Proteção desde o nascimento: Rio das Ostras centraliza vacinação BCG no Hospital Municipal | Rio das Ostras Jornal

Proteção desde o nascimento: Rio das Ostras centraliza vacinação BCG no Hospital Municipal

Fotos: Angel Morote / Divulgação

Importante para prevenir formas graves de tuberculose, a dose única deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras horas de vida; saiba como e onde garantir a imunização

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância de manter o calendário vacinal infantil em dia para garantir o crescimento saudável das crianças. Neste sentido, o município in
forma que o fluxo de administração da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) está centralizado no Hospital Municipal Naelma Monteiro da Silva.

A vacina é a principal defesa contra as formas mais severas da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. O imunizante é produzido com a bactéria da doença enfraquecida, o que estimula a proteção do organismo sem causar a enfermidade.

Horários e Local de Atendimento

Os pais e responsáveis devem procurar a sala de vacinação da unidade no período da manhã. É fundamental respeitar os dias e horários específicos para evitar deslocamentos desnecessários:

  • Dias: Terças, quartas e sextas-feiras.
  • Horário: Das 8h30 às 10h30.
  • Local: Hospital Municipal Naelma Monteiro da Silva.

Quem deve se vacinar?

A vacina BCG é administrada em dose única e o público-alvo compreende:

  1. Recém-nascidos: Preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade.
  2. Crianças de 0 a 4 anos: Menores de cinco anos que ainda não foram vacinados.
  3. Contatos de Hanseníase: Pessoas que convivem com pacientes com hanseníase também podem receber a recomendação de dose, conforme avaliação médica.

Um ato de amor e responsabilidade

Vacinar é um direito da criança e um dever dos pais. A famosa "marquinha" no braço direito é o símbolo de uma proteção que dura para a vida toda. A Secretaria de Saúde lembra que a prevenção é o caminho mais eficaz e barato para evitar complicações graves que podem comprometer o desenvolvimento infantil.

Não deixe para depois. Se o seu filho ainda não tomou a BCG, compareça ao Hospital Municipal e garanta essa barreira de proteção.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade