Adriano: 'Perdi a alegria de jogar futebol'
Em coletiva, Imperador diz que não sabe quanto tempo ficará sem jogar futebol
Ele nasceu e foi criado na favela da Vila Cruzeiro, subúrbio do Rio. Cresceu, apareceu e, no mundo do futebol, ganhou o apelido de Imperador. Os milhões de dólares, a vida na Europa e a fama não foram capazes de comprar felicidade. Nesta quinta-feira, aos 27 anos, depois de dias agitados, Adriano anunciou que perdeu o brilho e a alegria de jogar bola e interromper a carreira por tempo indeterminado, e pode nunca mais voltar, dando adeus à seleção brasileira.
Vai retornar às origens: “Chegou meu limite, não aguentava mais, perdi o brilho e a alegria de jogar. No Brasil, com o calor humano da família e dos meus amigos, quero voltar a ser feliz”.
O contrato com o Internazionale vai até junho de 2010, com cifras de 5 milhões de euros anuais. Para Adriano, não há dinheiro que compre sua felicidade e a liberdade de andar descalço, de bermuda, soltar pipa e conviver com os amigos de infância na favela. “Tudo ocorreu muito rápido. Virei o Adriano, depois Imperador, você fica deslumbrado. Não tinha nada; de repente, tinha tudo. Às vezes, não importa o dinheiro, só a felicidade”, completou. E soltou um sorriso. Assim Adriano é feliz: no Brasil e na sua comunidade. .
TEMPO NA CARREIRA
“Cheguei ao limite, não aguentava mais. Pensei em parar, mas vou dar um tempo na carreira, um, dois, três meses. Não estava feliz, perdi o brilho e a alegria de jogar. Dinheiro nem sempre é mais importante que a felicidade. Sou feliz no Brasil ao lado da família e dos meus amigos.”
PROBLEMAS
“Disseram que uso drogas, que sou alcoólatra, mas nunca tive contato com drogas. Não sou doente, por isso não vou para clínica alguma. O Adriano não está morto (risos). Estão até me matando. A minha clínica é ficar no Brasil. Não estou deprimido, nem sofro por namorada, apenas por duas mulheres: minha mãe e minha avó.”
AMOR PELA FAVELA
“Não vou deixar de ir à favela. Fiquei três dias na minha comunidade, que é onde me sinto bem, fico de bermuda, descalço, à vontade. Assim quero recomeçar a ser o Adriano. São amigos que me viram desde pequenos, gosto de pessoas humildes. Adoro minha comunidade e não deixo minhas raízes de lado.”
CONTATO COM TRAFICANTES
“Um negócio é conhecer; outro, se envolver. Vou apertar a mão, falar, mas não me envolvo. Mas sei que lá há pessoas boas e as que seguiram outro tipo de vida. Se falar que nunca vi (bandidos), é mentira. Só que uma coisa é saber quem é; outra é se relacionar.”
SONHO X REALIDADE
“Sempre quis ser jogador, mas tudo ocorreu rápido demais. Aos 19 anos, eu já estava saindo do Brasil. Morava na Vila Cruzeiro, não tinha nada e de repente tinha tudo. Virei o Adriano, depois Imperador, tudo muito cedo. Chega um momento em que você acaba ficando deslumbrado.”
FLAMENGO
“Se eu jogar no Brasil, tem de ser no Flamengo. Se não for assim, a minha avó me mata.”
EXEMPLO PARA CRIANÇAS
“Quando era pequeno, acompanhava a vida dos jogadores importantes e procurei me espelhar neles. Hoje, muitas crianças me olham e dizem. ‘Oh, é o Adriano Imperador!’. Fico chateado de tomar essa decisão por aqueles garotos que ‘jogam comigo’ no Playstation.”
INTER DE MILÃO
“Sei que fiz errado, deveria ter comunicado. Eles me compreenderam. Estava me sentindo muito pressionado. Nada contra o Inter de Milão e o presidente do clube, que considero um pai para mim. Mas foi uma opção de vida. Não sei o que vai acontecer daqui para a frente. O meu empresário (Gilmar Rinaldi) ficou de ir à Itália resolver esse problema. Abro mão de salários e pago a multa, se for necessário.”
TOMADA DE DECISÃO
“Queria explicar o que houve nos últimos dias. Colocaram muitas coisas. Tudo o que eu fiz foi bem pensado. Conversei com minha família, meus amigos e meu empresário. Estou fazendo isso pensando na minha felicidade. Muita gente não vai entender, é uma situação ruim, chata, não é fácil. Mas é uma opção de vida. Eu tinha que falar a verdade. Era isso que precisava ser feito.”
E O FUTURO?
“Não penso nisso agora, quero repor as energias, dar um tempo de futebol, dar um stop (parar). Quero viver em paz, voltar a sorrir, ser feliz, sentir o calor humano dos amigos e familiares no Brasil. Gosto sempre de rir, e estava perdendo isso. Não adiantava mentir e dizer que estava legal, se por dentro não funcionava assim. Importante, agora, é ser feliz. todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho, e eu estava infeliz na Itália.”
Os altos e baixos do Imperador
Adriano sai da favela para brilhar no futebol. Carreira é marcada por gols, títulos e também atitudes polêmicas
O anúncio oficial de que vai dar um tempo com o futebol, após longo e polêmico sumiço, não chega a surpreender quem acompanha a carreira de Adriano, craque que surgiu para o mundo da bola como ‘Imperador de Milão’, mas que teve o seu nome envolvido mais em polêmicas do que em importantes conquistas.
E o principal baque sofrido pelo atleta, talvez o que mudou o rumo de sua carreira, aconteceu em 2004, quando um mês depois de ajudar a seleção brasileira a conquistar a Copa América, Adriano teve de enfrentar a morte do pai, Almir. Segundo amigos, o jogador nunca mais foi o mesmo.
Durante a Copa da Alemanha, em 2006, sua atuação nem de longe lembrou o Adriano dos bons tempos. Visivelmente fora de forma, não esteve bem. Em outubro, em má forma no Internazionale, o atacante foi liberado pela diretoria para ‘esfriar’ a cabeça no Rio. No entanto, em vez de descansar, foi visto em bailes funk e andando pela cidade na garupa de uma moto. Em seguida, um jornal sueco divulgou fotos de Adriano cercado de mulheres, cigarros e bebidas alcoólicas numa festinha.
Mas o pior ainda estava por vir. Em fevereiro de 2007, ele foi barrado pelo então técnico do Inter, Roberto Mancini, por ter chegado de ressaca a um treino do clube. E, em março, uma revista italiana divulgou fotos do jogador bebendo champanha durante uma festa, na Itália.
Em setembro de 2007, a mãe do atleta viajou a Milão para ajudar o filho a se recuperar. Investindo nessa recuperação, em novembro, Massimo Moratti, presidente do Inter, deu novas ‘férias’ ao jogador.
No fim de dezembro, Adriano sofreu acidente de carro no Rio, durante as festas de fim de ano. Segundo a imprensa italiana, o jogador estaria bêbado, fato que foi negado pelo seu empresário. Por fim, acabou emprestado ao São Paulo.
Após retornar ao Inter, em julho de 2008, o Imperador entrou em rota de colisão com o treinador José Mourinho. Tanto que, em outubro, foi barrado após chegar atrasado a um treino, por ter passado a noite em uma discoteca.
Em dezembro, pouco aproveitado por Mourinho e convivendo com lesões, Adriano foi liberado para vir ao Brasil antes mesmo das festas de fim de ano. Mas logo na reapresentação, em janeiro de 2009, perdeu o voo e se atrasou. Ainda em janeiro, Adriano deu soco num defensor do Sampdoria e foi suspenso por três jogos.
Mas a bomba que movimentou Milão veio em março, quando um jornal italiano disse que o Inter estaria revoltado com as noitadas do craque e que ele poderia se transferir para o arquirrival Milan.
Mas foi já em abril que, após defender a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2010, Adriano não se reapresentou ao clube italiano, alegando graves problemas particulares, os mesmo problemas que não permitiram que o Imperador voltasse a Milão na semana passada.
‘O MAIS IMPORTANTE AGORA É O ADRIANO SUPERAR OS PROBLEMAS E VOLTAR A SER FELIZ. SÓ ASSIM ELE VAI CONSEGUIR SE REENCONTRAR NA CARREIRA. TORÇO MUITO PARA QUE ELE SEJA FELIZ NOVAMENTE, E JOGANDO FUTEBOL’
DUNGA
‘SÓ TENHO A LAMENTAR POR ESSA DECISÃO. GOSTO MUITO DO FUTEBOL DELE E ELE AINDA TEM MUITO A DAR PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA. MAS, FAZENDO ISSO, ESTÁ DANDO ADEUS À PRÓXIMA COPA DO MUNDO. ESSE GAROTO PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO, ASSIM COMO TODO JOVEM JOGADOR DE FUTEBOL. E SE NÃO É FELIZ NA ITÁLIA, TEM MESMO QUE DIZER QUE NÃO QUER MAIS’.
