NOTICIAS REGIÃO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS REGIÃO

Paixão de Cristo emociona público em Macaé
Uma noite de muita emoção. Assim foi a pré-estréia do espetáculo da Paixão de Cristo, que mais uma vez dá um brilho especial à Semana Santa em Macaé. Com o Teatro Municipal repleto de autoridades, imprensa e convidados, o espetáculo só recebeu elogios. Com um texto de narrativa forte e autêntica, figurino detalhado, com cenário caprichado e uma sonoplastia de qualidade, o espetáculo transportou a platéia a vivenciar com Jesus seus últimos dias na terra.
A Paixão de Cristo é uma promoção da Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e da Subsecretaria de Cultura. Com entrada franca, a peça fica em cartaz até domingo, com duas apresentações diárias, às 16h e 20h30m. A bilheteria do Teatro abre às 10h para a entrega dos ingressos. Aplaudido intensamente de pé pelo público presente, ao final do espetáculo o comentário geral era a inteligente abordagem de texto, cenário e figurino, como atestou o casal Juarez e Maria do Carmo Chaloub, que não poupou elogios à produção e à direção. “Achamos uma Paixão de Cristo diferente, leve, com cenas muito bem elaboradas, além de um figurino e um cenário maravilhoso”, comentaram.
Secretaria do Interior atua em melhorias em Glicério
A localidade de Glicério, na região serrana de Macaé, sede do terceiro distrito, continua recebendo a atenção da prefeitura de Macaé. Além da nova sede administrativa, nova iluminação, pintura e reforma no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, a comunidade serrana recebe melhorias da secretaria do Interior. Entre elas, obras de contenção da estrada estadual RJ 168, entre Óleo e Glicério, para melhorar o acesso aos moradores e visitantes.
O secretário do Interior, Delorme Ramos, destaca entre as melhorias efetuadas no distrito, as ações da secretaria na Ilha da Canoa, importante ponto turístico de Glicério, que recebe poda de árvores, limpeza geral, recuperação da parte elétrica, com troca de toda iluminação, pintura e troca de réguas na orla do Rio São Pedro, corte de grama e recuperação do jardim, troca de bancos danificados e pintura. A ponte que liga a orla à Ilha da Canoa também recebeu limpeza e pintura geral. - Quem chega a Glicério, além das cachoeiras, como a Ciriaca, sem dúvida visita a Ilha da Canoa, um dos mais bonitos lugares da região serrana, margeando o Rio São Pedro e com corredeiras que são utilizadas para práticas esportivas. A prefeitura está atuando no local, para preservar essa beleza natural de Macaé, disse o secretário Delorme Ramos. O subsecretário do Interior, Carlos Magno Faturini Abreu, colocou que além desses benefícios e da limpeza das ruas e coleta regular do lixo, Glicério recebeu pintura e limpeza na praça principal e no banheiro publico, corte de grama nos jardins e pintura nos meios-fios. - Estamos trabalhando em todo o interior do município, como na região serrana de Macaé, visando a preservação dos pontos turísticos, disse o subsecretário.  As localidades serranas são muito visitadas por pessoas não só do município, mas da região e de outros locais do Estado. Para melhorar o acesso a essas localidades, a secretaria do Interior vem trabalhando na recuperação de trechos da RJ 168, que é uma estrada estadual, mas que apresenta problemas, como queda de encostas e buracos na pista.  - Além das RJs – 168 e 162 - que são estradas estaduais, a secretaria vem dando atenção às estradas vicinais do município, fundamentais para o escoamento da produção, mas também estamos recuperando ruas e praças das comunidades, além de cuidarmos dos prédios públicos- concluiu o subsecretário Carlos Magno.
Prefeitura lança projeto “Escolhendo seu Futuro” nas escolas da rede
A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana nas escolas de Ensino Médio o projeto “Escolhendo seu Futuro”, que tem como objetivo informar os alunos sobre as áreas acadêmicas de nível superior oferecidas na Cidade Universitária e incentivá-los à graduação.
