Na Semana Nacional de Trânsito, a Lamsa reforça seu compromisso com a segurança por meio de ações educativas
Os motociclistas continuam sendo as maiores vítimas dos acidentes na Linha Amarela. De janeiro a agosto de 2025, mais de 70% de todas as ocorrências na via envolveram motos, segundo dados da Lamsa, concessionária responsável pela via expressa. No período, foram 403 acidentes com motociclistas, número 30% maior do registrado no mesmo intervalo de 2024.
O aumento foi mais acentuado em janeiro, quando os casos saltaram de 29 em 2024 para 49 em 2025, alta de quase 70%. Além disso, três mortes em acidentes com motos foram confirmadas nos oito primeiros meses deste ano.
Outro ponto de alerta são os acidentes provocados por linhas de pipa. Entre janeiro e agosto de 2025, foram 9 ocorrências, contra 7 no mesmo período de 2024, reforçando a importância de medidas de prevenção como o uso de antenas antilinhas.
Diante deste cenário, a Lamsa promoverá uma série de ações educativas e de conscientização durante a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), com destaque para a distribuição e instalação gratuita de 1.000 antenas antilinhas a motociclistas que trafegam pela Linha Amarela.
Sobre a Lamsa
A Lamsa é a concessionária responsável pela administração da Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro. Além de garantir a operação viária, a empresa desenvolve iniciativas sociais e educativas que contribuem para a segurança de motoristas, motociclistas e comunidades do entorno.
Cobertura pela imprensa
Os veículos de comunicação que desejarem acompanhar de perto as atividades da Semana Nacional de Trânsito na Linha Amarela terão o apoio da assessoria de imprensa da Lamsa. A equipe está à disposição para auxiliar os jornalistas interessados em realizar a cobertura das ações.
Programação – Semana Nacional de Trânsito Lamsa
18/09 – Ação educativa para as crianças do Projeto Social Favela Mundo
Cerca de 60 alunos participarão de uma palestra interativa sobre segurança no trânsito, com materiais lúdicos como semáforo, cadeirinha infantil, capacete, placas e faixas de pedestre.
- Local: EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga (Cidade de Deus).
21/09 – Ação em parceria com a Lei Seca
Cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito participarão da atividade, conversando com motoristas e distribuindo panfletos de conscientização.
- Horário: das 10h às 12h
- Local: praça do pedágio da Linha Amarela, nos dois sentidos
Ação principal – Instalação gratuita de antenas antilinhas para motociclistas
Serão distribuídas e instaladas gratuitamente 1.000 antenas antilinhas para motociclistas — 500 em cada dia de ação. A iniciativa conta com o apoio do grupo Cerol Mata e da rádio FM O DIA. Paralelamente, o Batalhão de Polícia de Vias Especiais (BPVE) participará com a entrega de panfletos educativos da Lamsa, que trazem dados atualizados sobre acidentes e orientações de segurança para prevenção.
- 24/09, das 10h às 12h
- 25/09, das 14h às 17h
- Local: recuo antes da entrada do Túnel da Covanca, sentido Fundão
.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!