NOTICIAS REGIÃO
Caps é furtado novamente em menos de 15 dias
Desde o último furto parte dos atendimentos foram suspensos
O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude de Macaé foi furtado novamente, é o segundo caso em menos de 15 dias. Sem os equipamentos básicos o atendimento está comprometido. No local não há sinais de arrombamento, a suspeita é de que os ladrões tenham pulado um muro, na lateral do prédio, e conseguido abrir uma janela.
Eles levaram uma bomba de água, uma cafeteira e alimentos suficientes para um mês de refeições. Há 15 dias o Caps havia sido alvo de um outro furto. Na época fogão, geladeira, equipamentos eletrônicos, cadeiras e mantimentos foram levados. Desde então o Caps teve que suspender parte dos atendimentos.
Por dia, 30 crianças e adolescentes recebiam assistência, agora apenas os que precisam de acompanhamento psiquiátrico, aproximadamente 10 alunos, continuam frequentando o centro uma vez por semana. Nenhum funcionário foi autorizado a dar entrevista para falar sobre o caso. Ainda não há previsão para a normalização dos serviços e os dois furtos foram registrados na delegacia de Macaé. O suspeito de ter praticado o furto no Caps, há 15 dias, não foi preso em flagrante e por isso vai responder em liberdade, do material roubado apenas uma televisão foi recuperada. Já do assalto de ontem, até agora ninguém foi preso.
Aprovado pela Câmara Municipal projeto que cria o Dia do Cliente
Foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador José Carlos de Souza Crespo, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Macaé o Dia do Cliente.
De acordo com o vereador, o Dia do Cliente será comemorado, anualmente, no dia 15 de setembro quando as empresas, entidades civis e entes públicos realizarão atividades com a finalidade de qualificar as relações de consumo, proporcionando eventos e promoções.
Zezinho Crespo explica que os eventos abrangerão todas as modalidades de interação entre fornecedor e cliente, enfatizando e valorizando a fidelidade comercial e divulgando os preceitos da Lei Federal nº 8078, de 1990, que institui o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Justificando a proposição, o vereador José Carlos Crespo explica que os calendários oficiais contem vários eventos tradicionais que consagram valores de família, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados, Dia da Criança e outros que mobilizam especialmente o comércio em geral e que todos esses eventos sugerem confraternização e provocam iniciativas comerciais que acabam por afetar positivamente a economia, girando as finanças e gerando postos de trabalho.
Explica Zezinho Crespo que "o diferencial enre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor, este comemorado no dia 15 de março, tem uma conotação completamente diferente já que o consumidor é aquele que compra somente para o seu próprio uso, e não, para negociar. Já o cliente é aquele que compra com habitualidade de um mesmo fornecedor, seja como consumo próprio, seja para vender ou para processo produtivo", afirmando ainda que "é importante criar uma conscientização coletiva para a valorização e respeito ao cliente, no tocante ao bom atendimento, para que as empresas e os estabelecimentos comerciais prosperem, gerando emprego e renda".
De acordo com a justificativa do projeto enviado ao prefeito para sanção, a intenção maior é a realização de promoções especiais no comércio, visitações e outras formas de aproximação com os consumidores, buscando o tratamento diferenciado e de qualidade para os clientes.
"Deve-se lembrar - encerra a justificativa - que diversas datas comemorativas proporcional grande volume de negócios. Assim, o dia 15 de setembro foi escolhido exatamente para que o evento seja um mecanismo de aquecimento da economia em um período com poucos atrativos para o consumo".
Lei de punição contra pichadores foi aprovada pelo Legislativo
Foi aprovada por unanimidade ontem a proposta de lei que estabelece punições para quem for flagrado pichando monumentos históricos, prédios públicos e outras construções em Macaé.
Votada durante a última sessão da Câmara de Vereadores, o projeto falta ser sancionado pelo chefe do poder executivo municipal para entrar em vigor.
De autoria do próprio poder executivo, a proposta de lei de punição contra pichadores, cujo ato já é qualificado como vandalismo e crime ambiental, foi apontada pelo presidente da “Casa do Povo”, Paulo Antunes (PMDB), como pertinente para a atual realidade do município.
“Ao longo dos últimos anos, Macaé acabou se tornando terra de ninguém. E nós estamos aqui para mudar essa realidade”, apontou o parlamentar.
Além de determinar a aplicação de multa, que ainda será definida pelo poder executivo, a pessoa que for flagrada deteriorando o espaço público, através da inscrição de desenhos e letras quase inelegíveis através de uso de tinta em spray aerosol, também poderá responder a ação na justiça.
“É realmente importante a criação dessa lei em Macaé. Quem for pego em flagrante pichando qualquer espaço público no município terá que pagar uma multa, assim como responder na justiça pelo ato condenável”, afirmou Paulo Antunes.
Exemplo da falta de respeito ao patrimônio público, assim como de consciência cidadã, a pichação é um ato comum registrado em diversos pontos da cidade. Um dos exemplos dos transtornos causados pela prática foi o trabalho de pintura dos muros da antiga estação ferroviária de Macaé, que precisou ser refeito dias depois do local ser reformado por completo pela secretaria municipal de Serviços Públicos.
