OMS alerta para ‘nova onda alarmante’ de dependência em nicotina causada por cigarros eletrônicos | Rio das Ostras Jornal

OMS alerta para ‘nova onda alarmante’ de dependência em nicotina causada por cigarros eletrônicos

OMS estimou pela primeira vez que mais de 100 milhões de pessoas
 usam cigarros eletrônicos em todo o mundo. Reprodução/ Ministério da Saúde

Entidade estimou pela primeira vez que mais de 100 milhões de pessoas usam cigarros eletrônicos em todo o mundo, entre elas, ao menos 15 milhões de crianças de 13 a 15 anos, principalmente em países de alta renda

Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (6) para uma “nova e alarmante onda de dependência em nicotina” provocada pelo uso crescente de cigarros eletrônicos, especialmente entre crianças e adolescentes. Segundo a entidade, milhões de jovens já estão viciados nesses dispositivos, apresentados pela indústria como alternativas menos nocivas ao cigarro tradicional. Em comunicado, a OMS estimou pela primeira vez que mais de 100 milhões de pessoas usam cigarros eletrônicos em todo o mundo — entre elas, ao menos 15 milhões de crianças de 13 a 15 anos, principalmente em países de alta renda.

“Os cigarros eletrônicos alimentam uma nova onda de dependência em nicotina”, afirmou Etienne King, diretor de Determinantes da Saúde, Promoção e Prevenção da OMS. O órgão das Nações Unidas destacou que, embora muitas vezes os dispositivos sejam promovidos como ferramentas para reduzir riscos ou ajudar a parar de fumar, eles acabam criando dependência precoce em nicotina e ameaçando décadas de avanços na luta contra o tabagismo.

Apesar do declínio no número de fumantes tradicionais — que caiu de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024 —, a OMS observa que a indústria do tabaco tem mudado de estratégia para manter sua base de consumidores. Atualmente, um em cada cinco adultos no mundo ainda é dependente de tabaco. O tabagismo segue sendo uma das principais causas de morte evitável: mais de sete milhões de pessoas morrem por ano devido ao consumo direto, e outras um milhão por exposição ao fumo passivo, segundo dados da OMS.

Com informações da AFP

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade