O Seminário de Segurança Hídrica, realizado pela Firjan, nos dias 16 e 17 de abril, vai debater a sustentabilidade no setor. O evento é uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e terá como convidados principais Kongjian Yu, urbanista da China e decano da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim, e Gregory Holliday, diretor do World Business Council For Sustainable Development (WBCSD). O evento, na sede da federação, no Centro do Rio, será gratuito, mas necessita de inscrição prévia.
Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, descreve os principais assuntos que serão abordados: “O foco será na gestão da água de forma sistêmica: desde a sua gestão interna, como eficiência hídrica, reúso, reutilização; até a gestão que extrapola os limites físicos das empresas, em uma escala de paisagem, considerando a infraestrutura natural, e outros aspectos como engajamento da comunidade e impactos de eventos climáticos extremos”. O empresário ressalta também a importância desse debate para o setor privado: “É imprescindível à competitividade dos negócios que o empresário considere as diversas variáveis relacionadas à segurança hídrica”.
O evento vai tratar de diversas temáticas e vai se dividir em oito painéis. Apesar do foco no ramo empresarial, pautas mais amplas também serão discutidas. Alguns exemplos são infraestrutura verde, conservação de áreas estratégicas para adaptação aos eventos extremos.
A palestra principal do primeiro dia será "Segurança Hídrica em um Contexto Estratégico", com Gregory Holliday. Haverá também a apresentação do Guia Bioeconomia, Natureza e Negócios da Firjan, em português. A publicação foi oficialmente lançada na COP 28, em Dubai, em dezembro passado. Em seguida, os temas "Tecnologias e Práticas e Saneamento e Reúso" reunirão especialistas de projetos e empresas das áreas correspondentes.
O painel "Cidades Esponja – Prevenção de Inundações Urbanas no Contexto das Mudanças Climáticas", com o urbanista Kongjian Yu será o destaque do segundo dia de evento. As palestras "Infraestrutura Verde e Cinza para Segurança Hídrica" e "Eficiência no Uso da Água) e o painel "Eventos Extremos e Cidades Resilientes" completam a programação.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!