CIDADE RIO DAS OSTRAS | Rio das Ostras Jornal

CIDADE RIO DAS OSTRAS

Cia. de Balé Baía Formosa volta ao Teatro Popular de Rio das Ostras

Bailarinos da cidade fazem apresentações gratuitas no sábado e domingo

Dedicado a Dennis Gray, consagrado bailarino e coreógrafo, “Dr. Coppelius” está de volta ao Teatro Popular de Rio das Ostras. São duas apresentações gratuitas, neste sábado e domingo, dias 4 e 5, às 19h. O espetáculo é encenado pela Baía Formosa, companhia de balé da Fundação de Cultura da cidade, com coreografia e direção geral de Nora Kholki Carneiro.

O balé narra alguns acontecimentos da brilhante trajetória de Dennis Gray, que durante 60 anos teve presença marcante no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A história do bailarino é reconstruída a partir do testemunho de seu amigo Mário de Oliveira, ator e diretor teatral que atualmente mora em Rio das Ostras.

Entre os momentos narrados estão a sedução pelo circo e a fuga para São Paulo que determinam o destino vitorioso de Dennis Gray. O nome do espetáculo faz referência ao papel de Dr. Coppelius, do famoso balé “Coppelia”, com o qual Gray se tornou famoso internacionalmente.

Desde a estréia, em 1948, até sua última apresentação, em 1999, Dennis Gray viveu 51 anos de glórias. Trabalhou com Franco Zeffirelli e ainda no Teatro de Revista, nos filmes da Atlântida e no Cassino da Urca. Uma de suas paixões era lecionar para os jovens da Escola de Dança do Theatro Municipal. O artista fundou e dirigiu a Escola de Dança Clássica e Moderna do Sesi, em Fortaleza, onde desenvolveu trabalho pioneiro, revelando diversos talentos.

Ficha técnica – Com participação especial do ator Carlos Henrique Pimentel, dividindo o papel de Dr.Coppelius com o bailarino Lorenzo Prucoli, o espetáculo traz ainda Giullia Ferreira Barbosa como Coppelia, além dos demais integrantes do Baía Formosa. O roteiro é assinado por Selma Rocha, baseado em depoimentos de Mário de Oliveira; os figurinos são de Nora Kholki Carneiro e Nando Carneiro fez a trilha sonora do espetáculo que tem iluminação de Carlão e sonorização de Mário Telles.

Serviço Teatro Popular fica na Avenida Amazonas, s/nº, Centro e o telefone para informações é 2760-3119. O espetáculo tem entrada franca e os convites podem ser retirados de sexta-feira a domingo, a partir das 14h, na bilheteria do teatro.

Ponte sobre rio das Ostras tem luzes apagadas em adesão à Hora do Planeta

Cidade promoveu concerto da Banda da Guarda Municipal à luz de velas

Como forma de adesão à Hora do Planeta, Rio das Ostras não se limitou a desligar as luzes dos prédios públicos, incluindo as 40 escolas municipais. Ao longo da semana, os estudantes da rede municipal foram conscientizados do valor da ação simbólica contra o aquecimento global por intermédio de atividades. Um dos principais cartões-postais da cidade, a ponte sobre o rio das Ostras, com projeto de iluminação de mais de 200 lâmpadas do consagrado Peter Gasper, também foi apagada das 20h30 às 21h30 do sábado, 28. Neste mesmo horário, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, a Banda da Guarda Municipal realizou um concerto à luz de velas.

“Tivemos uma grande participação da comunidade na Hora do Planeta e isso comprova que as ações de educação ambiental desenvolvidas no município estão alcançando o objetivo de conscientizar e mobilizar os moradores”, afirmou Max José de Almeida, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Em Rio das Ostras, as ações da Hora do Planeta foram promovidas pelo Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, uma parceria das secretárias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. No dia 28, a partir das 17h, na Praça José Pereira Câmara, estandes da Reserva Biológica União, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, e da Ampla, que apresentou a maquete da casa energética, informaram sobre meio ambiente, economia de água e aquecimento global.

