatórios que não podem ser eliminados, como as caixas d´água, por exemplo;
- Retirar os pratos dos vasos de plantas;
- Manter as os vasos sanitários e os ralos em desuso devidamente tampados;
- Limpar as calhas dos telhados para evitar o acúmulo de água da chuva;
- Fazer limpeza nos terrenos e quintais, retirando todo tipo de material que possa virar reservatório de água como pneus, garrafas e etc;
- Lavar com sabão em água corrente os vasilhames de água dos animais, pelo menos uma vez por semana;
- Evitar acumular entulhos e lixo;
- Manter o frasco do produto biológico bem tampado e armazenado, devolvendo aos agentes os frascos vazios.
É importante destacar que o produto biológico pode ser aplicado sem risco à saúde de pessoas ou animais.
Mais informações pelo telefone (22)2764-6295 - Departamento de Saúde Coletiva.
Rio das Ostras sedia Encontro de Poetas
O evento acontece de 31 de outubro a 2 de novembro no Granada Park Hotel
Poetas de várias cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio e Campos estarão reunidos em Rio das Ostras, de 31 de outubro a 2 de novembro, no Encontro de Poetas.
O evento acontecerá no Granada Park Hotel, em Costazul, e terá início às 18h do dia 31 com o lançamento do livro “Faces de M&!!o”, da poetisa Elaine Mello. Durante o evento acontecerão apresentações de música, dança e sarau. Na programação estão as apresentações musicais de Marc e Laura e da Banda Nikson Motta, além das coreografias orientais de Anna Dalal. O sarau contará com a participação de alunos da rede municipal de educação e do Cônsul dos Poetas Del Mundo, Afonso Estebanez.
A programação do Encontro continuará até dia 2 de novembro com alvoradas e saraus, que acontecerão nos principais pontos turísticos de Rio das Ostras.
Quem quiser participar é só chegar. O Granada Park Hotel fica na rua Granada, 54 – Costazul. Mais informações pelos telefones (22)2760-2066 e 9251-8492 – Elaine Mello.

Concha Musical apresenta neste sábado grandes talentos instrumentais

Zeca do Trombone, Silvério Pontes e Carlinhos 7 Cordas são algumas das atrações

O Projeto Concha Musical, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresenta neste sábado, dia 24, a partir da 14 horas, na Praça São Pedro, no Centro, um grupo de músicos e instrumentistas de talento, entre esses Silvério Pontes e Zeca do Trombone.

Abrindo o projeto entra em cena Carlo Filipe com um repertório que inclui composições próprias de seu novo CD “Caldo” e outras. Às 16 horas chega Zeca do Trombone, considerado pela crítica nacional e internacional como um dos mais completos músicos em atividade, sempre participando de movimentos marcantes da música, com o seu som bem peculiar.

O músico tem como característica tocar o seu trombone de válvula com uma das mãos, o que evidencia a sua habilidade, deixando o espectador absolutamente envolvido com a performance. Aconselhado pela saudosa amiga Elis Regina, Zeca do Trombone usa sua voz rouca e gutural como complemento em suas apresentações com muito suingue, ritmo e simpatia.

Seguindo a lista de grandes nomes, surge Silvério Pontes e o grupo Dois por Quatro. Silvério é compositor e instrumentista e mantém uma dupla com o trombonista Zé da Velha desde 1991, quando começaram a fazer shows juntos. Além da parceria com Zé da Velha, já tocou com Luiz Melodia, Tim Maia, Ed Motta, Cidade Negra e Elza Soares.

Silvério já fez apresentações com guitarrista e cantor americano Mark Lambert e foi um dos convidados de Nicolas Krassik - violonista francês radicado no Rio de Janeiro - para participar do Projeto Choro na Lapa.

