Rio das Ostras começa a conceder licença ambiental a empreendimentos
Lavanderia, retífica de motores e condomínio são as primeiras atividades a receber a licença do município
Preocupada em atuar dentro da lei e preservar o meio ambiente, uma oficina de retífica de motores, que atua há seis anos em Rio das Ostras, foi uma das primeiras a solicitar à Prefeitura a licença ambiental para funcionar. Esse e mais dois empreendimentos, uma lavanderia e um condomínio, iniciaram, na última sexta-feira, 17, o processo de licenciamento ambiental, como prevê o Código Municipal de Meio Ambiente.
Nesse dia, diante dos conselheiros municipais de Meio Ambiente e do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, as empresas entregaram a documentação necessária. Esse é o primeiro passo para a obtenção da licença ambiental. Agora, as atividades serão vistoriadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e instruídas a reduzir a emissão de poluentes. O evento contou também com a presença de servidores e do secretário de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo Dowsley Almeida.
Max Almeida destacou a necessidade de licenciamento das atividades do município com potencial de poluição, como oficinas mecânicas, lava a jatos, fabricas de lajes e manilhas, marmorarias, serralherias, entre outras. “Nossa intenção não é fechar os estabelecimentos, mas atuar em parceria principalmente com os micro e médio empreendedores para juntos preservarmos o nosso ambiente”, disse o secretário.
O município conquistou autonomia para a concessão da licença ambiental por conta de convênio firmado com o Governo do Estado e a instituição do Código Municipal de Meio Ambiente, em novembro de 2008.
O secretário de Meio Ambiente lembrou a importância dos conselheiros municipais para que Rio das Ostras chegasse a esse nível de desenvolvimento de sua política ambiental.
“Essa é uma experiência exitosa e fico satisfeito de poder participar dessa conquista”, disse o conselheiro Rovani Dantas.
O consultor ambiental Fábio Siqueira, responsável pelo licenciamento da retífica de motores e de um lava a jato no município, disse que Rio das Ostras é pioneira na administração com foco na sustentabilidade e entende que as empresas vão gradualmente compreender a necessidade do licenciamento.
“A oficina deve evitar que o óleo descartado chegue ao lençol freático e polua a água”, explica o consultor. "A empresa está percorrendo todo o caminho legal", completa.
Sociedade do Livro inicia trabalhos em 2009
Projeto conta com 1.500 sócios e um acervo de mais de 4.000 publicações
Com o objetivo de despertar o interesse cada vez maior na prática da leitura, a Sociedade do Livro vai iniciar os trabalhos desse ano na próxima sexta-feira, dia 24, na Praça Waldemar Alves Barcelos, na localidade de Cantagalo.
As atividades serão realizadas em frente a Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza e vão contar com teatro de fantoches, contadores de histórias e muito mais.
Atualmente, a Sociedade do Livro conta com mais de 1500 sócios e um acervo que ultrapassa 4000 publicações, entre livros e gibis, dos mais variados autores. De Carlos Drummond de Andrade a Paulo Coelho, passando ainda por Machado de Assis, Agatha Christie, Sidney Sheldon, Graciliano Ramos e Mauricio de Souza.
De acordo com a coordenadora da Sociedade do Livro, Anna Karabachian, um dos destaques do Projeto é o espaço destinado aos gibis na sede, localizada no Centro da Cidadania. “Contamos com uma grande gibiteca, onde separamos uma estante exclusiva para gibis e livros infantis que contam com mais de 500 publicações. Achamos que é uma seção importante porque ajuda a despertar o interesse pela leitura na idade infantil”, explicou.
A Sociedade do Livro foi fundada no final de 2007 como uma indicação do Orçamento Participativo Jovem. Para se tornar sócio, o interessado de preencher um Certificado de Doação para ganhar sua carteirinha, que dará direito a pegar livros e/ou gibis. O associado poderá pegar até três publicações e terá até 15 dias para devolução. Mais informações pelo telefone 2771-2735.
Sábado é Dia de Vacinação de Idosos contra a Gripe em Rio das Ostras
Quem tem 60 anos ou mais deve procurar as unidades de saúde no dia 25 de abril
“Deixe a gripe na saudade, vacine-se”. Com esse slogan, a campanha do Ministério da Saúde esperar estimular todas as pessoas de 60 anos ou mais a se imunizar contra a gripe. Em Rio das Ostras, o Dia D contra a gripe será no próximo sábado, dia 25. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar os idosos, de 8h às 17h. A campanha segue até o dia 8 de maio no município, conforme a programação abaixo.
UNIDADE DE SAÚDE DIAS HORÁRIO
C.S. Extensão do Bosque 2ª a 6ª feira 09 às
13:30 às 16h
P. S. Cantagalo 2ª a 6ª feira 09 às 12 h
13:30 às 16h
P. S. Âncora 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16h
P. S. Cidade Praiana 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16h
P. S. Jardim Mariléa
2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16h
P. S. Mar do Norte 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
C. S. Nova Cidade 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
P. S. Nova Esperança 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
P. S. Operário 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
P. S. Recanto 2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
P. S. Rocha Leão
2ª a 6ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
Policlínica
2ª, 3ª e 4ª feira 09 às 12h
13:30 às 16 h
P.S. Boca da Barra
3ª feira 09 às 12h
4ª e 5ª feira 13:30 às 16h
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!