Em âmbito nacional, o ato de pichar é qualificado como vandalismo, estabelecido pelos termos do art. 65 da Lei 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais, que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
Após ser aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto será encaminhado novamente à Prefeitura para ser sancionado.
Casimiro de Abreu comemora 150 anos de emancipação com vários shows
No próximo dia 15 de setembro, o município de Casimiro de Abreu completará 150 anos de emancipação político-administrativa.
E para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial que contará com shows, provas eqüestres, eventos culturais, motocross e muito mais. As festividades começam no dia 10 e só terminam no dia 15 com o show da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.
O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, que irá se apresentar na Praça Feliciano Sodré, no Centro, a partir das 19h. Recentemente, a OSB Jovem também fez a abertura do Criança Esperança, da Rede Globo. Mais tarde, às 21h, as bandas Oficina G3 e Ministério de Nilópolis abrem os shows no Parque de Exposições Henrique Batista Sarzedas, as margens da BR-101.
Na sexta-feira (11), a programação começa cedo, às 8h, com a abertura do Concurso Leiteiro, que está sendo organizado pela Secretária Municipal de Agricultura e Pesca. Já na parte da noite, a animação fica por conta da Companhia Robson Rodeios. Na parte musical, quem anima a galera é o cantor Leandro Sapucahy.
O desfile cívico, que neste ano terá como tema os 150 anos do município e os 170 anos do poeta, abre a programação do sábado (12), a partir das 9h, na Rua Alpheu Marchon. Às 15h, começam as provas eqüestres (tambor, baliza e laço). Em seguida, acontece a abertura oficial da Tenda da ACINCA. Simultaneamente, serão realizados eventos culturais na Tenda da Fundação Cultural, que será montada dentro do Parque de Exposições. Às 23h30, o Grupo Skank sobe ao palco para um dos shows mais aguardados da festa de 150 anos do município.
No domingo pela manhã, as atenções estarão voltadas para o campo do Casimiro de Abreu Esporte Clube, onde duelam os times de veteranos do Fluminense e do Caec. Na parte da tarde, às 15h, é a vez do Motocross, que acontece na pista do Bairro Chic. Às 19h, acontece a missa em comemoração aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Casimiro de Abreu na Igreja Nossa Senhora da Saúde. Com seu reggae contagiante, a banda Tribo de Jah fecha a noite.
Na segunda-feira (14), o grande destaque da programação é o show da banda Jammil e Uma Noites, às 23h30. Mas antes, serão realizadas a premiação do concurso leiteiro (10h) e apresentações culturais na Tenda da Fundação (18h). Às 19h, haverá um Sarau de Época na Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João.
O lançamento do selo comemorativo alusivo aos 150 anos do município (Museu Casa de Casimiro de Abreu – 15h), a Sessão Solene (Pavilhão de Esportes – 16h) e o show da dupla César Menotti & Fabiano são algumas das atrações do dia do aniversario do município. Vale lembrar que a entrada para todos os shows é franca e que, a partir de sexta feira, o público também poderá curtir a boate que será montada no Parque de Exposições. A programação completa pode ser encontrada no site da Prefeitura.
Projeto Turismo Serra Mar implanta Comitê Gestor
O subsecretário de Turismo de Macaé, Rosalvo Júnior, participou nesta quarta-feira (2) de reunião para fechamento de projetos e estratégias para implementação do Projeto Turismo Serra Mar que visa fomentar a economia do interior do estado do Rio de Janeiro, incrementando o turismo das regiões Costa do Sol e Serra Verde Imperial. Representantes dos municípios que compõem essas regiões participaram do encontro que foi realizado na Pousada Latitude 22, em Rio das Ostras.
Além de validar o Planejamento Estratégico do projeto, a reunião também formatou o Conselho Gestor do Projeto Turismo Serra Mar. O Projeto é uma realização do Ministério de Turismo e do Sebrae/RJ, com apoio da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e tem como objetivo formatar circuitos turísticos que integrem os municípios de Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, mais Teresópolis e Nova Friburgo.
Durante seis meses, representantes desses municípios elaboraram o planejamento estratégico para a implantação do projeto baseado no estudo de potencialidades desses municípios.
Rosalvo Júnior ressalta a importância desta integração para o crescimento do turismo, fortalecendo assim a economia da região. “Estamos acompanhando todo o desenvolvimento do projeto na formulação do roteiro turístico da região. Projetos como esse incrementam o turismo, trazendo aumento na oferta de trabalho e renda e melhorando a qualidade de vida da população. Com isso, os municípios das regiões Costa do Sol e Serra Verde Imperial, só têm a ganhar com o aquecimento do turismo e, consequentemente, da economia”, disse.
Femacti: evento científico, tecnológico e educacional será em novembro
A quinta edição da Feira Macaense de Ciência Tecnologia e Inovação (Femacti) será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no Macaé Centro.
A data foi decidida em reunião entre o idealizador da feira, Marcelo Machado, e representantes das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!