Carlinhos 7 Cordas é o próximo dessa lista de nomes de peso. Músico de formação popular, estudou no conservatório Villa-Lobos e começou a tocar com o compositor Nei Lopes, integrando as bandas de Marquinhos Satã e da cantora Beth Carvalho, que acompanhou em shows no Brasil e no Exterior. Carlinhos lançou recentemente, em parceria com o pianista Guilherme Vergueiro, CD instrumental em Los Angeles e Londres. Carlinhos toca no sábado com Marco Pólo (cavaquinho), músico e professor do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

Rubens Saliba e Helder Jakaré, que também se apresentam na Concha Acústica, dispensam apresentação, já que no currículo dos dois percussionistas consta uma vasta lista de artistas como Maria Rita.

Serviço: Projeto Concha Musical-Concha Acústica da Praça São Pedro- Centro Rio das Ostras-Entrada Franca

V Festival Nacional de Teatro reúne quatro espetáculos na segunda semana
Uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, o V Festival Nacional de Teatro da cidade chega à segunda semana com a apresentação de mais quatro dos oito espetáculos selecionados.
Na sexta-feira, dia 23, às 15 horas, será encenado o espetáculo infantil “O Casaco Encantado” do Grupo Ser em Cena, de Rio das Ostras. No sábado, dia 24, às 20 horas, é a vez de “O Abajur Lilás”, peça com o grupo Corpus In Scena Produções, do Rio de Janeiro, texto de Plínio Marcos e direção de Vivaldo Franco.
No domingo, dia 25, às 17h, o público infantil tem outra opção de diversão com o espetáculo “Margarida e o Espantalho” com a Cia. Teatral da Antiga Capital Federal, de Rio das Ostras.
Este ano as oito produções selecionadas receberam ajuda de custo de montagem e a premiação final das categorias será feita através de troféus, como Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia, todos nas categorias Espetáculo Adulto e Infantil, e Melhor Texto Inédito.
Todas as peças do V Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras acontecem no Teatro Popular da cidade, com exceção do espetáculo “A Farsa da Mulher Trancada” do Grupo Cria, de Rio das Ostras, já que é um espetáculo de rua e será apresentado na Praça José Pereira Câmara, no Centro,dia 30, às 19 horas.
Serviço: Teatro Popular de Rio das Ostras Avenida Amazonas, s/nº – CentroTel.: (22) 2760-3119 -Ingressos para o Festival: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e maiores de 65 anos).
Equilíbrio marca a reta final da Série C
A disputa pelo título da Série C está pegando fogo. Após três rodadas na terceira fase, o Rio das Ostras Futebol Clube é o segundo colocado do Grupo VI, ao lado do Sampaio Corrêa, com quatro pontos.
O Alvinegro da Região dos Lagos leva a melhor no quesito número de gols marcados. O Leme segue na primeira colocação com cinco pontos, enquanto o União Central ocupa a lanterna com dois.
No Grupo V, a disputa também está quente. O Fênix lidera a chave com seis pontos, dois a mais do que os vice-líderes Castelo Branco e Santa Cruz. Já o Paraíba do Sul está na última colocação do grupo, com três pontos, apenas um a menos do que os segundo colocados.
Apenas duas equipes de cada Grupo se classificam para as semifinais, com o 1º colocado enfrentando o 2º. As semifinais estão marcadas, inicialmente, para os dias 7 e 14 de novembro, enquanto as finais para os dias 21 e 28 de novembro, mas as datas serão confirmadas pela Federação.
Jogos 3ª Fase
Grupo V
Fênix X Castelo Branco – 25 de outubro
Paraíba do Sul X Santa Cruz – 25 de outubro
Castelo Branco X Paraíba do Sul – 29 de outubro
Santa Cruz X Fênix – 29 de outubro
Santa Cruz X Castelo Branco – 1º de novembro
Fênix X Paraíba do Sul – 1º de novembro
Grupo VI
Sampaio Corrêa X Leme – 25 de outubro
União Central X Rio das Ostras – 25 de outubro
Leme X União Central – 29 de outubro
Rio das Ostras X Sampaio Corrêa – 29 de outubro
Rio das Ostras X Leme – 1º de novembro
Sampaio Corrêa X União Central – 1º de novembro

ROFC sofre dois gols pela 1ª vez no campeonato

Apontado como o ponto forte da equipe pelo técnico Toninho dos Santos, o setor defensivo levou dois gols em uma mesma partida, no caso, contra o Leme, pela primeira vez na competição.

Também foi a primeira vez que a equipe levou gols em dois jogos seguidos, já que na partida anterior, o Alvinegro foi derrotado por 1 a 0 pelo Sampaio Corrêa. Na 3ª fase, o Rio das Ostras já sofreu três gols em três jogos. A média de um gol por partida é considerada alta para a equipe que tinha levado, até então, apenas quatro gols em 12 jogos. O goleiro Dida, um dos destaques da equipe, havia sofrido apenas um nas fases anteriores – os reservas Diogo e Guilherme levaram os outros três (veja quadro comparativo. Dida, que chegou a ficar sete partidas sem ser vazado, mostrou preocupação com a queda de rendimento do time.

“O nível está mais alto, as equipes estão mais bem preparadas, mas perdemos um pouco da concentração nessa 3ª fase. Contra o Sampaio Corrêa demos um vacilo e levamos um gol. Contra o Leme sofremos um apagão e levamos dois. Poderíamos até ter levado mais se não acordássemos”, analisa o goleiro.

Para Dida, o Rio das Ostras tem a obrigação de aprender com os erros. “Serviu para alertar a equipe. Colocar os nossos pés no chão. Não ganhamos nada, portanto, temos que continuar trabalhando”, afirma.

Caratecas da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras se classificam para o Brasileiro

Atletas do projeto Karate do Futuro, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras, se classificaram para o Campeonato Brasileiro da modalidade que acontece do dia 12 ao dia 15 de novembro na Paraíba. Os caratecas disputaram no último dia 20 de setembro uma etapa do Estadual no Rio, onde conquistaram oito medalhas. Luiz Alberto da Cruz, Leonardo Lontra, Jéssica Barbosa, Francisco Chagas e Janaína Barbosa estão treinando para fazerem bonito no Nordeste.

Casa da Mulher de Rio das Ostras ganha carro do Governo do Estado pelo bom trabalho realizado

Chave do veículo foi recebida pelo prefeito Carlos Augusto pelas mãos da primeira dama do estado, Adriana Cabral

Em reconhecimento ao trabalho realizado pela Casa da Mulher, a Prefeitura de Rio das Ostras ganhou do Governo do Estado um carro que ficará à disposição da unidade. A cerimônia de entrega do veículo aconteceu na última segunda-feira, dia 19, no Rio, com a presença do prefeito Carlos Augusto, da Secretária municipal de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da primeira-dama do Estado e presidente de honra do Riosolidário, Adriana Ancelmo Cabral, e da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva.

Apenas oito unidades de atendimento à mulheres em situação de violência no Estado receberam as viaturas. Além de Rio das Ostras foram contemplados o CIAM Baixada, a Casa Abrigo Lar da Mulher, no Rio, e os centros de Cabo Frio, Itaboraí, Itaperuna, Niterói e Paracambi.

Para o prefeito Carlos Augusto, a doação do governo estadual é um reconhecimento a seriedade e eficiência do trabalho realizado na Casa da Mulher “Criamos a casa com o objetivo de levar bem-estar e segurança às mulheres riostrenses, mostrando a elas os seus direitos e resgatando a dignidade e cidadania. É um trabalho árduo e cheio de preconceitos, mas temos conseguido vencer essa barreira”, afirmou.

De acordo com Márcia Almeida, o veículo será muito útil no atendimento domiciliar às mulheres vítimas de agressão. “Quando a Casa da Mulher recebe uma denúncia uma assistente social vai ao local verificar a situação. Ver como está a vítima e se há crianças envolvidas. O carro será útil também no transporte que sempre fazemos das mulheres à delegacia”, explicou a secretária.

Casa da Mulher- Inaugurada no dia 30 de novembro de 2007, a Casa da Mulher – Centro de Referência em Atendimento à Mulher da Secretaria de Bem-Estar Social oferece gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos, além de palestras e cursos de geração de renda às cidadãs do município.

Desde o início do funcionamento da casa até setembro deste ano, foram realizados mais de 1.180 atendimentos nas áreas jurídica, psicológica e social. A unidade recebe denúncias anônimas sobre casos de violência doméstica contra mulheres. Quem quiser denunciar, pode ligar para (22) 2771-3125. A Casa da Mulher funciona na Rua Jandira Moraes Pimentel, 44, no Centro.

II Campeonato Regional de Desporto de Rio das Ostras chega ao final

Rio das Ostras fica com o título na categoria Vôlei Masculino Adulto

Depois de dois meses de atividades, chega ao final o II Campeonato Regional de Desporto que teve como objetivo desenvolver a prática esportiva e o intercâmbio entre atletas da região. Todos os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour com as equipes de Rio das Ostras, Quissamã, Cabo Frio, Macaé e Araruama disputando jogos de vôlei, basquete e handebol, nas categorias masculino e feminino, adulto e juvenil.

Rio das Ostras ficou com o título no voleibol adulto masculino com o time do Rio das Ostras Futebol Clube. Em segundo ficou Cabo Frio e em terceiro a Liga Riostrense de Vôlei. No feminino adulto, Quissamã foi a grande campeã, deixando Cabo Frio com a segunda colocação e Rio das Ostras com a terceira. Entre os juvenis, Quissamã também ficou em primeiro no feminino, a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras em segundo e Cabo Frio em terceiro. Já no masculino, Quissamã, a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras e a Liga Riostrense de Vôlei ficaram em primeiro, segundo e terceiro, respectivamente.

O título do handebol juvenil feminino ficou com Macaé. Cabo Frio e Rio das Ostras completaram o pódio. Na categoria adulto, houve uma troca entre os dois primeiros lugares. Cabo Frio em primeiro e Macaé em segundo. Rio das Ostras também conseguiu a terceira colocação. Entre os homens, o resultado se repetiu nas categorias Juvenil e Adulto. Macaé em primeiro, Araruama em segundo e Rio das Ostras em terceiro.

No basquete, a disputa foi apenas entre os homens. Na categoria juvenil o primeiro lugar ficou com Quissamã. O time da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras ficou em segundo e Frade/Macaé, em terceiro. Na categoria Adulto, Frade/Macaé foi o campeão, enquanto Quissamã ficou com o vice campeonato. Em terceiro ficou o time Basqueteiros Macaé.

Rio das Ostras participa de debate sobre royalties em evento da Petrobras
Investimentos feitos nos últimos quatro anos foram apresentados pela secretária de Planejamento
A secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, fez uma apresentação sobre a aplicação dos royalties no município de Rio das Ostras no Encontro Rede Comunidade promovido pela Unidade Bacia de Campos da Petrobras no último sábado, dia 17, no Hotel Vilarejo. Na mesa denominada “Diálogos sobre Royalties”, a secretária mostrou os investimentos feitos pela Prefeitura com os recursos repassados pela Petrobras nos últimos quatro anos.
Na apresentação Rosemarie falou dos investimentos de mais de 1 bilhão de reais feitos em infraestrutura (esgoto, drenagem, rede de água e pavimentação), da Parceria Público Privada pioneira no Estado realizada em Rio das Ostras e das novas escolas construídas devido ao aumento do crescimento populacional. A secretária também mostrou os índices no município em educação básica e crescimento populacional e os números relacionados à saúde e à geração de renda.
Outro ponto citado foi a participação popular. “Rio das Ostras é o único município do país que tem participação popular no orçamento por intermédio do conselho e ainda do grupo formado por jovens”, disse a secretária. Representantes do OP e OP Jovem estiveram no evento.
O professor da Universidade Cândido Mendes, Rafael Aviz, também participou da discussão e falou sobre os critérios utilizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o repasse dos royalties e participações especiais.
O evento é um Projeto da Comunicação Social Regional da Bacia de Campos voltado para a comunidade da região. Outra mesa tratou do assunto Pesca Responsável e à tarde os participantes foram informados sobre Segurança e Meio Ambiente; Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA), Educação Ambiental; Responsabilidade Social e Bazar Social Itinerante, entre outros. O coral da Petrobras Programa de Criança de Campos se apresentou na abertura, que aconteceu às 10h.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!