O programa consiste na visita de um universitário, juntamente com coordenadores da secretaria de Educação, à escola assistida para um bate-papo informal com os alunos. Durante o encontro, são apresentado todos os cursos oferecidos e seu processo de inserção. Atualmente são 12 cursos existentes, divididos entre as universidades UFRJ, UFF e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Durante o encontro com os alunos do Colégio Maria Isabel no Cento da cidade na última terça-feira (07),o estudante do curso Engenharia de Produção, Victor Shuler, tirou dúvidas dos alunos sobre os cursos existentes e revelou a rotina de estudos que criou para conseguir passar no vestibular.  “Estudava diariamente para o concurso, inclusive aos finais de semana. Quando se tem vontade de realizar algo nos dedicamos muito mais”, disse ele, convidando os alunos para o projeto “Conhecendo a Cidade Universitária”, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio no auditório do Campus Universitário, aberto às escolas de nível médio. “Lá vocês receberão mais informações dos cursos e do funcionamento de todo o complexo”, completou.  Na UFRJ, os alunos poderão escolher entre as graduações de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia, Química, Farmácia e Ciências Biológicas. Pela UFF, Administração, Direito e Ciências Contábeis e na FeMASS os cursos oferecidos são, Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.  Os universitários que participaram do programa são oriundos de escolas públicas, criando assim uma identificação com os alunos do Ensino Médio que ao final de cada encontro incentivam a todos a ingressarem em uma universidade pública. Participam do projeto os estudantes: Marcus (Engenharia de Produção - FeMass), Lígia (Biologia - UFRJ), Vítor (Engenharia de Produção), Fábio Roço, (Engenharia de Produção), Igor (Direito UFF), Allysson (Sistemas de Informações – FeMass).
Presidente de Câmara de Carapebus pede saída de secretário
A indicação aprovada foi assinada pela presidente do Legislativo, Tânia Carvalho
Por meio de uma indicação legislativa, a própria presidente da Câmara de Vereadores de Carapebus, Tânia Carvalho (PMDB), pede a exoneração do atual secretário de Saúde do município, Lourenço Carline. A justificativa da vereadora é embasada na Constituição de 1988, que em  seu artigo 23 estipula “como dever do município, juntamente com a União e os Estados, cuidar da saúde e da assistência pública”. O texto afirma que muitas vezes as “pessoas” de “confiança” nomeadas pelo prefeito “não cumprem com seu dever funcional esperado, o que desaponta toda a população”. 
A justificativa ainda diz de um  “completo descaso para com a sociedade que necessita da saúde pública eficiente e imediata, torna o respectivo secretário incapacitado para o cargo, vez que devido à ocorrência de situações que vêm sendo relatadas pela população, o mesmo não se encontra comprometido”. A indicação de Tânia Carvalho foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara da última terça-feira. O secretário de Saúde de Carapebus, questionado sobre o caso pela reportagem de O DEBATE, disse não ter conhecimento do fato. “E não sou a pessoa para responder, o cargo não é meu, é do prefeito”, afirma Carline. Ele disse que está há pouco tempo na função - há 70 dias - e ainda não avaliou seu trabalho à frente da pasta. “Adoto posturas propositivas, não me recordo de em nenhuma oportunidade ter sido procurado por alguém para apontar algum caminho”, alfineta o secretário. “Minha pretensão é de fazer, junto com toda a equipe que tenho na Saúde, um bom trabalho, acredito que estamos caminhando para isso”, completa Carline.
Ontem, ele esteve reunido com outros secretários de Saúde da região tratando de processos de medicina de alta complexidade e sobre a regularização de convênios. Segundo ele, o Estado ainda está muito inibido em sua participação e colaboração na área. “Talvez a participação do Estado esteja em atendimentos nos grandes centros, mas no interior ainda não cumpre seu papel”, lamenta o secretário. Ele explica que ao município cabe a atenção básica. “Mas o munícipe está correto quando bate em nossa porta e nos cobra”, afirma. Como solução, Carapebus está buscando parcerias com cidades da região e também com o setor privado.
Carline aponta convênios assinados com o Hospital Público de Macaé e com o Hospital de Quissamã para atender cidadãos de Carapebus. O secretário se reuniu nesta semana com sua equipe cobrando posicionamento sobre os novos contratos feitos na área da saúde, buscando maior agilidade - os resultados devem ser divulgados na semana que vem. “Sentamos também junto com o HPM na questão da alta complexidade, vendo como vamos pagar pelo serviço, conforme a tabela SUS”, explica o secretário. Ele ainda lembra que, assim como outras cidades da região, Carapebus tem carências em áreas como UTI Neonatal e no setor de politraumatismos. “Até Macaé, que tem bons equipamentos no HPM, em alguns momentos passa por dificuldades e não consegue atender como o pessoal da Saúde gostaria.”
Associação pede explicações sobre a cobrança da taxa de iluminação pública
O Centro Internacional de Desenvolvimento (Ciden) protocolou, na última sexta-feira, um pedido na Prefeitura de Macaé requerendo mais explicações sobre a cobrança da taxa para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, a chamada COSIP, cobrada na conta de energia elétrica do consumidor. 
Com esse documento, o município tem 15 dias para mostrar transparência na arrecadação e aplicação dessa verba. Afinal, cada troca de lâmpadas nos postes de Macaé é pago pelo consumidor, que agora reivindica uma prestação de contas do Executivo.
Entre as informações questionadas no documento está o número de imóveis residenciais e comerciais que pagam o tributo, além dos consumidores que são isentos desse pagamento, que varia de R$3,65 para as residências e R$12,78 para as unidades comerciais.  De acordo com informações da Ampla, a concessionária possui 85.247 mil clientes em todo o município, sendo que a arrecadação prevista da Prefeitura, segundo a Secretaria de Comunicação Social, é de R$960 mil por ano. Mas se somadas as 85 mil contas, com o valor menor da taxa residencial, chega-se a estimativa de R$ 300 mil mensais. No entanto, se a população tiver conhecimento sobre o número de residências que pagam o tributo, é possível saber o valor exato arrecadado pelo governo municipal, já que informações da Prefeitura não condizem com os números da Ampla. A Ciden também levanta outros questionamentos, como o valor das despesas custeadas pela contribuição paga pelo consumidor desde agosto do ano passado, quando os vereadores aprovaram a alteração na lei municipal para autorizar a cobrança na conta de energia elétrica, que antes vinha no IPTU. Além disso, há dúvidas sobre a recém-criada Emopi (Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação) e a forma de contratação da Citeluz, empresa contratada pela Prefeitura para realizar a manutenção da iluminação pública. “Queremos saber sobre os serviços realizados pela empresa, com discriminação dos gastos e investimentos, além de saber, por exemplo, se a verba é repassada para a Secretaria de Fazenda, e depois repassada para a Emopi”, questionou o advogado Luis Felippe Ferreira Klem.
Apesar de receber tal verba, o município ainda não oferece um serviço de qualidade para a população. No mês de março, a equipe de O DEBATE denunciou vários casos de desperdício do dinheiro do consumidor ao registrar postes com as luzes acessas em plena luz do dia. Já foram publicados flagrantes como este nos bairros Praia Campista, Sol y Mar, São José do Barreto e Aterrado do Imburo, próximo a Linha Azul. Por outro lado, bairros como Lagomar, Botafogo, Aeroporto, além de ruas do Centro da cidade, Cajueiros, Riviera, entre outros, sofrem com a falta de iluminação.
Como se pode ver, muitas são as dúvidas ainda não esclarecidas sobre o tributo e os investimentos que justifiquem tal cobrança, que não pode sequer ser questionada pelo consumidor, já que vem atrelada a conta de energia elétrica. Caso não forneça as informações dentro do prazo de 15 dias, a Prefeitura estará sujeita a busca e apreensão de documentos referentes ao COSIP.
Fonte:O Debate
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!