NOTICIAS REGIÃO
Vereador quer implantação da Zona Especial de Negócios no município
A exemplo do que vem ocorrendo nos municípios de Quissamã, Carapebus e Rio das Ostras, o vereador José Carlos de Souza Crespo (PTN), disse esta semana que pretende continuar insistindo com o prefeito para implantar em Macaé uma Zona Especial de Negócios (ZEN), para que possam pequenos e médios empresários ter oportunidade de constituir empresas dos mais diferentes ramos de atividades, abrindo possibilidades de emprego para as pessoas que não têm formação orientada para a indústria do petróleo.
O vereador Zezinho Crespo explicou que as pessoas, na sua maioria, estão voltadas para a indústria do petróleo e milhares de empresas são dedicadas ao ramo, ficando uma grande parcela sem opção de obter um emprego porque não têm formação profissional. Com a criação de uma Zona Especial de Negócios, segundo o vereador, haveria grande diversificação da economia abrindo oportunidade para aqueles que possuem outras profissões, diferentes da indústria do petróleo.
Lembrando que a criação de uma ZEN no município foi requerida por ele há bastante tempo, o vereador Zezinho Crespo disse que não vai descansar enquanto seu objetivo não for alcançado. “Diariamente recebo em meu gabinete ou em minha casa, a visita de dezenas de pessoas em busca de oportunidades de emprego, mas nenhuma delas é especializada na indústria do petróleo. Se pequenos e médios empresários se estabelecerem numa área específica para atividades diferentes, essas pessoas vão ter oportunidade de ter emprego e renda, enquanto os empresários também serão beneficiados com incentivos fiscais para suportar o investimento. É a solução que enxergamos para um futuro imediato e que vem dando frutos em Quissamã e Rio das Ostras”, frisou.
Ao ser instado sobre a recente doação de uma área da CODIN - Companhia de Distritos Industriais - situada em Cabiúnas, para o município, o vereador Zezinho Crespo explica que são situações completamente diferentes. “Na Zona Especial de Negócios que pode ser implantada em uma área que já pertence ao município, ficariam empresas menores”. Antes da Petrobras se instalar em Macaé - lembra o vereador - a cidade tinha fábrica de vassouras, fábrica de queijos e manteiga além de grande número de derivados do leite, indústria têxtil (citando a Bariloche, Monviso e Di Siena, dentre outras fábricas), fábrica de bebidas, de calçados (tamancos e sandálias), dentre outras, quando a economia do município girava em torno da pecuária, da indústria da cana (açúcar e álcool), e tentava explorar o turismo.
Com a era do petróleo, tudo isto acabou mas pode ser resgatado, abrindo oportunidades para milhares de pessoas que vivem na periferia e chegam à cidade em busca de um emprego para sustentar a família. Como isso não acontece, o que assistimos é o aumento da população vivendo na área periférica e trabalhando informalmente. “A ZEN pode abrir as portas para essas pessoas”, acentuou.
Barra de São João passará a ter duas sessões ordinárias da Câmara por mês
Após muita discussão em plenário foi aprovado por maioria o Projeto de Resolução da Mesa Diretora de alteração de dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu.
Entre as mudanças está a proporcionalidade das sessões ordinárias passando o distrito de Barra de São João a ter duas reuniões por mês e os distritos de Rio Dourado e Professor Souza, uma reunião por mês cada uma. Os vereadores Alex Neves (PMDB), Pezão (PMDB) e Netinho Sarzedas (DEM) votaram contrário a matéria.
Em Barra de São João, 2º distrito, as sessões passarão acontecer toda a primeira segunda-feira e terceira segunda-feira de cada mês; em Professor Souza, 3º distrito, na segunda quarta-feira de cada mês; em Rio Dourado, 4º distrito, na terceira quarta-feira de cada mês. Quando os dias designados caírem em feriados, a reunião ficará desde já designada para a primeira reunião seguinte.
“Antes contávamos com oito sessões por mês e seis eram realizadas na sede do município e apenas duas nos distritos. Em respeito com a população dos outros distritos, o atual presidente, a mesa diretora e os vereadores da bancada de situação foram favoráveis a esta mudança. Infelizmente os vereadores intitulados de oposição votaram contrários a esta proposta. Serão quatro sessões em Casimiro de Abreu, duas em Barra de São João, uma em Professor Souza e uma em Rio Dourado. Isto sim é respeito com a sociedade”, frisou o presidente da Câmara Municipal, João Medeiros (PSC).
Já o vereador Paulo Nova Barra (PDT) festejou o aumento das reuniões no distrito de Barra de João, onde alegou que este sempre foi um pedido da comunidade desde o início do mandato. “Venho falando constantemente em plenário da importância de Barra de São João ter mais de uma sessão ordinária. Hoje o distrito tem o segundo maior eleitorado do município, além de contar com quatro vereadores eleitos pela comunidade. O povo barrense tem demonstrado neste novo governo muito interesse em participar das reuniões. Isso demonstra preocupação que o atual presidente e demais vereadores tem em estreitar os laços com a comunidade dos demais distritos”, disse Paulo Nova Barra, acrescentando: “O vereador não é o dono da verdade.
Precisamos da participação de toda população neste processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas do nosso município. Particularmente acho um absurdo que somente no primeiro semestre deste ano só tenhamos feitos duas sessões em Professor Souza e uma em Rio Dourado. A população destas localidades merecerem mais a presença da Câmara”, finalizou.
Por sua vez, Ademilson Amaral da Silva - o popular Bitó (PRTB) - também comentou a importância do 3º distrito de Professor Souza receber uma sessão ordinária por mês a partir de agosto. “Trata-se de uma conquista inovadora da Câmara Municipal. A população de Professor Souza terá a oportunidade de acompanhar as reuniões todo o mês e ver de perto os problemas, as soluções, as indicações e projetos de leis de cada vereador sendo votado. Particularmente foi ótima a implantação da proporcionalidade das sessões da Câmara”, afirmou Bitó.
A Câmara de Casimiro de Abreu entrou em recesso parlamentar a partir de 1º de julho. As sessões ordinárias voltam a ser promovidas a partir de 03 de agosto, em Casimiro de Abreu. Apesar do recesso, os vereadores poderão realizar sessões extraordinárias no período, caso sejam convocados pelo prefeito Antônio Marcos (PSC). Vale ressaltar que as sessões extraordinárias não são remuneradas. Durante o recesso parlamentar, a Câmara de Casimiro de Abreu terá expediente normal, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h.
Outros assuntos que também foram implantados no Projeto de Resolução de alteração de dispositivos do Regimento Interno foi a eleição para renovação da mesa Diretora da Câmara Municipal realizar-se-á obrigatoriamente até a última sessão ordinária no segundo ano do primeiro biênio, convocada com 10 dias de antecedência pelo presidente, empossando-se os eleitos em 02 de janeiro do primeiro ano do biênio subsequente.
A partir de agora, o presidente da Câmara votará em todas as proposições apresentadas em plenária, cujo voto, somente no caso de empate, possuirá peso um no somatório final da votação.
População de Macaé sofre com o medo da violência
Tranquilizar as pessoas e baixar número de crimes são desafios para novo comandante da PM
Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que o índice de homicídios e assaltos em Macaé diminuiu, mas aumentou no caso de furtos de veículos. Só que nas ruas, a população ainda tem medo e toda essa responsabilidade de tranquilizar e baixar o número de crimes caiu sobre novo comandante da PM, Alnyr Ribeiro.
O comerciante, Wallacer Velloso, diz que só neste ano o estabelecimento dele foi assaltado duas vezes. Ele fala ainda que o policiamento nos últimos dias melhorou, mas o trauma permanece. De janeiro a abril, o número de assaltos ao comércio, na área do 32º batalhão de polícia em Macaé, cresceu 65% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse e outros desafios são agora de responsabilidade do novo comandante da PM na Baixada Litorânea, o tenente coronel Alnyr Ribeiro. Eles estava em Resende, no sul do estado, e passa a chefiar o patrulhamento em seis cidades da região, entre elas Macaé e Rio das Ostras.
Nessa região a população não pára de crescer, gente que vai em busca de oportunidades, mas como nem todo mundo tem qualificação, alguns acabam caindo na criminalidade e a sociedade se sente refém do medo.
Os roubos a veículos também cresceram na região, foram 100 de janeiro a abril do ano passado, no mesmo período de 2009, 122 ocorrências.
Alguns índices tiveram redução, os homicídios até abril caíram aproximadamente 17%, de 113 passou para 94 o número de casos, neste ano. Assaltos a pedestres também diminuíram, perto de 5% apenas, o que pra população ainda é muito pouco.
Festival de Crustáceos começa dia 17 em Barra de São João
A cidade de Casimiro de Abreu se prepara para o XVII Festival de Crustáceos e Frutos do Mar, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de julho, no distrito de Barra de São João.
O Festival de Crustáceos chega a sua 17ª edição e hoje é reconhecido como um dos mais importantes eventos gastronômicos de toda a região. O cenário de rara beleza da Beira-rio traz um charme todo especial ao evento que contará com 10 restaurantes locais. Nos cardápios, peixes da melhor qualidade, lagostas fresquinhas, siris e guaiamuns.
