Nesta terça-feira (10), o plenário do Senado aprovou um projeto de lei que exige a inclusão de mulheres notáveis na ciência, nas artes, na economia, na política e na cultura nos currículos das escolas públicas e privadas. A proposta, que abrange instituições de ensino fundamental e médio, também estabelece a criação da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O projeto agora segue para sanção presidencial.
O projeto, de autoria da deputada
Tabata Amaral (PSB-SP), visa ampliar o ensino sobre as conquistas e
contribuições das mulheres em diversas áreas. As escolas serão obrigadas a incluir
no currículo informações sobre mulheres que desempenharam papéis importantes na
ciência, arte, cultura, economia e política, além dos conteúdos já existentes.
A senadora Soraya Thronicke
(Podemos-MS), relatora do projeto no Senado, apresentou um parecer favorável
destacando a importância da iniciativa. Em seu relatório, Soraya ressalta que
estereótipos de gênero frequentemente associam talento e genialidade mais aos
homens do que às mulheres, o que afeta a percepção das meninas sobre suas
próprias capacidades.
“A presença desses estereótipos
influencia as decisões das meninas desde cedo, desencorajando-as de se
interessar por determinadas áreas, o que resulta em baixa representação
feminina em campos de alta notoriedade”, afirma Soraya.
Ela também observa que as
mulheres muitas vezes são marginalizadas e sub-representadas na história, com
suas contribuições frequentemente ignoradas. “Muitas descobertas atribuídas a
homens na verdade tiveram a participação de mulheres cujos nomes foram
sistematicamente omitidos”, destaca a senadora.
Dados da Unesco mostram que as
mulheres representam menos de 34% dos pesquisadores globalmente, e no Brasil,
apenas 12% estão presentes nas academias científicas. Na área de ciência,
tecnologia, engenharia e matemática, as mulheres representam apenas 35% dos
alunos mundialmente e 31% no Brasil.
Gazeta Brasil
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