NOTICIAS RIO DAS OSTRAS | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras oferece atendimento de saúde e apoio a adolescentes grávidas

Evento promovido pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente reuniu cerca de 50 jovens

Além da necessidade das consultas de saúde, é comum que as grávidas tenham ansiedade com relação à gestação. No caso das adolescentes, o período de gravidez pode ser ainda mais delicado. Por isso, a Secretaria de Saúde realiza um atendimento específico para gestantes de 12 a 19 anos, desenvolvido pelo Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente – Nasa. Dia 26 de março, o Núcleo promoveu um dia especial de atendimento, que reuniu cerca de 50 jovens, na sede da Secretaria de Educação.

Nesse dia, as adolescentes puderam dispor dos serviços oferecidos pelo Núcleo, como grupos de apoio terapêutico, orientação nutricional, de saúde bucal, assistência social, entre outras áreas, além das consultas de Pré-natal, com médico e enfermeiros. Foi uma oportunidade também para as adolescentes aprenderem mais sobre o parto, incluindo a diferença entre o natural e a cesariana. Elas ainda trocaram experiências entre si e puderam ver que ansiedade é comum entre todas elas.

“Eu achei ótimo esse encontro porque eu ainda tenho muitas dúvidas. Acho que toda grávida fica assim...ansiosa, meio nervosa, mas adolescente fica muito mais”, opina Cassiane Ramos, de 17 anos. Aos oito meses de gestação, ela foi acompanhada pelos profissionais do Nasa durante todo o pré-natal. A mãe de Cassiane, Maria Luiza Oliveira, também ficou grávida na adolescência, mas, segundo ela, não teve todo esse aparato à disposição. “Naquela época era mais difícil e a gente não conversava assim com os médicos para tirar dúvidas”, lamenta Maria Luiza.

Ao final do evento, algumas jovens foram conhecer a maternidade e saber mais sobre o momento do parto e ver de perto que esse pode e deve ser um momento feliz e especial.

Gravidez na adolescência - O trabalho do Nasa vem contribuindo para reduzir o índice de gravidez na adolescência em Rio das Ostras. Em 2007, 31% das gestantes atendidas na rede pública eram adolescentes. No ano passado, o índice foi reduzido para 28%. “Com acompanhamento e apoio, estamos conseguindo evitar uma segunda gravidez indesejada dessas jovens”, disse a coordenadora do Núcleo de Atenção Integral do Adolescente, Andréa Viana.

Motociclistas se reúnem em Rio das Ostras para um grande evento

 

 Cerca de 25 mil motociclistas da América Latina participam do 14º Encontro Internacional de Motociclistas  Ostrascycle 2009, em Rio das Ostras, na Praia de Costa Azul, nesta quinta-feira. A banda Faixa Etária vai ser homenageada com a medalha do Mérito Motociclístico, oferecida pela Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ). Estão previstos 15 shows com entrada franca durante todo o evento.

Rio das Ostras promove o XIV Encontro Internacional de Motociclistas

Rio das Ostras está com tudo pronto para realizar mais uma edição do Encontro Internacional de Motociclistas – XIV Ostras Cycle, que acontece entre os dias 26 e 29 de março, em Costazul. 

As atrações acontecerão ao longo da Avenida Governador Roberto Silveira, na orla e no camping de Costazul. A programação consiste em shows musicais e apresentações de esportes radicais, como Globo da Morte e Free Style Motocross.

A abertura do evento será no dia 26, quinta-feira, às 19h. A atração será a Banda PDA. Na seqüência, se apresenta a Banda Rei Midas, às 21h, e a Big Bad Blues, às 23h. Na sexta-feira, dia 27, às 18h, o show será com a Banda Raul Seixas Cover, às 20h, com a Sanctuarium, às 22h, com a Strada de Terra e às 0h, com a Banda Cover Flaming Younth.

No sábado, a Banda Wood Stock se apresenta às 12h, no Camping em Costazul. Às 16h, o show será com a Banda Sangria, às 18h, com a Banda Segredo de Estado, às 20h, com a Banda Jamaica Rock Band. Fecham a noite de sábado, a Banda Faixa Etária, às 22h e a Banda Tocaia, às 0h. No domingo, a abertura do evento será às 10h, e às 15h, o show será da Banda Cilindrada. A Banda Dona Opala faz o último show, às 17h, com previsão de término às 19h.

ESPORTES RADICAIS – Durante todos os dias do evento, acontecem espetáculos de esportes radicais, no camping Costazul. A entrada será 1 kg de alimento não-perecível.

Na noite de quinta-feira, dia 27, vários pilotos farão as primeiras apresentações do Globo da Morte, às 20h30. Na sexta, o evento acontece no mesmo horário. No sábado, aos motociclistas voltam às 16h e às 20h30 e no domingo, às 15h e 17h.

Mas a grande atração ficará por conta das duas apresentações de Free Style Motocross Show, que acontecerão na sexta e no sábado, sempre às 21h, com a equipe do Jorge Negretti e o campeão da Copa Brasil de Freestyle, Gilmar Flores, o Joaninha.

