NOTICIAS REGIÃO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS REGIÃO

Paulo Antunes assume Executivo durante viagem de prefeito e vice
Com a viagem do prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), e da vice-prefeita, Marilena Garcia (PT) para Cuba, no final do mês, o posto de chefe do Executivo municipal será ocupado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes (PMDB).
 Esta excursão à ilha comunista está programada para o dia 26 de abril e seguirá até o dia 3 de maio, sendo que é necessário que o Executivo envie ao Legislativo para aprovação o pedido de ausência do cargo. Na América Central, a comitiva da Prefeitura vai buscar troca de experiências sobre políticas desenvolvidas nos setores de saúde, educação e esporte - áreas mais do que premiadas da administração cubana.
Ontem, o presidente da Câmara admitiu o fato de assumir o posto mais alto do Executivo. Mas garantiu que vai agir como tal somente dentro do necessário. “Vou continuar aqui no meu gabinete no Legislativo e vou atuar só se acontecer alguma urgência”, afirma Paulo Antunes, lembrando também que o tempo de viagem do executivo não é maior do que duas semanas. “Não vejo necessidade de trabalhar dentro do gabinete do prefeito já que são apenas dez dias”, explica. Apesar de confirmado pela Prefeitura o intercâmbio em Cuba, a agenda oficial da comitiva liderada por Riverton Mussi só deve ser divulgada na semana que vem.
Esta é a primeira vez na atual gestão que o prefeito reeleito se afasta do cargo. Porém, entre 2005 e 2008 ele se ausentou por três vezes - passando o bastão para o então vice-prefeito, Carlos Augusto de Paula, o Carlão. Em maio de 2006, Carlão assumiu a chefia do Executivo durante uma viagem de Riverton para a China. Um ano depois, o vice voltou a assumir a Prefeitura quando Riverton liderou uma comitiva macaense a cidades europeias, como Madri (Espanha) e Lisboa (Portugal). E, em outubro do ano passado, o prefeito se licenciou por 21 dias - após a campanha eleitoral.
Visual novo para Casa Legislativa Ontem, após a sessão da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes fez vistoria das obras de reforma do prédio do Legislativo. O local, segundo ele, vai ficar todo renovado também em seu visual  - semelhante ao que era há mais de uma década. “A pintura será ocre e o plenário vai ser igual ao de 13 anos atrás”, garante o presidente. Com o avanço das reformas no prédio, as sessões da Câmara começam, a partir de hoje, a serem realizadas no Fórum - também no horário das 10 horas. A diferença, porém, é que - após os feriados da semana que vem - os encontros legislativos ocorrem em terça e quinta-feira, já que quarta é dia de júri no Fórum.
Esta reforma no prédio da praça Gê Sardenberg revelou a situação de estrutura do local. “Nisso aqui não tem cimento, é feito com óleo de baleia e pedras”, diz Paulo Antunes, ao apontar para uma parede da sala de arquivos do Legislativo, no segundo andar do prédio. Ainda de acordo com ele, a praça vai receber um chafariz e iluminação especial. A programação da Casa é entregar a estrutura reformada durante as comemorações do aniversário de Macaé, no dia 29 de julho. Depois disso, setores do Legislativo como arquivamento e controle interno devem continuar no prédio da Rua Télio Barreto.
Nova empresa de transporte aéreo vai operar no Aeroporto de Macaé
A partir do próximo mês, uma nova empresa de transporte aéreo começará a operar no serviço de voos domésticos, nas linhas Macaé-Rio de Janeiro e Macaé-Pampulha, em Minas Gerais, no Aeroporto de Macaé. 
A novidade foi apresentada ontem pelo superintendente do Aeroporto, Hélio Batista dos Santos Filho que afirmou também que na próxima semana deverá ser inaugurada a nova sala de embarque e de desembarque para passageiros dos voos domésticos.
O nome da empresa que será responsável pelos novos voos só deverá ser apresentado na próxima semana. No entanto, o superintendente do Aeroporto de Macaé adiantou apenas que a empresa nunca havia operado na cidade antes. “Ainda não podemos divulgar o nome da empresa, mas, o que podemos adiantar é que ela é de grande porte. A chegada dessa nova linha deverá aumentar o fluxo de passageiros e, assim, a venda de passagens, resultando em mais contribuição para o nosso Aeroporto”, informou o superintendente.
De acordo com Hélio, atualmente apenas a Team Linhas Aéreas opera no Aeroporto, sendo responsável pelos quatro voos diários que partem de Macaé em direção ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, realizados por uma aeronave com capacidade para 19 passageiros.
Ele explicou que a nova empresa disponibilizará um avião com capacidade para 60 passageiros por voo, aumentando assim o número de vagas do serviço de transporte aéreo da cidade. “Atualmente, registramos uma média diária de 19 passageiros. Essas vagas já não estão sendo mais suficientes para a demanda que o serviço da cidade exige. Por isso, acreditamos que com a chegada dessa nova empresa mais passageiros poderão voar de Macaé em direção ao Rio e a Minas Gerais”, apontou Hélio.
Além de aumentar a oferta de vagas, a chegada da nova empresa de linhas aéreas deverá impulsionar também a redução das tarifas dos voos domésticos, consideradas elevadas para o padrão econômico da cidade. “A maioria dos usuários desses serviços é de pessoas ligadas ao segmento Offshore. Mas, muitos empresários e profissionais de outras áreas do município também utilizam o transporte aéreo. Esperamos que mais pessoas possam usufruir dos voos domésticos com a chegada dessa nova empresa”, disse o superintendente.
Nova ala A superintendência do Aeroporto de Macaé se prepara também para inaugurar as novas salas de embarque, desembarque e de espera dos passageiros dos voos domésticos.  A ala, assim como a seção contra incêndio, a torre de controle e o refeitório do terminal da Infraero foram os setores mais afetados pela tempestade seguida por uma rajada de vento de quase 100 km/h, que causou prejuízos em diversos bairros da cidade no início do ano. Avaliado em R$ 297 mil, o projeto de reforma das áreas foi liberado após a equipe técnica da Infraero apresentar um relatório dos estragos registrados à presidência da empresa, em Brasília.  Atualmente, os operários da empresa contratada para realizar os trabalhos executam a parte final de acabamento do teto da sala. 
De acordo com o superintendente do Aeroporto, o setor deverá ser inaugurado na próxima semana. “A expectativa era que o setor fosse inaugurado no início do ano, porém, diante dos estragos causados pela rajada de vento, tivemos que adiar a data. Agora, estão sendo realizados os retoques finais para que as salas possam ser liberadas para os nossos passageiros”, afirmou Hélio. A reforma consiste na recuperação de todo o teto da nova sala de embarque e desembarque de passageiros dos voos não Offshore, assim como a aplicação do forro e a pintura do setor.
Seminário abre canal entre municípios e a ANP
A Prefeitura de Campos abriu um verdadeiro canal com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para os municípios da região petrolífera do interior do estado do Rio de Janeiro apresentarem suas potencialidades para o desenvolvimento de empreendimentos diversificados para o setor.
O Seminário de Petróleo e Bioenergia da Bacia de Campos, que será realizado nesta quinta-feira (16/4), no Centro de Convenções da Uenf. O evento é uma realização da prefeitura de Campos em parceria com ANP e terá participação da prefeita Rosinha Garotinho, que também preside a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e do diretor geral da ANP, Haroldo Lima.
O presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, destaca a importância do seminário: "Até a chegada do pré-sal, Macaé dominava o cenário, com maior renda per capta, arrecadação e número de empregos, sendo o núcleo da produção petrolífera. O seminário vai mostrar como o caminho da produção está se espalhando para Campos e Espírito Santo e criando uma série de vantagens para todos os municípios da região, como é o caso de Quissamã e São João da Barra, com os portos, de Campos, com a base off shore, e de Cabo Frio e Rio das Ostras, com a duplicação da BR 101 e o escoamento da produção. Macaé em nada perderá importância, mas o setor de petróleo é dinâmico e essa nova tendência vai impactar positivamente diversos municípios".
Outro ponto ressaltado por Vidigal foi a aproximação da Ompetro com a ANP, que resultará em um maior entendimento entre seus departamentos de análise técnica e permitirá, por exemplo, prospectar dados sobre produção, orçamento fiscal e investimentos em políticas públicas para os municípios. O presidente do Cidac lembra que, no seminário, o diretor geral da ANP, Haroldo Lima, mostrará as próximas rodadas de licitações e também o potencial de investimentos para o pré-sal, algo em torno de R$ 28 bilhões.
Foi criado um site com a programação e a apresentação dos temas a serem debatidos no seminário, que pode ser acessado por um link na página oficial da prefeitura (www.campos.rj.gov.br). A apresentação do seminário começa com a estrutura de produção e consumo nos municípios da Bacia de Campos, passando por assuntos como o conjunto de investimentos já definidos para a região, incluindo os do pré-sal, e a legislação e partilha dos royalties, concluindo com a discussão que se trava em todo o país e que tramita no Congresso Nacional sobre a distribuição desses recursos. 
Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal atende 24 horas
Implantado em 2007, o Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé realiza ações nas praias dos Cavaleiros, Pecado, Campista e Barra; Lagoa de Imboassica; Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Parque Atalaia e na serra macaense. 
Ao todo, são 24 homens que trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas
O Grupamento possui parcerias com o Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Marinha do Brasil; Policias Militar, Florestal e Federal; Empresas Bj do Brasil e Sampling; Poço das Antas; Instituto Chico Mendes; Guarda Florestal de Rio das Ostras; Escola de Pescadores; Defesa Civil de Macaé e de Carapebus e subsecretaria de Comunicação Social de Macaé. A equipe do Grupamento ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios, foram solucionados 80% dos focos de incêndios detectados. Desde que foi implantado, o Grupamento já capturou 377 animais - uma média de 20 por mês. Logo após o resgate, os animais são levados para tratamento com veterinário da prefeitura de Macaé e soltos em seus habitats naturais.  O grupo realizou diversas incursões para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-2820949 ou 2773-0466. Agente de Meio Ambiente resgata deficiente de cachoeira No último final de semana, o inspetor Carlos Almir do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé, resgatou o deficiente físico e portador de muletas, Marcos Fernando Barreto Mello, 24 anos, morador de São Francisco de Itabapoana, que se atirou na Cachoeira Sete Quedas, no Sana.  O guarda municipal providenciou maca e ambulância e com a ajuda da população, de equipe da ONG Pequena Semente e do Corpo de Bombeiros, fez a remoção do deficiente pela trilha até a ambulância. Marcos Fernando teve fatura e corte profundo na perna e foi levado para atendimento no Hospital Público Municipal de Macaé (HPM).
Prefeitura oferecerá cursos para Bombeiros Mirins
A Prefeitura, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação abrirá, a partir do próximo mês, turma de curso de capacitação exclusiva aos integrantes do projeto Bombeiros Mirins. 
A notícia foi dada, na manhã de quarta-feira (15), pelo coordenador pedagógico Jovenito Tavares durante a visita do grupo de Bombeiros Mirins de Macaé à sede do Centro, na Rua Alfredo Backer.
A qualificação a ser oferecida será decidida pelos próprios jovens do projeto. “A Secretaria de Educação já possui uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Macaé neste projeto. A idéia é estender o acordo, oferecendo cursos a esses meninos e meninas, dando oportunidade de obterem uma qualificação”, explicou. A notícia surpreendeu a todos e agradou aos jovens que agradeceram com entusiasmo. O subtenente Liprince, um dos organizadores do projeto no município, a qualificação será importante. “Temos percebido que os jovens recebem muitas informações relativas à violência, mas têm poucas relacionadas a oportunidades de estudo e trabalho. Esta oportunidade será de grande valia, e espero que saibam aproveitá-la”, disse Liprince.  O subtenente explicou que a visita fez parte de uma programação em que constaram visitas a outros locais, onde são oferecidos cursos de qualificação gratuitos, e teve como objetivo informar aos bombeiros mirins sobre este tipo de oportunidade. O Projeto Bombeiro Mirim, em Macaé, é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação, e visa orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar maior integração entre corporação, escola, família e comunidade. Durante o projeto os jovens aprendem o respeito à hierarquia - ao estilo militar, no sentido mais saudável da palavra, através da ordem unida, que é fundamental para o aprendizado da convivência em grupo. Ao fina l de dois meses (ou um pouco mais, dependendo do cumprimento do currículo), as turmas são formadas, com a aquisição de certificados e medalhas, numa solenidade em que comparecem os instrutores, superiores e autoridades. Um momento de emoção para quem pode, algum dia, vir a abraçar esta carreira.
Tae kwon do: instrutor da GM classifica-se para campeonato internacional
O instrutor de defesa pessoal da Guarda Municipal de Macaé, Dinarte César da Silva Coimbra, mestre faixa preta 4º DAM de tae kwon do, foi campeão na modalidade 80 quilos no Campeonato Brasileiro Militar.
Dinarte representou a Guarda e o município de Macaé na competição, realizada no último final de semana, no Ginásio da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, em Deodoro, no Rio de Janeiro. A competição foi uma seletiva para o Campeonato Intercontinental Militar que será realizado na Pensilvânia, nos Estados Unidos, ainda este ano. Participaram da competição atletas da Guarda Municipal, Polícia Militar, Marinha, Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros de todo o Brasil. Dinarte Coimbra ainda representará Macaé e o Brasil no Mundial aberto que será realizado no Canadá, de 30 de julho a 2 de agosto de 2009.
Prefeitura Inaugura Lan House no Ginásio Municipal
A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, inaugurou, na quarta-feira (15), às 16h, uma Lan House no Ginásio Municipal Poliesportivo Eng. Maurício Bittencourt. Vão utilizar o espaço os participantes dos programas esportivos desenvolvidos no ginásio, pais e familiares.
Durante a inauguração, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, comentou que o novo espaço será importante para as comunidades localizadas no entorno do Ginásio. “Temos aqui jovens que nunca tiveram acesso à internet ou sequer a um computador. Essa, sem dúvida, será uma grande oportunidade para esses meninos”, disse. 
Já o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Roberto Barreto, lembrou que na Lan House serão oferecidos cursos de Informática Básica como Windows, Word e Excel. A notícia causou empolgação aos jovens que estavam presentes. “Esses cursos vão ser muito bons porque vamos aprender a fazer várias coisas no computador, e vai nos ajudar na escola”, disse Emanuel Carvalho, 12 anos, participante do projeto Prata da Casa. 
O também integrante do grupo, Natanael Douglas, 13 anos, o acesso à internet abrirá portas para um novo mundo. “Não tenho acesso à internet e nem ao computador em casa. Aqui vou poder fazer pesquisa para escola, navegar, além dos cursos que vou poder fazer. Vai ser bom”.  Alex Moraes, no entanto, ressaltou que os mais novos só poderão ter acesso à Lan House se estiverem na escola e praticando esporte. “A Lan house deve ser algo bom, que vai trazer novos conhecimentos e não algo que vá prejudicar a vida de vocês. Por isso, também terão horário limitado”. 
O tempo para usar a Internet nestas lan-house é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House, munidos da cópia da certidão de nascimento. O horário de funcionamento será adaptado ao de funcionamento do ginásio. A partir das 18h, só é permitida a permanência de menores entre 14 e 17 anos.  Todas as Lan Houses inauguradas em 17 locais do município são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, do projeto Fábrica de Cidadania. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!