
Foto: Divulgação
Projeto dará origem a um livro exclusivo, com produções de alunos da
Rede Municipal de Ensino
A 2ª edição do Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras já tem
as produções textuais selecionadas. Com a proposta de estimular a escrita dos
estudantes do 5º ao 9º ano, a iniciativa reunirá 46 obras literárias, das 179
inscritas, em um livro exclusivo de textos de alunos da Rede Municipal de
Ensino.
Ao todo, 405 estudantes de 16 escolas participaram do processo. A comissão
avaliadora selecionou 46 textos, elaborados por 98 alunos, todos em
conformidade com os critérios estabelecidos no regulamento do Prêmio.
Participam do Prêmio as escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel,
Professora Rosangela Duarte Faria, Escola Agrícola Carlos Maurício Franco,
Vereador Pedro Moreira dos Santos, Sebastião Loubach, Simar Machado Sodré,
Padre José Dilson Dórea, Fany Batista Esteves, Mônica de Andrade Ribeiro (EJA),
Jeronymo Mendes da Costa, Nilton Balthazar, Rocha Leão, Professora Marinete
Coelho de Souza, além do Instituto Municipal de Educação – IMERO, Centro
Municipal Professora América Abdalla e CIEP Mestre Marçal.
A culminância do projeto será com a cerimônia de premiação dos estudantes,
prevista para outubro. Cada selecionado receberá três exemplares do livro com
os textos vencedores, além de certificado, medalha e um jogo de tabuleiro com
temática educativa.
PRÊMIO - O projeto está na sexta edição e pela segunda vez é
realizado em Rio das Ostras. Com o tema, “Amor que cuida, amor que não se
esquece”, os textos foram produzidos em grupo, a partir da metodologia Design
Thinking, nos mais diversos gêneros literários como contos, crônicas, cartas,
poesias, esquetes, raps e histórias em quadrinhos.
Para garantir uma avaliação criteriosa, os trabalhos foram analisados por uma
curadoria formada por três especialistas nas áreas de Educação e Literatura. O
processo levou em conta dois grandes eixos - forma e conteúdo. Na forma, os
avaliadores observaram elementos narrativos, estrutura clássica, adequação,
domínio da norma culta da língua portuguesa e coesão e coerência. Já no
critério conteúdo, foi analisada a maneira como o tema central foi abordado.
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