Carapebus participa da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudanças do Clima | Rio das Ostras Jornal

Carapebus participa da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudanças do Clima

Fotos: Kaná Manhães 

Com o tema “Emergência Climática o Desafio da Transformação Ecológica”, evento foi realizado nesta quinta-feira (12) no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã

O município de Carapebus participou, nesta quinta-feira (12), da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudanças do Clima. O evento, que teve como tema “Emergência Climática o Desafio da Transfor
mação Ecológica”, foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã.

Carapebus esteve representado pelo chefe de gabinete, Jackson Fiuza; pelo secretário de Meio Ambiente do município, João Carlos Nascimento; equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carapebus (SEMAMB); representantes do Núcleo de Educação Ambiental (NEA); Associação Pescarte; do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integrantes da sociedade civil.

Os trabalhos foram iniciados com a composição da mesa solene com as seguintes autoridades: secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca Lopes; secretário de Meio Ambiente de Carapebus, João Carlos Nascimento; Chefe de Gabinete de Carapebus, Jackson Fiuza; secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Isaura Alves; Diretora do IFF Quissamã, Natália Bastos; chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Marcelo Pessanha; Superintendente Regional do INEA, Layla Bekai; vice-prefeito de Macaé, Célio Matoso e vice-prefeito e prefeito eleito de Quissamã, Marcelo Batista.

As autoridades deram boas-vindas ao público presente. Em sua fala, o chefe de gabinete de Carapebus, Jackson Fiuza, enfatizou a satisfação de representar o município de Carapebus. “É com grande satisfação que estamos participando de um evento de grande relevância e que aborda a necessidade dessa conscientização da sustentabilidade. Que nós possamos sair daqui agregando muitos valores e de uma forma eficaz colocar em prática tudo o que foi debatido na conferência”.

O secretário de Meio Ambiente de Carapebus ressaltou o tema da conferência. “Sem dúvidas, essa conferência é muito importante para o nosso planeta. Emergência Climática é um assunto, que ao longo desse tempo, vem se tornando tão urgente. Que nós possamos fazer deste evento, a criação de propostas que lá na frente vão ajudar a nossa cidade no desenvolvimento mais sustentável. Quero deixar aqui também meu agradecimento às secretarias de Meio Ambiente de Carapebus, Macaé e Quissamã, pela realização da 1ª conferência”.

Na 1ª Conferência Intermunicipal, foram debatidos cinco eixos com os seguintes temas:

1- Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa;

2- Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos;

3- Justiça Climática: superação das desigualdades;

4- Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social;

5- Governança e Educação Ambiental: participação e controle social;

Na parte da tarde, foram realizadas palestras com os temas dos cinco eixos abordados e eleição de delegados para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em maio de 2025.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!