NOTICIAS REGIÃO
Governo Municipal entrega lotes em Casimiro de Abreu
A noite de quarta-feira, dia 21, foi marcada por emoção para muitos moradores de Casimiro de Abreu.
O motivo é que 122 famílias, pelo menos, já conseguem enxergar seu principal sonho: construir a casa própria. Isto porque o Governo Municipal fez a entrega da documentação regularizada, dos alvarás e dos projetos de construção no loteamento Perimetral Leste, doados no ano passado sem qualquer um desses documentos. O prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado, o vice-prefeito, Heleno Ribeiro e todo o secretariado casimirense marcaram presença. Foram doados 122 lotes e outros 43 ainda serão entregues depois de os beneficiários entregarem na Secretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo, a documentação pendente. As famílias receberam títulos de propriedade e legalização ambiental para construir nessas áreas.
O prefeito Antonio Marcos, na abertura da solenidade, salientou os esforços conjuntos das secretarias de Habitação, Meio Ambiente e Fazenda e que, pela primeira vez no município, uma doação está sendo concretizada com critérios realmente sociais, sem protecionismo e com toda a documentação devidamente regularizada. “Eu vejo como uma comprovação da seriedade do governo que estamos implantando, porque esses lotes vão ser repassados para quem realmente precisa e os beneficiados não terão apenas um papelzinho como documento”, completou Antônio Marcos.
O secretário de Habitação, Carlos Alberto de Oliveira, acenou ainda que a prefeitura foi além: buscou e trouxe a possibilidade, para quem for proprietário de um terreno devidamente documentado, de solicitar financiamento direto à Caixa Econômica Federal, preenchendo toda a documentação preliminar aqui mesmo, deslocando-se para outros municípios somente na hora da assinatura do contrato. ”É um orgulho fazer parte de um governo que cumpre o que promete” afirmou Carlos Alberto.
“A expectativa é muito grande, agora vamos sair do aluguel e finalmente ter a nossa casinha”. Com essas palavras emocionadas, o Pastor Carlos Silva e sua esposa Luzineide, certamente resumiram o sentimento de satisfação de todos.
Fórum apícola acontecerá nos dias 13,14 e 15 de novembro
O objetivo é de buscar o fortalecimento da Apicultura na região.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, em parceria com a Federação das Associações de Apicultores do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizará nos próximos dias 13,14 e 15 de novembro o V Fórum de Desenvolvimento da Apicultura e Meliponicultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Sitio Sossego, em Boa Esperança.
Os organizadores estimam que cerca de 250 pessoas, entre apicultores, pesquisadores, extensionistas rurais, comerciantes e acadêmicos, participem do evento. De acordo com o presidente da Fundação, Alexandre Magno, a intenção é incentivar o desenvolvimento da atividade no Estado. “O mercado apícola está em franca ascensão, mas a atividade ainda é pouco desenvolvida no Estado. O principal desafio deste Fórum é implementar programas de desenvolvimento da apicultura, possibilitando assim o crescimento do setor”, explicou Alexandre.
Durante o Fórum serão apresentadas aos participantes as novas propostas da Câmara Setorial da Apicultura, a importância da normatização da Cadeia Apícola, o diagnóstico dos déficits da apicultura no estado, entre outros assuntos. Palestras, mesas redondas, oficinas, mini-cursos e aplicação prática também farão parte da programação.
Microcrédito será disponibilizado para população a partir do dia quatro
Os pequenos empreendedores terão agora mais uma linha de crédito com condições e prazos diferenciados de pagamento para incrementar o próprio negócio.
No dia quatro de novembro, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, assinará o convênio com o Unibanco para a implantação do Micro Investe – linha de crédito de até R$ 9,7 mil, direcionado às pessoas físicas e jurídicas. O Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) da secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-RJ são parceiras no projeto.Nesta quinta-feira (22), os agentes de crédito das três unidades das Agências do Macaé Facilita (Córrego do Ouro, Barra de Macaé e Sana) iniciaram treinamento de qualificação para a implantação da linha de microcrédito.
- Com a implantação dessa linha de crédito para os pequenos empreendedores de Macaé, o prefeito Riverton Mussi concretiza um sonho no sentido de fomentar a geração de trabalho e renda para os munícipes, fomentando a economia no município -, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos.
Por meio do Micro Investe, profissionais como motoristas de táxi, pequenos produtores rurais, costureiras, artesãs, entre outros poderão investir e fomentar seu empreendimento. “O acesso a essa linha crédito será facilitado para essas pessoas que poderão trabalhar melhor, com mais dignidade e cidadania. Essa é mais uma política pública de fomento a economia e a melhoria da qualidade de vida do cidadão macaense. Vamos poder agilizar o atendimento dessas pessoas e atender essa grande demanda”, observou o presidente do Fumdec, Francisco Navega.
O presidente do Sebrae-RJ, César Vasquez, estará no dia quatro em Macaé para a assinatura do convênio, que contará também com a presença do gerente do Sebrae, em Macaé, Gilberto Soares.
Prefeitura atua na manutenção da Linha Vermelha
Prosseguindo as ações de manutenção em toda a cidade, a Secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp) está trabalhando na manutenção de diversas vias da cidade.
Desde a semana passada, equipes estão fazendo a caiação da mureta de proteção da ciclovia Linha Vermelha (Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia).
- Estamos sempre fazendo a manutenção na cidade, com caiação de meios-fios e muretas, além de ações de limpeza direcionadas, disse o secretário de Serviços Públicos, George Jardim.
Esta semana, as equipes da Semusp também estão atuando na retirada de entulho de terrenos nos bairros Cajueiros e Imbetiba, e fazendo roçada de terrenos no bairro da Glória. No outro extremo da cidade, a Semusp está fazendo melhorias na estrada e nas ruas do loteamento Morro Grande, com uma patrol.
Macaé na luta contra a Aids
A prefeitura de Macaé começa a se mobilizar para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado na primeira semana de dezembro.
O tema deste ano será “Fique Sabendo”, que já está pelo sendo trabalhado pelo programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde. O objetivo é sensibilizar, informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e incentivar a população para realização do teste anti-HIV. Durante a campanha, o Centro de Aconselhamento de Testagem (CTA) vai oferecer os testes anti-HIV, Hepatite B, VDRL (Sífilis) e o teste rápido para Hepatite C, no Centro de Saúde Jorge Caldas e na região serrana.
- Nosso trabalho é em cima da prevenção. A cidade oferece oportunidades de trabalho com freqüência. Pessoas de outros estados e países se instalam no município e podem ajudar a disseminar doenças, disse o diretor técnico, Edilbert Pelegrini.
Ele lembra que a população da faixa etária dos 40 anos tem se multiplicado a cada ano – a maioria é homem. ‘É de extrema importância sempre promover trabalhos de alerta às doenças sexualmente transmissíveis. Muitas pessoas se arriscam nos relacionamentos por falta de informação ou porque não aderem o uso do preservativo”, ressaltou, lembrando que o CTA facilita o acesso da informação com a comunidade.
Edilbert ressalta ainda que o pior é que, em muitos casos, os homens sabem que são portadores do vírus e escondem de suas parceiras ou esposas. “Isso sem falar nas questões culturais em uma sociedade machista, em que muitos homens pensam que são donos de suas mulheres e podem fazer o que bem entenderem dentro e fora de casa”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids, Vera Andrade, para muitos, pode parecer desnecessário este excesso de campanhas, mas é inevitável. As pessoas ainda não se conscientizaram o bastante de que é importantíssimo usar a camisinha. No Dia Mundial Contra a Aids a nossa equipe vai percorrer todos os pontos do município, visando orientar as pessoas sobre as doenças por meio de folder educativos e distribuição de preservativos”, comentou a coordenadora.
Nesta sexta-feira (23), o CTA realizou teste gratuito de anti-HIV, sífilis e hepatite B e C, no Centro de Saúde Jorge Caldas. Equipe composta por 15 profissionais, que percorre o município, levando o serviço, atendeu cerca de 100 pessoas durante todo o dia. De janeiro a outubro deste ano, a equipe técnica do programa assistiu 1.500 pessoas. O teste conta com apoio e orientação antes e depois do resultado. Após o aconselhamento, a pessoa é encaminhada para fazer o exame no laboratório.
De acordo com os dados do Programa DST/Aids, em 2007, foram registrados 99 casos confirmados pelo vírus HIV, diferença mínima em relação ao ano passado, que registrou 101 casos. De janeiro até o mês de outubro, já foram confirmados 83 casos. Atualmente, 473 pessoas estão contaminadas pela Aids e 222 pessoas recebem tratamento oferecido pelo programa em Macaé.
Para realizar o teste não é necessário estar em jejum - basta fazer uma refeição leve e não esquecer do RG. O resultado é confidencial e apenas com o documento é possível pegar o mesmo, que não é entregue a terceiros.
Além do CTA Itinerante, a população pode fazer o teste anti-HIV na sede do Programa DST/Aids que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Velho Campos, 354 no Centro. Todo tratamento é gratuito.
Começa a temporada de cruzeiros pela costa brasileira
Primeiro transatlântico chega a Búzios e visitantes movimentam comércio da cidade
O número estimado de tripulantes já demonstra o quanto esse tipo de atração é lucrativa para os municípios. São 2069 passageiros, só neste que chegou pela manhã de ontem (25). Segundo a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas, a Abremar,o país vai ter a maior temporada de cruzeiros da história. “Esse ano nós vamos ter mais de 400 mil pessoas desembarcando em Búzios e 184 escalas, então eu acho que isso vai criar um desenvolvimento muito grande na cidade, além de mostrar a cidade para as pessoas que vem por um dia e que podem voltar no futuro”, informou o secretário de turismo de Búzios, Isac Tilinger.
E essas pessoas estão em busca de agito e querem fazer compras, lucro garantido para os comerciantes. Os lojista garantem que já estão preparados para o trabalho pesado e a expectativa é das melhores. Atrações na cidade não faltam, são 23 praias de águas cristalinas, passeios de barco, trilhas e restaurante luxuosos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!