Jorge Negretti tem mais de 20 anos de experiência no motocross e é o mais reconhecido piloto do Brasil na modalidade freestyle. Joaninha é o único brasileiro a executar o backflip, um looping invertido. 

LAVA JATO – Para quem quiser manter a moto limpa durante os dias de evento sem pagar nada, o Ostras Cycle também terá um Lava Jato que funciona na sexta-feira, das 14h às 17h, e no sábado e domingo, das 10h às 17h.

PÚBLICO- O Ostracycle acontece há 14 anos em Rio das Ostras. A estimativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio é que o último evento tenha recebido 800 motoclubes do Brasil e exterior. O XIII Encontro Nacional de Motociclistas – Ostras Cycle é uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras, tem organização dos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ).

Rio das Ostras faz cortes e prioriza investimento em Saúde e Educação

Diante da crise econômica, festa de aniversário da cidade será menor que em 2008. Objetivo é priorizar serviços essenciais.

A grave crise econômica que atinge o mundo reduziu a arrecadação dos royalties de petróleo. Rio das Ostras, como todas as cidades da região, foi obrigada a rever investimentos. O objetivo é priorizar os serviços essenciais e reduzir os gastos em outras áreas, como exemplo, na festa de aniversário da cidade que, este ano, será um evento menor que o realizado em 2008.

Só este ano, o município sofreu uma perda de mais de 30% na receita de royalties. A Prefeitura está fazendo ajustes orçamentários para não prejudicar a população – que necessita prioritariamente de serviços de educação, saúde, obras e assistência social. Serão então cortadas despesas que não atinjam diretamente os moradores.

“O momento nos obriga a ser rigorosos nos investimentos. A crise afetou gravemente nosso orçamento, porém não podemos sacrificar os serviços essenciais”, disse o secretário de Fazenda João Batista Gonçalves. Ele explica que, por conta desses ajustes, o município teve de reduzir a programação da festa de aniversário da cidade em relação ao ano passado. “Temos que ser responsáveis com o orçamento público. A população não pode ser prejudicada em suas necessidades básicas”, completa o secretário.

Este ano, o aniversário de 17 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras vai contar com os desfiles comemorativos, no dia 9 de abril, além de shows do cantor Daniel, no sábado, dia 11, e do grupo Falamansa, no domingo, 12. O evento acontece no antigo camping de Costazul.

Secretaria de Planejamento e conselheiros do Orçamento Participativo discutem LDO 2010

Reunião vai servir para esclarecimentos sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

Na próxima terça-feira, dia 31 de março, a equipe da Secretaria de Planejamento vai se reunir com os conselheiros do Planejamento e Orçamento Participativo para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2010. A reunião está marcada para às 18h30 no auditório da sede administrativa da Prefeitura de Rio das Ostras.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, o objetivo é debater as diretrizes orçamentárias que já estão sendo trabalhadas nas secretarias de governo e aprimorar os conhecimentos da lei. “Esse encontro com os conselheiros vai ajudá-los a entender melhor a aplicação da lei e tirar qualquer dúvida que eles venham a ter. A participação da sociedade é muito importante para a construção das políticas públicas do município”, declarou a secretária.

 

Curso de fotografia em Rio das Ostras

Papo Fotográfico terá mais uma edição a partir do dia 30 de março

O fotógrafo Maurício Rocha ministra a partir do dia 30 de março mais uma edição do Papo Fotográfico, curso básico de arte e técnica fotográfica. As inscrições podem ser feitas no dia 30, diretamente com Maurício, no local do curso. As aulas teóricas acontecem das 18h30 às 21h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, nos dias 30, 01, 06, 08. As aulas práticas serão das 9h às 13h, nos dias 04 e 11, em local a combinar com os alunos.

O custo é R$ 50 e os participantes receberão apostilas e um CD com cerca de 600 fotos exclusivas. A idade mínima para fazer o curso é de 13 anos e  é recomendável levar câmera fotográfica.

Mais informações pelo e-mail mauríciorocha06@yahoo.com.br ou pelo telefone (22) 9261-0789.

Festa de aniversário de Rio das Ostras terá Daniel e Falamansa

Comemoração da emancipação político-administrativa acontece nos dias 11 e 12 de abril

Rio das Ostras comemora os 17 anos de emancipação político-administrativa nos dias 11 e 12 de abril. Dois grandes shows estão sendo preparados para a festa de aniversário da cidade, dia 10 de abril. O evento será realizado no antigo Camping em Costazul. O cantor Daniel se apresenta no sábado, a partir das 23h, e o grupo de Forró Falamansa faz a festa no dia 12, às 22h.

Daniel é um dos principais cantores sertanejos do país e tem 24 anos de carreira. Já vendeu 12,5 milhões de discos em toda a sua carreira – 8 Cds João Paulo & Daniel, 14 Cds solo e 3 Dvds. Seu show conta com músicas do novo Cd, “Difícil não falar de amor”, lançado recentemente. Entre seus principais sucessos “Pra falar a verdade”, “Adoro amar você” e “Quando o coração da gente se apaixona”.