RICARDO ROCHA
‘ESSA DECISÃO É PESSOAL E ACHO QUE É UMA PENA. TODOS OS JOGADORES BRIGAM PARA PODER JOGAR FORA DO PAÍS, E ELE JÁ NÃO QUER MAIS. DEVE ESTAR MESMO COM PROBLEMAS. O GILMAR, QUE TIROU ELE DO BRASIL COM 18 ANOS, PRECISA FICAR DO LADO DELE NESTE MOMENTO DIFÍCIl’.
JÚNIOR
Polícia prende três homens e encontra 21 carros que seriam roubados
Veículos teriam sido roubados na Barra, Niterói e Baixada Fluminense.
Suspeitos presos fariam parte de quadrilha de roubo de carro.
Três homens foram presos na noite de quinta-feira (9) suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha de roubo de carros na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, Niterói, na Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Segundo agentes da 61ª DP (Xerém), 21 carros que seriam roubados foram encontrados em um sítio em Xerém, na Baixada.
Segundo a polícia, a quadrilha desmanchava os carros em um sítio, queimava as carcaças e as jogava em uma mata na serra de Xerém. Depois de uma denúncia e três meses de investigação, os agentes conseguiram prender os suspeitos quando eles estavam desmanchando os veículos.
Ainda de acordo com os agentes, alguns dos carros, que são modelos de 2008 e 2009, já foram desmanchados, mas outros ainda estariam inteiros. A polícia vai usar dez reboques para recuperar os veículos.
Segundo a polícia, um criminoso ainda está foragido.
Secretaria de Transportes vai investigar tumulto nas barcas
Excesso de passageiros gerou confusão, que causou danos em estação.
Governo vai cobrar soluções de empresa responsável pelo serviço.
A Secretaria estadual de Transportes informou nesta quinta-feira (9) que abriu uma sindicância para investigar a confusão no terminal das barcas, na Praça XV, no Centro do Rio, na noite de quarta-feira (8), que deixou roletas e vidraças quebradas.
A secretaria vai se reunir na próxima segunda-feira (13) com a direção da concessionária Barcas S/A para cobrar melhorias no sistema operacional da empresa.
O governador Sérgio Cabral anunciou que vai se reunir, também na segunda-feira, com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, para discutir os problemas de quarta-feira. A Agência Reguladora, Agetransp, informou que também abriu um processo para apurar o caso. Representantes da Barcas S/A e passageiros devem ser ouvidos.
Ator Malvino Salvador é assaltado na Zona Sul
Criminosos levaram carro, carteira e celular dele.
Ele estava com o carro parado quando foi abordado por suspeitos.
O ator Malvino Salvador foi assaltado na Zona Sul do Rio. De acordo com o depoimento dele na 9ª DP (Catete), dois homens armados o abordaram na Rua Almirante Tamandaré, no Flamengo, na noite de quarta-feira (8).
Malvino contou que o crime ocorreu por volta das 23h. Ele estava com o carro parado na rua esperando por uma amiga quando dois homens anunciaram o assalto. O ator entregou seu carro, sua carteira e outros pertences.
De acordo com a delegada Daniela Rebelo, o ator não conseguiu fazer o retrato falado dos assaltantes.
“Ele disse que foi tudo muito rápido e, como estava nervoso, não conseguiu lembrar de mais características dos criminosos” informou a delegada.
A assessoria de imprensa de Malvino Salvador informou que, apesar do susto, ele está bem e continua estudando os textos do seu próximo trabalho na TV Globo. Malvino interpretará Gabriel, um dos protagonistas da novela "Caras e Bocas".
Criminosos fazem arrastão no subúrbio do Rio
Segundo a polícia, oito pessoas teriam sido vítimas.
Houve perseguição e troca de tiros com policiais.
Criminosos assaltaram pelo menos oito pessoas no fim da noite de quinta-feira (9) em Tomás Coelho, no subúrbio do Rio. Segundo a polícia eles agiram em Pilares, na Avenida Dom Helder Câmara e na Avenida Pastor Martin Luther King, em Tomás Coelho.
Policiais que faziam o patrulhamento na área surpreenderam os criminosos e iniciaram uma perseguição. Eles estariam em dois carros, que também seriam roubados e uma moto, que foi abandonada durante a perseguição.
De acordo com informações da Polícia Militar, os criminosos roubaram pertences das vítimas.
No Morro da Primavera houve intensa troca de tiros, mas ninguém se feriu. Os criminosos conseguiram fugir. As vítimas registraram queixa na 44ª DP (Inhaúma) e na 24ª DP (Piedade).
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!