A parte tradicional da festa fica por conta da Degustação do Guaiamun – uma espécie de caranguejo encontrado no nordeste e sudeste do país, quase sempre em locais entre o mangue lamacento e o início da mata, normalmente em terreno arenoso - que acontecerá na tarde de sábado, dia 18. Evento onde a comunidade se reunirá para ver o concurso de quem come mais.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
A abertura do evento ficará por conta de um Duo de Violino e Piano, que se apresentará dentro do Projeto “Música no Museu”, no dia 17, às 17h, no Museu Casa de Casimiro de Abreu. O evento tem entrada franca e é patrocinado pela Carioca Engenharia. No palco principal do Festival, às 23h, quem se apresentará é a Banda Moinho que tem como vocalista a cantora e atriz Emanuelle Araújo (ex- vocalista da banda Eva), num resgate de sambas da velha guarda baiana e carioca.
No sábado, dia 18, quem faz a festa a partir das 23h e a Bossacucanova, um grupo que acrescentou um toque contemporâneo à tradicional sonoridade do samba e da bossa nova, numa batida diferente.
E para encerrar a 17ª edição do Festival de Crustáceos de Barra de São João quem se apresenta às 22h é o grupo 14 Bis, que está comemorando 30 anos de estrada com o mais puro rock n´roll mineiro. No repertório estarão novos e antigos sucessos como “Todo Azul do Mar”, “Canção da América” e “Mesmo de Brincadeira”. Músicos locais também estarão se apresentando em horários alternativos.
Serviço:
XVII Festival de Crustáceos e Frutos do Mar
Beira-rio – Barra de São João
Museu Casa de Casimiro de Abreu
Rua Bernardo Gomes, s/nº - Praça As Primaveras – Barra de São João
Entrada franca.
Antônio Marcos vai a Brasília em busca de recursos federais
Depois de pleitear, junto ao Governo Estadual, a liberação de parte dos recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem) e a recuperação da RJ-162 – estrada que liga Casimiro de Abreu a Rio das Ostras –, o prefeito Antônio Marcos viajou para Brasília em busca de recursos federais para financiar projetos nas áreas de habitação, urbanização, saúde, turismo, entre outras.
Acompanhado do prefeito de Silva Jardim, Marcello Zelão, Antônio Marcos esteve com o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e conversou com alguns parlamentares que apresentaram emendas para o município de Casimiro de Abreu. “A viagem a Brasília foi bastante produtiva.
Conversei com alguns deputados e mostrei a importância dos recursos federais para o desenvolvimento do nosso município. Voltei com o compromisso do Governo Federal, através do Alexandre Padilha, de liberar algumas casas do programa ’Minha Casa Minha Vida’ e viabilizar um projeto junto a Funasa de esgotamento sanitário no primeiro distrito, que contemplaria em 100% a sede do município”, disse o prefeito.
Macaé vence Arraial do Cabo pelo vôlei do JAI 2009
Jogando na tarde deste domingo (12) a equipe adulta de vôlei de Macaé venceu a equipe de Arraial do Cabo pelo JAI 2009.
O jogo foi realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. O vôlei macaense, que conta com o apoio da Prefeitura de Macaé através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, representada pela Prosport, conseguiu um excelente resultado por dois sets a zero, parciais de 25/16 e 2725.
No primeiro set a equipe de Macaé não teve dificuldade em vencer. O segundo foi mais empolgante e disputado. A equipe adversária até aos vinte pontos estava na frente por uma diferença de seis pontos. Quando Arraial do Cabo chegou aos 23 pontos, a equipe macaense teve uma surpreendente reação, vencendo o set por 27 a 25, fechando a partida por 2 sets a 0.
Foi importante na vitória de Macaé a presença do veterano Ferrari que, com sua experiência, incentivou os jovens jogadores macaenses a terem tranquilidade para a virarada do segundo set, quando parecia que a equipe adversária venceria. Macaé venceu com Victor, José Luiz, Vinicius, Thiagão, Robson, Ferrari, Davi, Fernando, Luiz, Rodrigo, Marcos e Renan, sob comando técnico de Marcos Ribeiro auxiliado por Wendell Alves e Brenda Costa.
Cabral confirma a Riverton presença no aniversário de Macaé
TRAJANO DE MORAES – O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira (10), durante discurso no palanque do início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Trajano de Moraes, na Região Serrana, que vai participar das comemorações de aniversário de Macaé.
As festividades acontecem de meados de julho a 2 de agosto. O convite partiu do prefeito Riverton Mussi, que compôs o palanque e conversou com o governador. A data exata da presença de Sérgio Cabral está sendo definida junto com o secretário de Governo, André Braga, que também estava no palanque.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!