O estudo também confirmou uma tradição dos brasileiros, deixar as compras para última hora. Para 32,9%, a ida ao supermercado para compras da ceia só vai ocorrer uma semana antes
Com a chegada do fim de ano, as
famílias começam a se preparar para as tradicionais celebrações do mês de
dezembro e as compras para a ceia ganham destaque especial nesse cenário de
festas. Pesquisa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro
(ASSERJ), realizada com 416 consumidores da cidade do Rio, em diversos pontos
da cidade, mostra como será o comportamento dos cariocas nos supermercados.
Sobre os gastos previstos, 27,6% consideram que as compras devem ultrapassar os
R$ 500 reais. Já para 26,2%, os gastos não devem passar de R$ 350 reais. Outros
dois grupos de compras, ambos com o mesmo percentual (23,1%), afirmaram poder
gastar valores de até R$ 250 reais e R$ 450 reais, respectivamente.
O levantamento também questionou
os entrevistados sobre os itens que não podem faltar na ceia. Os cinco
primeiros escolhidos pelos cariocas foram: peru e chester (79,6%), rabanadas
(76%), panetones (72%), bacalhau (45,2%) e cerveja (38,2%). Segundo os
cariocas, o que mais pesa na hora de escolher o prato principal da ceia de fim
de ano (peru, chester e bacalhau) é o preço mais em conta (67,1%), a tradição
do peru (16,6%) e a força do bacalhau (16,3%).
Entretanto, o estudo também
revela que 82,3% dos pesquisados afirmaram que costumam fazer substituições de
itens de maior valor por produtos similares. Os produtos apontados pelos
consumidores como os mais trocados são: peru por chester (48,8%), chester por
frango inteiro (36,5%), vinho por cerveja (32,9%) e bacalhau por merluza ou
similares (31%).
Quando questionados se preferem
realizar as compras da ceia em um só supermercado, 69,7% responderam que sim.
Outros 30,3% disseram ir a mais de um supermercado para a ocasião. Por outro
lado, 84,6% confirmaram aproveitar ofertas de encarte, aplicativos e clube de
ofertas das redes para economizar. Questionados sobre a bebida preferida para
celebrar as festas de fim de ano, 52,4% responderam que será a cerveja.
Para o presidente da ASSERJ,
Fábio Queiróz, os últimos meses do ano representam um forte potencial de vendas
para os supermercadistas. “O levantamento que realizamos com clientes cariocas,
comprova que as festas de fim de ano, juntamente com a ceia, têm lugar de
destaque na previsão de gastos dos consumidores. Mesmo quando existe a
necessidade de substituir algum item, a celebração em família não passará em
branco”, ressalta o executivo.
A pesquisa também confirma uma
tradição dos brasileiros, deixar as compras para última hora. Para 32,9%, a ida
ao supermercado para compras da ceia só vai ocorrer uma semana antes. Outros,
23,6%, vão fazer compras com duas semanas de antecedência. Mas 23,3% só devem
ir ao mercado dias antes.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!