O grupo Falamansa foi formado há dez anos e tem em seu repertório músicas do ritmo denominado forró universitário. A Banda Falamansa se apresenta em Rio das Ostras, com sucessos de seus seis cds. O último cd, “Segue a vida”, foi gravado em 2007.  No repertório, músicas de Luís Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino. Entre os sucessos “Xote da alegria”, “Rindo a toa”, “Chuva” e “Sapatilha 37”.

Fotolegenda

O melhor remédio é a informação

Nesta semana, a campanha de combate à tuberculose, da Secretaria de Saúde, levou informações sobre a doença a centenas de pessoas em Rio das Ostras. Os profissionais de saúde da rede municipal receberam qualificação para identificar, de forma mais rápida, os sintomas desse mal e encaminhar os pacientes para o Programa Municipal de Controle da Tuberculose. O programa já identificou mais 12 novos casos da doença no município só este ano.

A população também conheceu melhor a doença, que ainda é um problema de saúde pública no Brasil, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, recordista de novos casos no País.

Vera Lúcia Costa, de 54 anos, esclareceu suas dúvidas sobre a tuberculose em palestra na unidade de saúde de Nova Cidade.

“Meu pai morreu de tuberculose. Naquela época havia muito preconceito, as pessoas escondiam a doença. Hoje o tratamento é mais simples, mas as pessoas ainda precisam de mais esclarecimentos”, opina Vera Lúcia.

Centro de Reabilitação de Rio das Ostras qualifica profissionais

Curso orienta sobre postura corporal e equipamentos ideais para tratamento de pacientes com problemas motores

Dia 25 de março, profissionais do Centro de Reabilitação e de outras áreas da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, além de técnicos das secretarias de Educação e Bem-Estar Social, participaram de um curso sobre adequação da postura de pacientes com problemas motores. Os especialistas apresentaram ao grupo os conceitos de postura corporal e equipamentos modernos para proporcionar à pessoa com deficiência, além do efeito terapêutico, integração social, independência e conforto.

A qualificação foi direcionada a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros técnicos de saúde e educação, envolvidos na reabilitação de pacientes com deficiências. Foram palestrantes, o especialista em tecnologia assistiva Manoel Cunha e a terapeuta ocupacional Cassiana Pinto.

O curso, oferecido em parceria com a Ortopedia São José e a empresa Expansão, tratou da avaliação da postura e posicionamento correto do paciente e a prescrição do produto adequado à necessidade de cada um.

“A reabilitação de adultos e crianças com dificuldades posturais, sequelas de lesões neurológicas, acidentados, deficiência mental, entre outras enfermidades, envolve um tratamento multidisciplinar. Os profissionais devem conhecer para orientar a aquisição dos produtos terapêuticos ideais conforme a necessidade do paciente”, explica Lélia Nogueira, diretora do Centro de Reabilitação.

Centro de Reabilitação – A unidade atua na reabilitação de idosos, adultos e crianças, o que inclui visitas domiciliares aos acamados, pelo Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico – Padote. O Centro também atende a pacientes com transtornos mentais de todas as faixas etárias, incluindo dependentes de álcool e drogas. A demanda é intensa e a unidade até fevereiro de 2009 já realizou mais de 9 mil atendimentos.

Assaltante de ônibus é preso após roubo em Rio das Ostras
Uma ação rápida da Polícia Militar terminou com a prisão de Elias Sardinha Neto, de 24 anos, na Estrada do Contorno, no bairro Jardim Atlântica, em Rio das Ostras. 
O elemento foi preso em flagrante na manhã de ontem (25), por volta das 11 horas, quando tentava fugir após assaltar um ônibus de transporte interurbano. Segundo informações, os policiais da Moto-Patrulha foram acionados para atender uma ocorrência de roubo a coletivo. Ao chegar, os militares foram informados que o assaltante havia acabado de entrar em uma kombi para fugir e forneceram a descrição do elemento. Com isso, os policiais foram atrás do veículo e conseguiram encontrá-lo, antes do assaltante desembarcar. 
Após a abordagem, os policiais encontraram o elemento procurado e, depois de revistá-lo, apreenderam um revólver calibre 38, com duas munições intactas, um celular e R$ 60 em espécie. Neste momento, os militares deram voz de prisão a Elias e o levaram para a 128ª DP - Rio das Ostras, onde estavam as três vítimas que o reconheceram como sendo o autor do roubo.
O caso foi registrado na 128ª DP e Elias foi encaminhado para a carceragem da 123ª DP - Macaé. Na última segunda-feira (23), uma outra prisão foi efetuada em Rio das Ostras. Desta vez, o Serviço Reservado da Polícia Militar (P2) recapturou o foragido da Justiça de Minas Gerais Ailton Pedroso Carvalho, de 43 anos. Ele estava trabalhando como gerente em uma funerária situada na Rua Bangu, do bairro Parque Zabulão, quando foi detido pelos policiais. Contra ele haviam três mandados de prisão. Os crimes foram cometidos nas cidades de Muriaé e Mercês.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE