Errou ao declarar o IR? Veja como corrigir e ficar em dia com o Leão
Informações incorretas devem ser corrigidas o quanto antes. Erros em declarações de anos anteriores também podem ser retificados.
Se depois de preencher a declaração do Imposto de Renda e enviá-la para a Receita Federal você descobrir erros, não se desespere: ainda há tempo para fazer uma declaração retificadora e corrigir os dados, segundo especialista consultado pelo G1.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, José Heleno Mariano, as retificadoras podem ser feitas durante todo o ano e até para alterar informações de anos anteriores.
O contribuinte tem o prazo de cinco anos para retificar a declaração, segundo informações da Receita Federal. Durante o prazo normal de entrega, que termina no dia 30 de abril, a retificadora pode ser alterada tanto para o modelo simplificado quanto para o completo.
Terminado o prazo, a declaração retificadora deve ser entregue no mesmo modelo (completo ou simplificado) da última declaração transmitida. “(Depois) de 30 de abril, o contribuinte não pode mais retificar trocando o formulário”, explica Mariano.
Regras
Segundo o especialista, a declaração retificadora pode ser usada para alterar qualquer tipo de informação: desde os dados cadastrais, como o endereço do contribuinte, até valores de rendimentos. “Por exemplo, se (o contribuinte) classifica um rendimento como tributável e depois descobre que era não-tributável”, diz o presidente do Sindicato dos Contabilistas.
Alguns detalhes são importantes: é obrigatório informar o número do recibo da declaração anterior. Em casos em que a correção é de uma declaração antiga, ela deve ser feita no programa da Receita referente ao ano em que a declaração foi entregue.
Além disso, o contribuinte deve saber que, ao fazer a retificação, dá alguns passos rumo "ao fim da fila" para receber a restituição. "Quando o contribuinte entrega a retificadora, cancela a antiga. A data de entrega que a Receita passa a considerar é a nova", afirma o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
No entanto, quanto mais demorar a corrigir os dados, mais o contribuinte vai esperar pela restituição.
Como fazer
Para quem deseja retificar uma declaração, é bom ficar atento: não é possível fazer este tipo de correção em formulários de papel, afirma o contador. O contribuinte tem as seguintes opções: fazer e transmitir pela internet, no programa Imposto de Renda Pessoa Física, ou gravá-la em disquete ou pendrive e levar a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Receita, o procedimento deve ser o seguinte:
- baixe o programa adequado (Ex: para retificar o exercício 2008/ano-calendário 2007 é preciso utilizar o programa IRPF 2008);
- responder "Sim" à pergunta: "Esta declaração é retificadora?"
- após responder "Sim", o programa abre um campo para que seja informado o número do recibo da declaração imediatamente anterior.
- Em seguida, o contribuinte deve incluir ou corrigir as informações, gravar e transmitir a declaração pela internet (Receitanet).
'Só pensei em ajudar meu amigo', diz 'menino-herói' de Vitória
Ele afirma que não teve medo ao socorrer amigo que teve perna decepada. Mãe diz que fica preocupada sempre que filho sai para brincar.
“Eu não pensei em nada, só na vida do meu amigo”. Essa foi a reação de Vinícius Cordeiro, de 13 anos, ao ajudar o amigo, que teve a perna decepada por uma embarcação. O acidente aconteceu no dia 22 de março, enquanto ambos nadavam próximo a um antigo cais de Vitória. Vinícius, em conversa com o G1, disse que não sentiu medo quando decidiu ajudar. Na hora, vendo o amigo ferido, teve o impulso de nadar até ele e ajudá-lo a sair da água. “Ele veio agarrado na minha bermuda. Eu vim nadando e botei ele sentado na escada”, conta o menino. “Ele age muito pelo impulso, isso é dele mesmo. Sempre foi assim”, diz a mãe de Vinícius, Carolina Cordeiro. Apesar de aprovar as ações do filho, Carolina admite que fica preocupada. “Sempre que ele sai, a gente tem que ficar pedindo a Deus que o proteja.”
Na manhã desta terça-feira (31), Vinícius visitou o amigo, que recebeu alta dos médicos. Durante a entrevista, Vinícius falou pouco, evitando recordar o episódio em que o amigo se machucou. “Ele ainda fica muito emocionado pelo que aconteceu”, diz Carolina.
Famoso Há pouco mais de dois anos, Vinícius e um amigo entraram em uma casa do bairro, que estava pegando fogo. Ele ajudou três crianças que estavam na casa a escaparem do incêndio. “Só me preocupei com a vida das crianças”, afirma. A repercussão do fato fez com que o menino ficasse conhecido no bairro em que mora. Vinícius, entretanto, não se sente à vontade com a fama. “O pessoal fica me parando na rua, me chamam de herói. Ficam perguntando como aconteceram as coisas, mas eu não gosto muito disso. Não quero ficar lembrando.” Apesar do perigo, Vinícius garante que não vai deixar de ajudar as pessoas. “Eu faria tudo de novo sem pensar”, diz o menino. Carolina diz que procura aconselhar o filho. “Conversamos muito com ele, porque pode ser que ele se machuque também, ao tentar ajudar uma pessoa. Mas ele está fazendo coisas muito boas e eu fico satisfeita”, afirma a mãe.
Sogra é acusada de 'escravizar' três noras na Grã-Bretanha
Paquistanesa de 62 anos forçava mulheres a trabalhar sem poder sair de casa.
Uma paquistanesa de 62 anos está sendo julgada na Grã-Bretanha por ter mantido suas três noras em regime de escravidão por mais de uma década.
As três mulheres, cujos casamentos haviam sido arranjados, acusam Naseebah Bibi de as forçar a trabalhar durante todo o dia, de as impedir de sair de casa e ainda de ameaçar ou usar força física contra elas.
Uma delas conseguiu escapar e contar seu drama a um vizinho, que então chamou a polícia.
"Bibi estava claramente explorando essas mulheres", disse Philip Boyd, promotor do caso, na terça-feira, primeiro dia do julgamento, na cidade de Preston. "Elas eram tratadas como crianças, como escravas e até como cachorros, em um regime de ameaças e uso da força."
Bibi, mãe de cinco filhos, nega as acusações.
Todas as mulheres vieram do Paquistão em casamentos arranjados com os filhos de Bibi.
Uma delas apenas descobriu que o marido já tinha outra mulher e filhos quando chegou ao país, em 2001. Ela passou 18 meses na casa da família de Bibi, em Blackburn, sendo forçada a cuidar de todas as tarefas domésticas e sem poder sair.
Por fim, em 2003, foi levada de volta ao Paquistão e abandonada.
Mas foi a primeira nora de Bibi, Nagina, quem passou mais tempo vivendo o mesmo drama. Ela se casou em 1993 e logo foi morar na mesma casa que a sogra e o resto da família.
"Assim que chegou a este país, ela foi forçada a passar o dia costurando em uma máquina industrial, sem receber nada pelo seu trabalho", disse Boyd.
A situação só acabou em 2006, quando um dos filhos de Nagina disse a professoras da creche que sua avó batia em sua mãe, provocando a intervenção de assistentes sociais.
Mesmo assim, o sofrimento continuou para a terceira nora, Nisbah, que em 2007 conseguiu fugir para a casa de um vizinho, que então alertou a polícia.
Triceratops formava bando de 'adolescentes', indicam fósseis
Paleontólogos acharam restos de vários indivíduos juntos pela primeira vez. Indivíduos imaturos podem ter vivido em bandos para se proteger.
Acabou a solidão de um dos dinossauros mais populares do mundo. O chifrudo Triceratops, herbívoro que povoava o interior da América do Norte há 66 milhões de anos, parece ter passado ao menos parte de sua vida em bandos. É o que indica um grupo de ao menos três "adolescentes" da espécie, desenterrado por um quarteto de pesquisadores americanos.
A equipe capitaneada por Stephen L. Brusatte, do Museu Americano de História Natural, relata as descobertas na última edição da revista científica "Journal of Vertebrate Paleontology". O que acontece é que, embora o Triceratops esteja entre os dinossauros mais estudados, até agora os pesquisadores só tinham encontrados indivíduos isolados. Esse é o paradoxo: a grande maioria dos dinos aparentados ao bicho já foi encontrado em grandes "leitos de ossos" (associações muito próximas de vários indivíduos, no mesmo nível de camadas de rocha). Em alguns casos, há centenas ou até milhares de bichos juntos.
O que Brusatte e seus colegas acharam no sítio paleontológico Homer (batizado em homenagem ao indefectível patriarca dos Simpsons), no estado americano de Montana, não é tão espetacular, mas sugere fortemente hábitos gregários entre os Triceratops imaturos. Os bichos têm a mesma idade, a julgar pelos ossos ainda com espaços correspondentes a cartilagens (humanos em crescimento também os apresentam) e parecem ter morrido juntos, no lugar onde foram achados.
A equipe especula que os bichos podem ter se juntado apenas durante o período de imaturidade como forma de se proteger de predadores. Já adultos, eles poderiam levar uma existência mais solitária, o que explicaria a disparidade entre os fósseis achados até agora e a nova descoberta.
Secretaria recomenda vacina contra febre amarela para quem viajar para o interior
Região de Botucatu teve 18 casos e oito mortes pela doença em 2009. Rodoviárias do Tietê e da Barra Funda, em SP, aplicam a vacina.
Quem pretende viajar no feriado da Páscoa para a região de Botucatu, a 238 km de São Paulo, deve tomar a vacina contra a febre amarela preferencialmente até esta quarta-feira (1º). Este ano, já foram registrados 18 casos da doença em 20 municípios da região. Destes, oito pessoas morreram.
A vacina contra a febre amarela deve ser tomada dez dias antes da pessoa ir para uma região onde há casos da doença. Segundo Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde, o risco é maior para as pessoas que vão para áreas rurais. “Nesses locais, onde ocorreram mais casos, a imunização está sendo incrementada”, afirmou.
De acordo com Helena, pessoas que fazem tratamento com quimioterapia e radioterapia ou têm reações alérgicas graves podem ter problemas com a vacina. Sem estes problemas, a injeção é recomendada para qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade. “Principalmente quem vai viajar para um sítio dessa região, vai pescar, precisa tomar a vacina”, disse Helena. Na capital, vários postos estão aplicando a vacina. Três deles ficam abertos todos os dias, das 8h às 20h: nas rodoviárias do Tietê e da Barra Funda e no Instituo Pasteur. Na região noroeste do estado, mais afetada, todos os postos de saúde também têm a vacina disponível.
Morre o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín
Alfonsín tinha 82 anos e tinha câncer de pulmão. Ele foi o primeiro presidente após a ditadura que governou até 1983.
O ex-presidente argentino Raúl Alfonsín morreu nesta terça-feira (31) em Buenos Aires, aos 82 anos, vítima de uma pneumonia agravada por um câncer pulmonar que o afetava desde 2007.
O anúncio oficial da morte de Alfonsín foi feito por seu médico, Alberto Sadler. Nos últimos dias, o estado de saúde dele se agravara muito. A última aparição pública havia sido em outubro passado, quando foi à inauguração de um busto com sua imagem no salão que lembra os ex-presidentes na sede do governo, homenagem liderada pela chefe de Estado, Cristina Fernández.
Alfonsín foi o primeiro chefe de Estado eleito após a última ditadura argentina, que ficou no poder até 1983. Apesar de estar doente há anos e de não ter nenhum cargo público, ele continuava sendo uma figura influente no partido União Cívica Radical, que faz oposição ao governo.
Ele governou até 1989 e ganhou admiração mundial por levar a julgamento líderes militares que torturaram e mataram ativistas de esquerda durante a chamada "guerra suja" da ditadura.
Brasil
O governo de Alfonsín ficou marcado por acordos com o Brasil que formaram o embrião do atual Mercosul. O presidente argentino assinou junto com o então presidente brasileiro, José Sarney, um acordo de integração econômica entre os dois países. Foi uma retomada na parceria política entre as duas nações que acabavam de sair de longos períodos autoritários.
Os dois assinaram, em 30 de novembro de 1985, na fronteira entre os dois países, a Declaração de Iguaçu, que colocou fim a décadas de desconfiança recíproca e estabeleceu as bases para a criação do futuro Mercosul. Por mais que o atual bloco de países (que hoje inclui ainda Paraguai e Uruguai) tenha um foco maior na economia, a parceria política também era discutida na época em que o acordo foi firmado.
Volta à democracia
Advogado de profissão, Alfonsín governou a Argentina entre 1983 e 1989, período conturbado pelos ressentimentos causados por uma ditadura que perseguiu e matou milhares de dissidentes durante os sete anos que esteve no poder.
Numa era repleta de breves períodos democráticos interrompidos por golpes militares, ele foi um dos fundadores da Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (APDH), pioneira na luta contra o autoritarismo e a repressão ilegal.
O ex-presidente e líder da União Cívica Radical, um partido de centro, liderou o histórico julgamento da Junta Militar em 1985, que acabou com a prisão da cúpula da ditadura. Em virtude do avanço nas investigações sobre os crimes cometidos nos chamados "anos de chumbo", o governo de Alfonsín enfrentou rebeliões e levantes militares, que foram sufocadas por tropas leais e com a presença popular nas ruas. Nesse contexto, entre 1986 e 1987, o Executivo impulsionou a aprovação parlamentar das leis de Obediência Devida e Ponto Final, que isentaram de responsabilidade mais de mil de acusados de crimes de lesa-humanidade.
Político
A carreira política de Alfonsín teve início em 1954, quando foi eleito vereador em sua cidade natal. Depois, ocupou uma cadeira como legislador provincial e, posteriormente, como deputado nacional. Em 1973, perdeu para Ricardo Balbín a candidatura de seu partido às eleições presidenciais. A Presidência de Alfonsín terminou prematuramente em meio a uma forte crise econômica e violentas greves de sindicatos, majoritariamente de oposição.
Seu médico disse que o ex-chefe do Estado "estava adormecido" quando morreu, e lembrou que Alfonsín, que tinha um câncer pulmonar com metástase óssea, "teve um quadro de pneumonia aspirativa nos últimos dias" e que "isso causou sua morte".
Investigação da PF aponta suposta fortuna de Jânio Quadros no exterior
Suspeita surgiu em meio à operação que investiga a Camargo Corrêa. Neto de ex-presidente nega ter contratado advogado para procurar conta.
As investigações da Polícia Federal na Operação Castelo de Areia revelam uma suspeita que envolve o passado de um dos personagens mais controversos da política brasileira: o ex-presidente Jânio da Silva Quadros.
A suspeita inesperada surgiu em meio às investigações sobre as operações da construtora Camargo Corrêa, que acabou chegando a nomes de políticos no meio de conversas e e-mails interceptados com autorização judicial. Segundo a apuração, o ex-presidente teria uma fortuna escondida fora do país. As buscas pelo dinheiro começaram no apartamento do consultor financeiro Kurt Pickel, indiciado por crimes financeiros na operação da PF. A fortuna que Kurt se empenhou em localizar seria do ex-presidente e ex-prefeito de São Paulo.
Interessado na suposta herança, o neto do ex-prefeito, Jânio Quadros Neto, contratou o advogado Marcos Vilarinho, que pediu a ajuda de Pickel na empreitada. O consultor financeiro recorreu, então, a outro advogado, Patrice le Houelleur, de Genebra. Kurt Pikel escreveu: “São fundos provavelmente substanciais, excedendo 20 mio, do senhor Jânio da Silva Quadros”, o que a Policia Federal interpretou como provavelmente 20 milhões em moeda não mencionada. Kurt diz ainda: “o finado Jânio Quadros era conhecido como um homem inteligente, astuto e sem dúvida escondeu bem os fundos que possuía no exterior”. Em resposta, o advogado suíço pede uma procuração assinada pelos herdeiros para iniciar a pesquisa nos bancos suíços.
No passado, Jânio Quadros foi acusado por opositores e pela própria filha de ter uma conta secreta na Suiça - o que ele sempre negou. Num dos e-mails para o advogado de Genebra, Kurt Pickel dá detalhes que, segundo ele, recebeu do neto de Jânio. “Meu avô tinha uma conta no Citibank da Suíça. Esta conta foi fechada e o dinheiro transferido para uma nova conta”, diz. O interesse do neto de Jânio Quadros está registrado em conversas gravadas. Numa delas, ele pergunta a Vilarinho: “Alguma novidade lá do advogado da Europa? Eles vão abordar a instituição? Como vai ser?” O último registro da Policia Federal sobre as supostas contas secretas do ex-presidente é de outubro do ano passado. Segundo o próprio advogado Marcos Vilarinho, a família de Jânio Quadros concordou em interromper a procura por causa da dificuldade e do alto custo das buscas.Informado pela polícia sobre o teor das interceptações, o Ministério Público Federal informou que vai abrir uma investigação específica sobre o caso e vai pedir informações às autoridades suíças.
O consultor Kurt Pickel não quis comentar as investigações. Nos Estados Unidos, o neto do ex-presidente Jânio Quadros negou que tenha procurado advogados para investigar a existência de supostas contas do avô no exterior.
Natalie Cole diz que precisa de um doador de rim
Cantora deu entrevista para a rede de TV CNN. Em fevereiro de 2008, ela teve diagnosticado hepatite C.
A cantora Natalie Cole disse que está precisando de um doador de rim durante entrevista para o programa de Larry King, na CNN.
Segundo ela, a descoberta aconteceu após ter diagnosticado hepatite C, em fevereiro de 2008. Após passar por quimioterapia, seus rins pararam de funcionar.
A rede de TV disse que dezenas de e-mails foram enviados depois de a cantora contar que teve batalhas contra as drogas, doenças e a procura por um rim.
Segundo a CNN, as pessoas se ofereceram para saber se o rim é compatível com a de Natalie Cole. Em seguida, King mostrou e entregou em papel todos os e-mails dos fãs.
“Estas pessoas querem dar um rim para você”, disse o apresentador.
“Há grandes pessoas lá fora. É o que eu posso dizer”, afirmou Natalie, que já teve problemas com cocaína e heroína. “Eu estou em uma longa lista que está procurando por doadores”, completou a cantora, filha do legendário Nat King Cole.
Natalie ganhou seis Grammy em 1991 pelo álbum: “Unforgettable... With Love”. Este ano, ela recebeu mais dois prêmios.
“Estou podendo continuar a trabalhar, porque faço diálise em Istambul, Milão, Indonésia, Manilla, Londres. É incrível”, afirmou.
Fonte:G1
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!