| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO
Delegacia Legal será inaugurada em julho
Em fase de acabamento, a Delegacia Legal de Macaé deve ser inaugurada durante as comemorações do aniversário da cidade, em 29 de julho. 
Construída no centro da cidade, na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, a Delegacia Legal vai agilizar o atendimento policial e trazer maior segurança à população.  Construída pela empresa Lotes e Casas Incorporação, as obras, orçadas em R$ 1.422.982,82, são fiscalizadas pela secretaria municipal de Obras (Semob). A Delegacia Legal de Macaé é um projeto em parceria entre a prefeitura e o governo do estado, através da secretaria de Segurança Pública estadual, com o objetivo de dar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil, gerando maior tranquilidade aos moradores de Macaé. 
De acordo com informações do engenheiro, Carlos Eduardo Linhares, da Semob, as obras estarão concluídas no início de junho. Quando isso acontecer, o prédio será entregue à Secretaria de Segurança Pública do Estado para a estruturação interna, que envolve desde o mobiliário aos equipamentos de informática e eletroeletrônico. A partir daí, a Delegacia, depois de inaugurada, estará em pleno funcionamento, beneficiando toda população de Macaé.  Para as obras estarem concluídas, falta apenas o acabamento, como colocação de pisos, pintura externa e interna e as obras do estacionamento, pátio e entrada do prédio.Vistoriando as obras nesta sexta-feira, o secretário de Obras, Tadeu Campos, colocou que a construção da delegacia envolve o melhor aparelhamento para a polícia e até a contratação de novos funcionários. “Para que Macaé tivesse esse benefício, a prefeitura cedeu ao Estado o local no centro da cidade, em frente ao Mercado Municipal de Peixes. O governo do estado, responsável pela construção e equipamentos, vai ceder os policiais e os demais trabalhadores para o funcionamento da unidade. Essa delegacia vai transformar todo o atendimento na área de segurança pública no município, beneficiando a população”, disse o secretário. 
A delegacia foi construída em dois andares. Toda a parte externa é revestida com pastilhas, já foram concluídas as instalações elétricas e hidráulicas e também o telhado para proteção da laje superior. Toda estrutura metálica recebeu tratamento anticorrosão. Já foram construídas uma cisterna, com capacidade de 10 mil litros, e uma grande caixa d’água, de cinco mil litros. As esquadrias já estão no local e com vidros e foi concluída a parte sanitária, com instalação da rede de esgoto. O prédio contará com um pára-raios. Já foi construído o muro divisório que separa a Delegacia Legal do prédio onde funcionará a Coordenadoria Regional da Polícia do Interior, mais um benefício que Macaé receberá da área de segurança pública do Estado. 
As delegacias legais são um projeto da área de Segurança Pública do Estado, que tem como objetivo uma forma diferenciada de atendimento na área de segurança pública. Essas delegacias não contam com carceragem e há pequenas salas de custódia, sendo uma masculina e outra feminina, onde os presos permanecem por 24 horas, até serem transferidos para Casas de Custódia mais próximas, onde só ficam até o julgamento. 
Benedita adere a movimento em defesa de royalties
Dando continuidade a série de articulações que vem fazendo e de apoios que vem conquistando, o movimento “Royalty não é privilégio. É compensação!”, movimento da sociedade civil organizada de Macaé que luta para que os municípios produtores de petróleo continuem recebendo a verba compensatória, deu mais um passo importante. 
A secretária estadual de Assistência Social e ex-governadora, Benedita da Silva, declarou seu apoio à mobilização que vem sendo realizada, numa reunião que contou ainda com a presença do coordenador do movimento, Igor Sardinha, o vereador carapebuense, Juninho, e a vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia. Uma nova reunião da vice prefeita macaense com toda a comissão executiva do movimento também foi agendada para aprofundar a participação de Macaé no processo. 
Demonstrando estar antenada com os caminhos percorridos pelo movimento, Benedita da Silva externou o quão importante é a participação da sociedade civil na luta pelos royalties e que o movimento acerta ao também defender maior transparência e fiscalização no uso da verba. A atual responsável pelas políticas sociais do governo do Estado se colocou à disposição para funcionar como uma espécie de ponte entre o governador e o movimento. “Tenho absoluta certeza de que o governador Sérgio Cabral estará junto dessa luta. Essa é uma luta importantíssima para o futuro do Estado do Rio de Janeiro”, disse ela. 
