Prefeitura de Itaperuna realiza trabalho de Educação em Saúde na Escola Fazenda Cachoeira | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura de Itaperuna realiza trabalho de Educação em Saúde na Escola Fazenda Cachoeira


A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue reforçando suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na última quinta-feira, 18, a equipe de Educação em Saúde esteve na Escola Municipal Fazenda Cachoeira. Na batalha contra o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde segue reforçando ações educativas e preventivas nas escolas, incluindo as unidades da zona rural.

Agentes de saúde fazem incursões regulares nas escolas, contando histórias envolventes e lições práticas, numa linguagem acessível aos pequenos. Eles falam a língua dos alunos, usando exemplos do dia a dia para ilustrar como pequenas ações podem fazer uma grande diferença na guerra contra o mosquito.

Cada visita é uma oportunidade de plantar sementes de conscientização, que, com o tempo, germinarão em hábitos saudáveis e atitudes proativas. E é assim, cultivando esse jardim de conhecimento e prevenção, que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha envolvendo toda a comunidade nesta luta contra o mosquito.

MÚLTIPLAS AÇÕES

O secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys solicitou às equipes, a intensificação dos trabalhos preventivos e educativos em escolas, empresas, feira livre, associações e outros espaços.

O objetivo da Secretaria é ampliar esse tipo de ação, além do trabalho diário que envolve visitas domiciliares com eliminação de criadouros e tratamento focal; utilização do carro fumacê; equipe de bomba costal; entre outras atividades no combate ao mosquito.

Vale reforçar que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Veja algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana!

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE