Solução estaria em melhores
acessos entre a BR-040 e Estrada União e Indústria, principais vias de acesso
aos distritos de Petrópolis.
Empresários de Petrópolis,
na Região Serrana do Rio, estão em busca de soluções para facilitar a
mobilidade urbana na região dos distritos da cidade. O movimento Unidos por
Itaipava (Unita) está concentrando esforços para pressionar as autoridades
responsáveis pelas rodovias BR-040 e Estrada União e Indústria, as principais
vias de acesso da região.
Para os empresários, a solução
seriam melhores acessos entre as duas vias. A BR-040, que liga o Rio de Janeiro
a Minas Gerais, e a Estrada União e Indústria, que vai do centro de Petrópolis,
corta os distritos de Itaipava, Pedro do Rio e Posse. As duas vias são federais
e praticamente paralelas e precisam de intervenções urgentes.
O objetivo é aliviar o
congestionamento crescente na região. A reivindicação ocorre no momento em que
o Ministério dos Transportes prepara licitação para a nova concessão da BR-040,
no trecho entre Rio e Juiz de Fora. O Plano de Exploração da Rodovia (PER)
divulgado, no entanto, não contempla estas intervenções e a meta é que o
documento seja revisto acrescentando essas obras ou que elas sejam feitas pelo
Dnit.
“Uma outra possibilidade é que
ANTT e Dnit cooperem nisso e estabeleçam o que cada um pode ser responsável.
São organismos federais subordinados ao Ministério dos Transportes, a quem cabe
a gestão das rodovias”, afirma Fabrício Santos, um dos empresários que encabeça
o Unita.
Hoje, os acessos existentes entre
as rodovias são em Pedro do Rio, Barra Mansa (antes da Jacuba, onde acessam
somente carros), Trevo de Bonsucesso, Estrada do Catobira, Ponte do Castelo e a
Ponte do Arranha-céu.
“Os acessos são vitais para o
fluxo de veículos e a segurança dos motoristas. Muitos pontos enfrentam
problemas estruturais sérios, como nas pontes e na pavimentação. O Unita visa
melhorias em acessos já existentes, além de defender a criação de novos trechos
de conexão, especialmente em áreas de tráfego intenso e onde seja possível
“abrir” esses canais de comunicação entre as vias”, aponta Alexandre Plantz,
outro líder do movimento empresarial.
Dois desses acessos seriam na
altura dos quilômetros 59 e 61, além de uma ponte e trevo no quilômetro 59,5,
permitindo uma conexão direta entre a BR-495 (Petrópolis-Teresópolis) e a
BR-040.
O Unita cita o esforço de
entidades como Sicomércio e NovAmosanta que têm técnicos debruçados sobre o
edital da nova licitação e que também elencaram, além dos pontos apresentados
pelo Unidos por Itaipava, outros itens cruciais a serem incluídos na nova
concessão.
O leilão para a nova concessão da
BR-040, previsto para o primeiro trimestre de 2025, traz a expectativa de
investimentos significativos. O Programa de Exploração da Rodovia (PER),
elaborado pela ANTT, projeta R$ 4,95 bilhões em obras, incluindo uma nova ponte
de acesso a Itaipava com duas faixas, calçadas e acostamentos.
No entanto, Alexandre Plantz,
alerta que “as intervenções previstas são insuficientes diante da magnitude dos
problemas de acesso ao distrito. Precisamos de atenção em todos os pontos
críticos”, aponta.
Para o Unita, além da manutenção
das vias, é crucial que a ANTT, a quem cabe a gestão da BR-040 e o Dnit.
responsável pela União e Indústria, cooperem na duplicação de trechos e na
pavimentação, iluminação e manutenção adequadas, assegurando que o tráfego não
só flua melhor, como também que a segurança dos pedestres e motoristas seja
garantida.
Essa meta do Unita, que busca
alinhar a BR-040 e a União e Indústria, reflete a crescente preocupação dos
moradores com a mobilidade em Itaipava, que se consolidou como um polo de
desenvolvimento urbano e turístico, mas que sofre com problemas de
infraestrutura não resolvidos.
De acordo com a ANTT, está
previsto que o Edital para a concessão da BR-040 seja finalizado ainda neste
ano e que o leilão do projeto aconteça no primeiro trimestre de 2025. O
contrato de concessão terá duração de 30 anos, contados a partir da data da
adesão pela concessionária vencedora. O PER ainda pode ser alterado até a
realização da licitação.
Por g1 — Petrópolis
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