Guarda de Rio das Ostras disputa o IV Jogos Brasileiros de Polícias

Cerca de 50 atletas da Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras disputam os IV Jogos Brasileiros de Polícias, que acontecem do dia 3 ao dia 12 de abril no Rio de Janeiro. 

A delegação riostrense é uma das favoritas, já que no ano passado ficou em quarto lugar no quadro geral, com 50 medalhas e seis recordes batidos. Ao todo, os guardas municipais de Rio das Ostras competem em 11 modalidades, sendo quatro também no feminino, contra policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas. “Geralmente somos a única guarda municipal a competir e disputamos de igual para igual, tanto que nossos resultados sempre estão entre os melhores. Esperamos que esse ano não seja diferente. Para isso, os atletas treinam muito durante todo o ano”, lembrou Paulo César Ferreira Rodrigues, coordenador de Projetos Esportivos da Secretaria de Guarda e Trânsito.

O caratê será uma das modalidades disputadas pela guarda de Rio das Ostras

Mostra artística do Parque dos Pássaros é prorrogada até domingo

Criações com material reciclado reproduzem pássaros e outros animais

Com papelões, garrafas PETs e outros materiais reciclados, o artista Waderson de Almeida, o “Son”, dá vida a espécies de pássaros comuns no Brasil como tucano-de-bico-preto, tiê fogo, arara, viuvinha, joão-de-barro e carcará. Parte dessas criações pode ser conferida na mostra “Reino Animal”, que inaugurou neste fim de semana, dias 28 e 29, as atividades culturais do Parque dos Pássaros. Com o objetivo de dar oportunidade a mais pessoas de conhecerem as peças, que incluem ainda outros animais como cobra, onça, jacaré, tatu-bola e anta, a exposição foi prorrogada até o próximo domingo, 5.

O casal Leibenites e Antônia de Souza visitou a mostra e ficou encantado com as criações de Son. “Achei que fossem animais empalhados, tudo está muito bonito”, afirmou o aposentado, que mora no Jardim Mariléa. “Com essa mostra podemos observar que grande parte do material que é descartado, destruindo a natureza, pode ser transformado e se tornar útil”, elogiou a dona de casa Antônia.

“Comecei há dois anos a realizar esse trabalho com material descartado, como forma de alertar sobre a importância de se preservar a natureza. Entre as espécies expostas está até a ararinha azul, ave extinta na natureza que só existe hoje em cativeiro”, afirma Son.

A mostra faz parte do projeto “Natureza e Arte”, uma programação de eventos abertos a moradores e turistas que valoriza artistas locais e, ao mesmo tempo, incentiva a educação ambiental.O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa.

Mostra de fotografias homenageia Rio das Ostras no mês de aniversário

Imagens serão expostas na Casa da Cultura a partir de sexta-feira, dia 3

No mês de aniversário de Rio das Ostras, a Casa da Cultura Dr. Bento Costa Júnior abre as suas portas para uma mostra que reúne imagens de belos cenários e consagrados eventos da cidade. A exposição “Rio das Ostras Fatos e Fotos”, de Antônio Jorge Rodrigues, será inaugurada nesta sexta-feira, 3, e fica em cartaz até o dia 30.

“Na mostra vou expor fotografias de alguns eventos ocorridos nesta década como, por exemplo, alegorias de carnaval, tapetes de sal, Festival de Jazz & Blues, show de fogos de artifício do Revéillon, Festival de Frutos do Mar, entre outros. É com muito orgulho que estou retornando à Casa da Cultura para demonstrar o meu amor pela cidade”, afirma.

Gerente de Contabilidade de uma grande empresa, Antônio Jorge é frequentador assíduo de Rio das Ostras e não perde uma oportunidade de captar imagens da cidade. Na mostra expõe painéis com diferentes ângulos dos eventos e das paisagens.

Serviço  

Casa da Cultura Bento Costa Júnior. Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, no Centro. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 18h; domingos, das 10h às 18h.

 Fonte: Secom

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!