Casa Branca ordena que militares se concentrem na ‘quarentena’ da Venezuela | Rio das Ostras Jornal

Casa Branca ordena que militares se concentrem na ‘quarentena’ da Venezuela

EUA concentram esforços na pressão econômica por meio da aplicação de sanções ao governo Maduro. Leonardo Fernandez Viloria/Reuters – 10.12.2025

EUA aguardam reforço de helicópteros para apreender outro petroleiro ligado ao país caribenho

A Casa Branca ordenou que as forças militares dos Estados Unidos se concentrem quase exclusivamente em fazer cumprir a “quarentena” da Venezuela, disse um funcionário norte-americano à Reuters nesta quarta-feira (240.

“Embora ainda existam opções militares, o foco inicial é usar a pressão econômica por meio da aplicação de sanções para alcançar o resultado desejado pela Casa Branca”, disse o funcionário.

Petroleiros da Venezuela

A Guarda Costeira dos Estados Unidos aguarda a chegada de reforços antes de tentar abordar e apreender um petroleiro ligado à Venezuela, que é perseguido desde domingo (21), disseram à Reuters um oficial norte-americano e uma fonte familiarizada com o assunto.

O navio, identificado por grupos marítimos como Bella 1, recusou-se a ser abordado pela Guarda Costeira. Isso significa que a tarefa provavelmente caberá a uma das duas únicas equipes de especialistas — conhecidas como Equipes de Resposta de Segurança Marítima — que podem abordar embarcações nessas circunstâncias, inclusive por meio de rapel a partir de helicópteros.

A perseguição, que já dura dias, evidencia a discrepância entre o desejo do governo Trump de apreender petroleiros sujeitos a sanções perto da Venezuela e os recursos limitados da agência que está executando as operações, a Guarda Costeira.

Diferentemente da Marinha dos EUA, a Guarda Costeira pode realizar ações de aplicação da lei, incluindo a apreensão de embarcações sujeitas a sanções dos EUA.

No início deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um “bloqueio” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, na mais recente medida de Washington para aumentar a pressão sobre o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A Guarda Costeira apreendeu, nas últimas semanas, dois petroleiros perto da Venezuela. Após a primeira ação, em 10 de dezembro, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, publicou um vídeo de 45 segundos mostrando dois helicópteros se aproximando de uma embarcação e indivíduos armados e camuflados descendo de rapel no navio.

R7

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade