Nesta quarta-feira (03), é comemorado o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela ONU em 1992. A data reforça a importância da inclusão e, para marcar a ocasião, o CAIXA Notícias preparou uma reportagem sobre um serviço essencial para pessoas com deficiência auditiva. Acompanhe!
Para garantir a acessibilidade e inclusão em cada vez mais espaços do banco, o atendimento com intérpretes de Libras já está disponível nos cerca de oito mil Correspondentes CAIXA Aqui (CCA) de todo o Brasil. O serviço especializado, que já estava presente nas agências da CAIXA e nas mais de 13 mil Lotéricas espalhadas pelo país, alcança agora 100% dos canais de atendimento físicos do banco.
A iniciativa é uma parceria da CAIXA com a ICOM, uma plataforma de intermediação da tradução simultânea de Libras da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). O objetivo é facilitar a comunicação e proporcionar um atendimento humanizado entre colaboradores dos CCA’s e pessoas surdas ou com deficiência auditiva, as quais somam mais de 10 milhões de brasileiros — somando as 2,6 milhões de pessoas surdas (deficiência auditiva severa ou total) com os demais graus de deficiência auditiva — o que corresponde a 5,31% da população.
“Atender bem todos os clientes é prioridade, e isso inclui oferecer serviços de qualidade às pessoas com deficiência”, afirma o presidente da CAIXA, Carlos Vieira. Segundo ele, ter um atendimento humanizado é um direito de todos. “Estamos orgulhosos em alcançar 100% de atendimento em Libras nos canais físicos do banco”, destaca.
O acesso ao
intérprete de Libras é fácil e praticamente instantâneo: ao chegar a um CCA, o
cliente se identifica como pessoa surda ou com deficiência auditiva. Em
seguida, o funcionário inicia uma chamada de vídeo por meio da plataforma ICOM
e direciona o celular ou tablet para o cliente. A conversa em Libras é
traduzida em tempo real, enquanto o atendente do CCA realiza o serviço de
interesse do cliente.
Intérprete
nas agências e no site da CAIXA:
O atendimento com a interpretação em Libras por videochamada que agora está disponível em todas as lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui do Brasil, havia chegado nas agências da CAIXA em fevereiro deste ano. Em um formato semelhante ao que ocorre na lotérica e no CCA, a pessoa surda ou com deficiência auditiva pode solicitar o atendimento especializado diretamente ao empregado da agência, que entra no sistema e coloca o cliente em contato com o intérprete por videochamada.
Além dos ambientes físicos, desde novembro do ano passado, os clientes CAIXA podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC CAIXA pelo site do banco, com o suporte de intérprete para esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, obter suporte tecnológico e informações, fazer reclamações, sugestões e elogios. Ao entrar no endereço Link, basta rolar a página até o final e clicar na opção “Pessoa com Deficiência Auditiva”. Em seguida, o cliente clica no botão “Acessar o atendimento” para ser direcionado à videochamada. É fundamental que a câmera do computador ou celular esteja habilitada e que o cliente permita o acesso à localização. Outra forma de acesso é digitar o endereço Link diretamente no navegador. Esse atendimento ocorre 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Intérprete
na CAIXA Cultural:
Além dos
serviços bancários, o atendimento em Libras também está disponível na recepção
de cada CAIXA Cultural. As pessoas com deficiência auditiva contam com o mesmo
acionamento do intérprete de forma virtual em todas as unidades, instaladas em
Brasília, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São
Paulo.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!