O coordenador do movimento, ressaltou a importância do apoio da ex-governadora. Para ele, Benedita da Silva será uma peça importante do movimento já que ela possui experiência administrativa e sabe o quanto os royalties são ferramentas importantes na luta contra o crescimento desordenado. Outro ponto ressaltado foi a grande articulação que Benedita tem com outros municípios do Estado, devido ao fato da mesma já ter sido governadora. “Estamos muito felizes por estarmos conseguindo mostrar que ações isoladas não irão conseguir produzir os resultados esperados. O Estado do Rio precisa estar unido nessa luta e, a cada dia que passa, percebo que o movimento vem conseguindo promover essa união”, disse
.
Também membro da comissão executiva do movimento, o vereador Juninho lembrou que, ainda nesse mês, dezenas de municípios estarão propondo em suas Câmaras os Conselhos Municipais de Fiscalização dos Royalties. “Articulada pelo movimento, a ação tem o objetivo de mostrar para o governo federal que o movimento não só defende a permanência do atual modelo de repasse dos royalties, como também luta por mais fiscalização, transparência e mecanismos de aperfeiçoamento de gestão no que tange ao uso de tal verba”, disse o vereador. 
Sobrevôo técnico para implantação do Trem de Macaé reúne Mobilidade Urbana e Estado
Na quinta-feira (07) representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria Estadual de Transporte sobrevoaram a cidade de Macaé para análise técnica e situacional da linha férrea que corta o município. 
A operação foi acompanhada por representante da UN-BC, por fotógrafo e cinegrafista que documentaram o sobrevôo para subsidiar os estudos de viabilidade do novo modal de transporte para passageiros: o ferroviário.
A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, trabalha na implantação de modal ferroviário para passageiros, com o intuito de ampliar a oferta de opções e atender eficientemente as comunidades de 14 bairros da cidade, por onde passa a linha férrea mantida pela concessionária Ferrovia Centro Atlântico (FCA). Para isso foi firmada parceria técnica com a Secretaria Estadual de Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar o projeto. Técnicos do estado estão empenhados no estudo de viabilidade técnica/econômica, recebendo total apoio da Mobilidade Urbana que subsidia os trabalhos com mapas, pesquisas e dados. O sobrevôo foi o cumprimento de mais uma importante etapa neste processo de elaboração por parte do estado, ação que foi possível devido a colaboração da Petrobras, através da Bacia de Campos. O coordenador de Planejamento de Transporte da Secretaria Estadual de Transporte, Heraldo Magioli Mendes, enfatizou a importância do sobrevôo afirmando ser a melhor forma de reconhecer o trajeto em termos técnico e situacional. “Tivemos a possibilidade de ver o trecho da linha férrea de uma maneira inteira, global, o que possibilita uma análise situacional mais eficiente. Desta forma temos noção mais acertada quanto aos pontos ideais para as estações de embarques, por exemplo, bem como pudemos verificar as áreas onde serão necessárias mais intervenções e ações por parte da municipalidade”, declarou ele. Segundo a assessora de Estudos e Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade Urbana, Claudia Márcia Manhães, o estado vem colaborando para que Macaé tenha um grande ganho na área de transporte de passageiros. “O projeto de implantação do modal de transporte férreo para passageiros é de grande relevância por significar mais uma opção para o ir e vir do cidadão. Estamos empenhados neste processo por acreditarmos realmente em sua eficiência”, salientou ela. Quando em operação o Trem de Macaé, que pretende aproveitar quase 25 dos 35,47 quilômetros da linha que corta o município, atenderá comunidades dos bairros Imboassica, Lagoa, Granja dos Cavaleiros, Cavaleiros, Glória, Riviera Fluminense, Praia Campista, Visconde de Araújo, Miramar, Centro, Botafogo, Barra de Macaé, Ajuda, Parque Aeroporto, São José do Barreto e Lagomar. A estimativa populacional destes bairros, segundo dados do Macaé Cidadão, é de 135.286 habitantes. Atualmente o sistema integrado de transporte atende, diariamente, a 100 mil passageiros. 
Rio Negro e Solimões são atração da Festa da Bicuda neste sábado
A região serrana de Macaé está em festa neste fim de semana quando várias atrações vão marcar a VIII Festa da Bicuda (distrito serrano de Cachoeiros de Macaé). 
O show sertanejo da dupla Rio Negro e Solimões, no sábado (9), às 23h, é a atração principal do evento que conta também com apresentações de bandas locais, além de atividades esportivas e provas de cavalo e o Rodeio Companhia Marcos Timóteo.
A Festa da Bicuda já é tradicional na região e atrai muitos turistas. De acordo com o organizador, Renato Almeida, o Renatinho, a prefeitura apoia a realização do evento. “A prefeitura está colaborando com toda a infraestrutura. Teremos também show de forró com o grupo Camisa Suada, que é uma banda bastante conhecida”, explica. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, a festa conta com o suporte de várias secretarias. “A festa da Bicuda é um evento esperado anualmente pelos moradores da serra. Para isso, a prefeitura por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Saúde, Ordem Pública (Guarda Municipal) e Mobilidade Urbana (Mactran), montou um esquema especial de atuação para que o evento seja um sucesso”, diz George Jardim.  O rodeio será realizado na sexta-feira e no sábado, às 21h, e no domingo às 18h. As provas de cavalo (corda, tambor, garupa, lança e bota) começam no sábado pela manhã, a partir das 10h. A mini maratona acontece, no sábado, a partir das 16h. A dupla Rio Negro e Solimões abre a noite de shows, às 23h. Em seguida, à 1h, forró com Júlio e Tiago e Banda.  O evento na Bicuda abre a programação de festas na região serrana do município que atrai inúmeros turistas. A região serrana possui diversos atrativos que muitas pessoas ainda não conhecem e as festas são bom atrativo para promover o desenvolvimento turístico da região - diz o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior. A atração principal de domingo (10), às 13h, é a VIII Motocross Bicuda Grande. Depois do rodeio à noite tem show com Ricardo e Edinaldo do Forró. Todos os dias haverá queima de fogos.
Trânsito e transporte: desafios permanentes para a Mobilidade Urbana
São mais de 120 mil usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo e uma frota de carros de quase 70 mil veículos, a segunda maior frota do Norte Fluminense, disputando espaço pelas ruas de um município que há cerca de 40 anos era conhecido com “Princesinha do Atlântico”. Reflexo de um crescimento acelerado fomentado pela indústria do petróleo.
A chegada da Petrobras no final da década de 70 trouxe importantes modificações para cidade. A população que era de 65 mil quase triplicou, modificando também, entre outros segmentos, o trânsito da cidade que contava a esta época com apenas mil carros. Uma transformação que traz conseqüências vistas diariamente por quem passa pelas ruas de Macaé. Atualmente a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran, responsável, entre outras atribuições, pela fiscalização do trânsito de Macaé, conta com cerca de 60 agentes que diariamente estão nas ruas auxiliando os condutores na garantia do cumprimento das leis de trânsito. Locais como Ponte Ivan Mundim, Parque de Tubos, Mirante da Lagoa, Cancela Preta e RJ 106 recebem constante fiscalização dos agentes, além do apoio oferecido na entrada e saída de escolas em pontos considerados críticos e suporte a intervenções nas vias feitas por Ampla, Cedae e secretarias municipais como serviços públicos e meio ambiente. Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, importantes conquistas já foram feitas relacionadas ao trânsito e transporte, mas ele ressalta que ainda há muito para se fazer. Nosso compromisso é tornar o trânsito cada vez mais seguro e com fluidez e um transporte público que atenda as necessidades da população. Estamos trabalhando diariamente para isso, enfrentando este desafio dinâmico que é o trânsito de Macaé. Ainda de acordo com o secretário a contribuição de cada um neste processo é fundamental. Ele alerta para a importância que cada um tem no dia a dia no trânsito e informa que críticas e sugestões podem ser feitas via Ouvidoria do órgão pelo telefone 2762-7333. 
Prefeitura e Petrobras entregam certificados de cursos profissionalizantes
Mais 1050 alunos de 38 cursos de qualificação profissional não exclusiva à cadeia do petróleo, estão prontos para o mercado de trabalho. 
Foi realizada na noite de quinta-feira (7), na Cidade Universitária, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão. Os cursos fazem parte do Projeto Petrobras de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), cuja execução é feita pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria de Educação.
Representando o prefeito Riverton Mussi, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, ressaltou a importância da educação e dos cursos profissionalizantes para o município.  Percebemos que o povo entendeu que a cidade poderá melhorar se o eixo da educação for tratado com eficiência e transparência. Trazemos para o Centro de Educação o que há de melhor em termos de ensino profissional e nos orgulhamos muito de todos que estão aqui conosco concluindo esta etapa de suas vidas. Agradeço as empresas parceiras e a todos os funcionários, afirmou.  A diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, e a vice-prefeita lembraram a história do convênio e o empenho do deputado federal Jorge Bittar durante as reuniões de elaboração do Prodesmar iniciada dia 13 de julho de 2007 até a assinatura no dia três de julho de 2008. O representante da Câmara Municipal, o vereador Danilo Funke, elogiou o trabalho de articulação da então vereadora, Marilena Garcia, junto ao governo federal e o deputado, para trazer benefícios para a cidade.  Waleska ressaltou a ação do governo Riverton Mussi na descentralização dos cursos do Cetep que atualmente não são dados apenas na Rua Alfredo Backer, mas também no Sana, em Glicério, Córrego do Ouro, Igreja Batista do Cajueiro, nas dependências da Secretaria de Educação, e Escola Municipal Maria Isabel. “Hoje o Cetep é Secretaria de Educação, que integra desde a creche até o ensino superior e os cursos estão mais próximos da população com a descentralização. Os próximos pólos são Aeroporto e Frade. As inscrições estão abertas na Escola Zelita Rocha no Aeroporto”, informou. O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UN-BC, Lincoln Weinhart, lembrou o compromisso da Petrobras com a qualificação profissional. “Através do Prodesmar serão oferecidos 54 cursos até dezembro. Este é um programa de relacionamento com os municípios onde estamos presentes oferecendo qualificação profissional para todos”, disse. 
Secretaria de Agricultura faz análise de solo na Estrada dos Quarenta e no Ribeirão
Cerca de 30 pequenos produtores rurais das localidades do Ribeirão e Estrada dos Quarentas receberam, no último dia 5, os resultados da análise de solo feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca durante o mês de abril. 
De acordo com o engenheiro agrônomo Rodrigo Guedes, que fez a entrega dos resultados, a intenção das análises é revelar aos produtores a real condição de fertilidade da terra para o plantio.
“Com o diagnóstico, os produtores terão a oportunidade de aprimorar o solo e, assim, aumentar sua produtividade. Na maioria dos casos, o produtor esquece que é preciso cuidar do solo. Com base no resultado, fazemos as recomendações sobre o que precisa ser feito para a correção do solo. Desta maneira, o produtor coloca em sua propriedade apenas os nutrientes necessários e na quantidade correta”, afirmou Rodrigo.
Bastante entusiasmado com a iniciativa da Secretaria, o produtor Jaime Vieira de Rocha, de 71 anos, revelou que esta ação será de extrema importância para os produtores locais. “Antes, não tínhamos a noção exata da quantidade de calagem e adubação que deveríamos usar para ter um maior aproveitamento na produção. Com o resultado nas mãos, saberemos o que realmente a terra precisa para um bom plantio. A Secretaria está de parabéns”, disse Jaime.
Além das análises de solo, a Secretaria de Agricultura também está disponibilizando para as duas localidades sete máquinas, sendo cinco tratores e duas retroescavadeiras, que, desde o fim de março, estão trabalhando na limpeza de valas e preparação do solo. “Já atendemos cerca de 50 pequenos produtores, totalizando mais de 60 hectares de terra”, explicou o chefe do departamento de máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Daniel Camargo.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE