| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO

Começa a funcionar pedágio da BR-101

Começou a funcionar a zero hora de hoje a praça de pedágio no KM 252 da BR-101, em Rio Bonito. Esta é a última das cinco praças de pedágio previstas no contrato de concessão da rodovia. A tarifa básica para um carro de passeio é de R$ 2,50. Caminhões, carretas e veículos com mais de dois eixos pagam esse valor por eixo.

Curso gratuito de inglês e espanhol para 80 mil

Parceria entre a Fundação Roberto Marinho e o Ministério do Turismo garantirá cursos para mais de 80 mil trabalhadores

Para receber com qualidade os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o programa Olá, Turista! capacitará mais de 80 mil profissionais do setor do turismo através de cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol.

O lançamento do programa, uma parceria da Fundação Roberto Marinho e do Ministério do Turismo, aconteceu nessa quinta-feira, 27 de agosto, no Rio de Janeiro.Convidado para a cerimônia de abertura do Olá, Turista!, o vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, deputado Glauco Lopes (PSDB), parabenizou a Fundação Roberto Marinho, através de seu presidente José Roberto Marinho, e o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, pela iniciativa. “Este programa nasce da preocupação em desenvolver nosso trade para a Copa do Mundo, deixando um legado de aprimoramento maravilhoso para todos aqueles que atuam diretamente da atividade turística”, disse Glauco Lopes.

O Olá, Turista! será implementado em três capitais sede da Copa de 2014 e será estendido a municípios estratégicos. No Rio de Janeiro, por exemplo, o programa será levado também a Armação dos Búzios, Angra dos Reis e Petrópolis. O mesmo ocorrerá em Salvador (Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Manaus (Barcelos e Parintins). De acordo com o Ministro do Turismo, o trabalho teve início em março deste ano quando os municípios selecionados começaram a ser mapeados. Até outubro, o programa terá uma aplicação-piloto para 500 participantes no Rio de Janeiro e em Salvador e, a partir de janeiro de 2010, será implementado nas 12 cidades, para mais de 80 mil pessoas, totalizando 80.500 trabalhadores ligados ao setor do turismo.

“Mesmo com todas as conquistas que já tivemos, com o Olá, Turista! estaremos mudando a vida não só dos turistas estrangeiros que nos visitam, mas principalmente, a dos nossos colaboradores que receberão um selo de referência do Ministério do Turismo”, salientou Glauco Lopes.

Curso On Line

Composto por módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano - receberão um certificado. “O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico”, informou o Ministério. Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia turística que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal como recepcionistas, telefonistas, garçons, taxistas, atendentes, entre outros.

Pais de alunos reclamam de falta de professores no Matias Neto

Mais um colégio da rede estadual de ensino em Macaé sofre com o problema da falta de professores.
Segundo pais de alguns estudantes, desde o início do segundo semestre letivo, no Colégio Estadual Matias Neto algumas turmas estão sem aulas de várias disciplinas indispensáveis ao currículo escolar. Um dos pais, Marcos Henrique da Silva, conta que a filha dele está no nono ano e sem professor de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Segundo ele, a menina vai todos os dias à escola e chega cedo em casa devido a falta de professores: "Ela só vai para a escola para ter aulas de Educação Física, História e Geografia", lamenta.
Marcos lembra que durante todo o primeiro semestre as aulas foram regulares: "Ela estuda no Matias Neto há dois anos e nunca aconteceu esse problema. Esse ano, no primeiro semestre, ela estava tendo aulas normalmente, mas depois das férias os professores parece que sumiram", aponta o pai, afirmando que a outra filha, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, tem todos os professores: "Apesar de alguns serem contratados", completa.
Para tentar entender o porquê da carência de professores, Marcos procurou a Coordenadoria Regional Norte Fluminense II. Lá, foi informado de que a professora de Língua Portuguesa está de licença por motivo de doença, situação confirmada também pela direção da escola: "Em relação aos outros professores ninguém soube me responder o motivo", questionou. A direção da escola explica que já enviou à Coordenadoria um levantamento onde apresenta a carência de professores em algumas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Inglês e Ensino Religioso, problema que segundo a responsável pela Coordenadoria, Helena Maria, já está sendo resolvido: "O Estado está chamando os concursados e fazendo o GLP (Gratificação por Lotação Prioritária) ou hora-extra. Mas como os concursados têm autonomia para escolher onde lecionam, nem sempre há alguém para Macaé", diz.
A professora de Língua Portuguesa, que está doente, será substituída o mais breve possível: "Semana que vem já teremos um novo professor de Língua Portuguesa", esclarece Helena. De acordo com ela, o Estado está procurando suprir a carência, já que o problema afeta não só Macaé, mas diversas escolas da rede em todo o Rio de Janeiro. Para Marcos - que procurou até uma das rádios da cidade para fazer uma reclamação e foi informado de que vários pais já haviam procurado a emissora denunciando o problema - a ausência de professores compromete a qualidade do ensino oferecido aos alunos: "Eu sei que professor ganha pouco, mas quando eles fazem concursos sabem quanto vão ganhar", lembra o pai, acreditando que essa não seja uma justificativa para a carência de docentes em parte da rede estadual. A esperança de Marcos e outros pais é que a situação seja resolvida o mais rápido possível, para que os filhos possam ter uma educação de qualidade: "Se minha filha continuar sem professor vou ter que colocá-la em outra escola, pois ela está perdendo muitas aulas importantes", finaliza.
Pré-campanha de vacinação anti-rábica continua
A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue a pré-campanha itinerante de vacinação anti-rábica que teve início no dia 13 de julho e vai até três de outubro.
Até o momento, já foram imunizados 16.660 animais e a meta é vacinar 20.929 animais. Esta semana, as equipes atuam na região serrana. É importante que a população colabore com a realização do trabalho de vacinação, levando seus animais para vacinar, para que não haja disseminação da raiva dentro do perímetro urbano. Pedimos a colaboração de todos, é uma forma de prevenir o cão e o gato. Animais que estejam amamentando ou prenhas, também podem receber a dosagem, diz o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos.
Nesta segunda-feira (31), o CCZ atende a comunidade de Areia Branca. Cerca de 15 profissionais do CCZ percorrem em diversos bairros da cidade. A intenção do programa é erradicar a raiva animal de todos os cães e gatos domésticos do município.
Prosport/Macaé vence de virada Tijuca pelo Estadual de Vôlei
A equipe feminina infantil da Prosport/Macaé venceu na tarde deste sábado (29) no CT-Macaé a equipe do Tijuca Tênis Clube pelo Campeonato Estadual, promovido pela Federação de Volley-Ball do Estado do Rio de Janeiro.
As meninas macaenses venceram de virada pelo placar de 3 sets a, parciais de 17/25, 25/18, 26/24 e 25/22. A equipe depois de perder o primeiro set voltou à quadra com raça e determinação e contou com a grande participação de Miria. Prosport/Macaé venceu com Miria, Michellle, Karina, Sylvia, Thais Moreno, Thaís Monteiro, Rayane, Stefani, Kênia, Camila, Mariana e Larissa, som comando técnico de Monique Costa, auxiliada por Paulo Rodrigues, Tiago Ferreira e Brenda Sales. Tijuca jogou com Amanda, Gabriela, Brenda, Marina, Ester, Agatha, Mariana Emerick, Mariana Chaia, Dayana, Luana, Beatriz e Laís, sob comando técnico de Paulo Conceição. A arbitragem foi composta por Sérgio Cantini, Fátima Bastos e apontadora Célia Caldas.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!