NOTICIAS REGIÃO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS REGIÃO

FUP sinaliza para o fim da greve
Federação anuncia indicativo de fim da greve após nova reunião
Após uma nova reunião entre representantes dos petroleiros e a gerência nacional da Petrobras, um indicativo para o fim da paralisação - que chegou ontem ao seu quinto dia - foi formalizado por parte da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Assim, cabe agora a cada assembléia regional definir se a greve permanece ou tem fim. Na noite de ontem, o auditório do Sindicato dos Petroleiros Norte Fluminense (Sindipetro-NF)  - bastante lotado - decidia sobre a paralisação na Bacia de Campos. Um dos participantes da reunião com a estatal no Rio de Janeiro explicava os pontos formalizados pela companhia e os motivos para a volta aos trabalhos.
Segundo a FUP, na última proposta apresentada, a Petrobras suprimiu a redação referente à criação de uma comissão para apurar o que foi classificado pela estatal de “excessos” cometidos pelos trabalhadores durante o movimento. Esta discussão deu fim a uma reunião que durou três dias e terminou na tarde de quinta-feira. O indicativo da FUP, anunciado após a aceitação construída na mesa única de negociação pela federação e os seis sindicatos da classe, aponta para o encerramento da greve a partir da meia-noite de hoje.
Além da garantia de não perseguição a nenhum trabalhador após o fim da greve, a negociação também apontou que a estatal vai desistir dos interditos proibitórios contra as entidades sindicais durante estes cinco dias de movimento - que resultou em aplicação de multas astronômicas para as organizações. Sobre os dias parados, de acordo com o divulgado pela FUP, a Petrobras se comprometeu a descontar, parceladamente, um dia por mês, sem qualquer tipo de reflexo. Ainda ontem, em Macaé, ocorreu mais um dia de mobilizações. Durante a manhã, houve panfletagem dos grevistas no Parque de Tubos, diante da sede da estatal. O movimento também se dirigiu para a entrada da Petrobras na Praia Campista, trancando o acesso com carro de som. PROPOSTAS APRESENTADAS PLR 2008A Petrobras avança no piso e no pagamento, que será efetuado em parcela única no dia 5 de maio. A empresa também se compromete a fazer gestões junto à Transpetro, Refap, Petroquisa, TBG e BR Distribuidora para garantirem aos trabalhadores das subsidiárias o mesmo valor praticado pela controladora. Condições de trabalho - A estatal vai agendar reunião em abril para a FUP e os sindicatos discutirem as demandas relacionadas a condições de trabalho e segurança. A empresa também se compromete a realizar uma ampla campanha corporativa sobre a necessidade de registro, análise e tratamento de todos os acidentes e incidentes em suas unidades. Garantia dos postos de trabalhoA Petrobras se compromete a orientar as prestadoras de serviço, durante a renegociação dos contratos, a garantirem os postos e condições de trabalho para por fim a demissões. Pagamento dos feriados - A companhia pagará as horas extras do feriado do dia primeiro de maio, nos regimes especiais. Regramento de PLR - Foi proposto criar um grupo de trabalho formado por representantes da FUP, dos sindicatos filiados e da empresa para iniciar em até 30 dias após a assinatura do acordo a negociação de indicadores, metas, critérios, montante e formas de distribuição das PLRs futuras.
Secretário garante que lixão da cidade já está 100% desativado
Antigo aterro sanitário vai receber tratamento contra roedores e insetos
O antigo aterro sanitário de Macaé, situado a margem da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo a Cabiúnas, já foi desativado. A “aposentadoria” da área, que já havia ultrapassado em dois anos a sua vida útil, foi confirmada pelo secretário municipal de Serviços Públicos (Semusp), George Jardim, que afirmou que a área está sendo utilizada apenas como “ponto de baldeio” provisório.
De acordo com o secretário, o antigo lixão já não recebe mais as cerca de 300 toneladas de lixos produzidos diariamente pela população macaense. George explicou que o local está sendo utilizado provisoriamente como uma espécie de depósito para os materiais transportados pelos 80 caminhões que realizam a coleta do lixo na cidade. “O antigo lixão já está desativado desde o último dia 20 de janeiro. Desde então, ele serve apenas como depósito temporário do lixo recolhido na cidade, para que os materiais possam ser baldeados para três caminhões de grande porte que levam o lixo para o novo aterro sanitário”, explicou George.
Segundo o secretário, o sistema de baldeamento do lixo está sendo adotado para que a coleta de lixo realizada diariamente não seja prejudicada. “O novo aterro foi construído em uma área que está situada a 20 km do centro da cidade, como determina a lei. Por causa da distância, estamos evitando que os caminhões que fazem a coleta nos bairros se desloquem até o novo lixão. Por isso é que implantamos esse sistema de baldeamento”, disse o secretário.
George afirmou ainda que nos próximos 40 dias novos caminhões compactadores de lixo serão integrados a frota de 80 veículos responsáveis atualmente pela coleta dos lixos em todos os bairros e ruas da cidade. “Para não perdemos tempo, o lixo que é depositado no antigo lixão é transportado imediatamente pelos três caminhões, que têm capacidade de carga de 35 toneladas cada um. No entanto, vamos suspender essa operação assim que os novos veículos compactadores chegarem, nos próximos 30 ou 40 dias”, afirmou o secretário.
Após a suspensão do sistema que utiliza o antigo lixão como “ponto de baldeio”, George garantiu que a área receberá um tratamento para a eliminação de insetos e roedores pelos próximos seis meses. “Nós não vamos abandonar a área. O antigo lixão ainda é de nossa responsabilidade e vamos realizar um tratamento com inseticidas e iscas para a eliminação de roedores e insetos. Acreditamos que esse procedimento deva levar ainda uns seis meses para ser concluído”, apontou o secretário. Com a desativação do antigo lixão que, nos últimos anos, se transformou em uma verdadeira montanha de lixo situada logo na chegada da cidade, os materiais descartados pela população serão depositados em um novo local construído pela Prefeitura em uma área liberada pelo governo Estadual no ano passado. De acordo com o secretário, o local já está em pleno funcionamento. “O novo aterro já está recebendo todo o lixo recolhido no município. Ele foi construído dentro das normas ambientais e federais”, completou o secretário.
Continuam as inscrições para cursos na área de petróleo
Permanecem abertas as inscrições para os cursos gratuitos que irão capacitar pessoas para trabalhar na área de hotelaria na área petrolífera. 
Os cursos são oferecidos pela Petrobras em parceria com o Senac para os moradores dos bairros Nova Holanda, Nova Esperança, Malvinas, Botafogo, Lagomar, Fronteira, Morobá, Aroeira, Barra, Ajuda, Morro de São Jorge, Brasília, Morro de Sant’Ana, Morro Santa Mônica, Novo Horizonte e Parque Aeroporto, considerados áreas de risco social da cidade. São 53 vagas para o curso de taifeiro - profissional que cuida da arrumação, limpeza, higienização e organização de camarotes, áreas de circulação, cozinha e lavanderia das plataformas marítimas; 12 vagas para o curso de saloneiro - cuja função é preparar sucos e saladas, organizar e cuidar do salão dos refeitórios das plataformas; e 20 vagas para ajudante de cozinha. 
A iniciativa é do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) na Bacia de Campos. A idéia é viabilizar que os residentes dos bairros de risco social em Macaé tenham a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho da indústria petrolífera com a mesma qualidade dos cursos oferecidos pelo programa, aumentando as chances de empregabilidade na região.
Igor Ribeiro da Costa, morador do bairro Nova Holanda, foi um dos alunos formados no curso de taifeiro no ano passado e já conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. “Saí do curso muito bem preparado e depois de colocar meu currículo no site da empresa eles me ligaram perguntando se eu tinha o curso do Prominp” conta ele, que estava desempregado há oito meses. “Fui admitido e já fiz o curso de Salvatagem pela empresa. Agora estou só aguardando saber em qual plataforma irei trabalhar”, comemorou.
Curso não tem prova de seleção Para participar do projeto, é preciso ter de 18 a 45 anos, estar desempregado e comprovar residência através de contas de água, luz, gás, telefone, declaração da associação de moradores ou contrato de aluguel nos bairros selecionados. Além disso, é preciso ter ensino fundamental concluído.
As inscrições devem ser feitas no Posto Avançado da Petrobras em Macaé, localizado na entrada da empresa na Praia Campista, até 17 de abril, de segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30min e de 13h30 às 17h. Os interessados devem comparecer com os seguintes documentos (original e cópia): carteira de trabalho, declaração de conclusão ou diploma de escolaridade, histórico escolar e documento de identidade, além do comprovante de residência. Como não há prova de seleção, é preciso ser rápido para não perder a oportunidade. As aulas serão iniciadas assim que as turmas forem fechadas, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, em Macaé. 
Ao término das aulas, que duram de um a três meses, os alunos recebem o certificado emitido pelo Prominp. Eles ainda podem ter o currículo cadastrado no site do programa, que é acessado por empresas que contratam serviços na área de hotelaria offshore, aumentando as chances de empregabilidade dos profissionais formados.
Documentos necessários para a inscrição: carteira de trabalho, declaração de conclusão ou diploma de escolaridade, histórico escolar, identidade,  comprovante de residência: contas de luz, água, telefone fixo ou declaração ou contrato de aluguel nos bairros Nova Holanda, Nova Esperança, Malvinas, Botafogo, Lagomar, Fronteira, Morobá, Novo Horizonte, Aroeira, Barra, Ajuda, Morro de São Jorge, Brasília, e Parque Aeroporto. Importante: é necessário apresentar original e cópia de cada documento. Telefone para dúvidas: Senac Macaé: (22) 2772-7173
Macaé vai receber seminário de direito tributário
Representantes de entidades e instituições macaenses, como a 15ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé e a Firjan, se reuniram nesta semana para discutir a elaboração do seminário de direito tributário que será realizado em Macaé. O encontro contou também com a participação de uma juíza do Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu na noite de ontem, no auditório do Hotel Glória Garden, no bairro da Glória. Durante o encontro, foram debatidos temas como os dias e o local onde será realizado o seminário que contará com a presença de magistrados e advogados de toda a região.
“O encontro estava marcado inicialmente para ontem (quinta-feira), mas, por um imprevisto, a juíza do Tribunal do Trabalho não pode vir a Macaé. A reunião foi organizada para agilizar a organização do primeiro seminário de direito tributário”, afirmou o presidente da OAB de Macaé, Atilano Rocha.
De acordo com Atilano, o evento está sendo organizado não apenas para os profissionais que tenham graduação em direito, mas também, para todas as pessoas que se interessam pelo assunto direito tributário. “Ainda vamos definir a quantidade de vagas, os dias e o local onde o seminário vai ser realizado. Mas, de antemão, podemos afirmar que esse será um importante evento para a nossa cidade”, comentou o advogado.
Atilano afirmou também que a expectativa é que o seminário possa ser realizado ainda no primeiro semestre desse ano. “Um evento como esse precisa da parceria de todas as instituições e entidades da cidade, direta ou indiretamente, ligadas as questões do direito tributário. A nossa expectativa é que o seminário seja realizado logo nos próximos meses”, informou o presidente da OAB de Macaé.
Fafima realiza curso de extensão com o tema reforma ortográfica
O curso acontece das 8 às 17 horas e o investimento é de R$40
Hoje (28), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé - Fafima - promove durante todo o dia o curso de extensão “As mudanças nas regras ortográficas da Língua Portuguesa”.O curso acontece das 8 às 17 horas e o investimento é de R$40. Os alunos e ex-alunos da instituição têm desconto e pagam R$30.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da faculdade, localizada na Tenente Rui Lopes Ribeiro, 200 - Centro. Como o número de vagas é limitado, quem deixar para a última hora corre o risco de não conseguir participar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2762-1457.
A responsável pelo curso é a professora e especialista em Língua Portuguesa Contemporânea, Ivânia Ribeiro. Os conteúdos ministrados serão os aspectos políticos, jurídicos e linguísticos que envolvem um acordo ortográfico; o que muda daqui para frente; alfabeto, trema, acentuação e o uso do hífen. “São 21 mudanças, mas somente estas quatro interessam ao nosso país”, comenta a especialista.
Segundo ela, a acentuação e o hífen são as mudanças mais complicadas, que mais geram dúvidas por parte da população. “Porque exigem conhecimento de regras anteriores, diferente do trema, por exemplo, que não é mais usado em nenhum caso”, explica.
O objetivo do curso é apresentar a unificação da grafia como fator de integração das nações que falam a língua portuguesa, destacando as principais mudanças estabelecidas no acordo ortográfico instituído em 1990. “Vou fazer um panorama geral do acordo, o porquê da mudança, até chegar aos pontos principais”, diz Ribeiro.
O curso, aberto a toda a comunidade, tem a intenção de esclarecer a população sobre as mudanças que ocorreram na língua após o dia 1º de janeiro de 2009, data em que a reforma ortográfica entrou em vigor. Por isso, é importante começar um processo de aprendizagem das novas normas linguísticas, já que a partir de 31 de dezembro de 2011, o acordo deve estar plenamente implantado.
Fonte: O Debate
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!