| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
Cursos do Núcleo de Educação Ambiental em Rio das Ostras têm vagas abertas
Já estão abertas as inscrições para a segunda fase dos cursos e oficinas gratuitos do Projeto de Educação Para o Meio Ambiente, da Prefeitura de Rio das Ostras.
Dentre os temas abordados estão horta familiar e jardinagem, unidades de conservação do município, legislação ambiental, reaproveitamento alimentar, reciclagem, entre outros, incluindo uma oficina prática de cuidados com animais de estimação, no dia 10 de julho. O primeiro curso, de horta familiar, começa no próximo dia 4, sábado, de 8h30 às 17h.
O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras e combina Educação com Meio Ambiente. Um dos principais objetivos da iniciativa é fazer com que os moradores conheçam melhor e conservem os ecossistemas do município.
“Os cursos sobre as unidades de conservação já têm grande procura por parte de estudantes e técnicos da área ambiental. Queremos que a comunidade também participe”, diz a coordenadora do Núcleo, Cláudia Corrêa.
As aulas do novo módulo seguem até 18 de agosto, com o curso sobre avifauna de Rio das Ostras.
Animais de estimação – Um dos destaques da programação é a oficina “Cuide bem do seu animal de estimação”, que será ministrada no dia 10 de julho, sexta-feira, de 9h às 12h. O veterinário Cezar Parreira, do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, vai levar cachorros para ensinar aos alunos, na prática, como fazer a higiene e cuidar dos animais.
Ele pretende também testar na hora produtos carrapaticidas, para avaliar a eficiência desses no combate ao carrapato.
As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Educação Ambiental, que fica no Parque dos Pássaros, na rua Petrópolis, s/no, Jardim Mariléa. Para se inscrever, o aluno deve levar 1 kg de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone 2771-3937.
Rio das Ostras tem novo sistema de coleta de lixo
Novos horários e roteiros de coleta começam a valer a partir de 15 de julho.
Para aumentar a eficiência da coleta de lixo domiciliar e reduzir o impacto ambiental, a Prefeitura de Rio das Ostras reordenou os dias, horários e rotas de recolhimento de resíduos na cidade. As mudanças começam a valer a partir do dia 15 de julho e todos os moradores deverão saber como e quando depositar seu lixo para recolhimento, evitando multas.
Pelo novo sistema, a cidade foi dividida em setores e foram estabelecidas 20 rotas de recolhimento de lixo. Com isso, a coleta passa a ser feita, em cada local, em dias alternados – diferente do processo atual, que é diário.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Max José de Almeida, a reorganização da coleta agiliza o serviço e ainda otimiza os gastos dos recursos públicos. “A alternância dos dias de coleta também evita o impacto ambiental causado pelo depósito diário de toneladas de lixo nas ruas”, explica o secretário.
Os moradores devem conhecer e respeitar os novos horários, que serão divulgados na imprensa, associações de moradores e no comércio local. Os horários e roteiros de coleta podem ser obtidos na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, na Rua Jorge Ulrik, 251,em Costazul ou pelo telefone 2760-0005.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!