Vendaval derruba estrutura de posto e deixa moradores de Maricá e Saquarema sem energia elétrica | Rio das Ostras Jornal

Vendaval derruba estrutura de posto e deixa moradores de Maricá e Saquarema sem energia elétrica

Posto de combustíveis em Ponta Negra, em Maricá, teve 
estrutura derrubada pelo vendaval — Foto: Bianca Chaboudet/g1

Vendaval que atingiu o estado no último sábado (18), além de afetar a estrutura de um posto de combustíveis também deixou casas interditadas.

O forte vendaval que atingiu grande parte do estado do Rio de Janeiro no último sábado (18) continua causando transtornos para a população. Muitos moradores de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, e de Saquarema, na Região do Lagos, permanecem sem energia elétrica nesta segunda-feira (20).

Insatisfeitas com o serviço prestado, diversas pessoas foram para as ruas manifestar contra a concessionária responsável.

Protesto na noite de domingo (19) na RJ-106, altura de 
São José do Imbassaí, em Maricá — Foto: Adriano Marçal

Em Maricá, na manhã desta segunda-feira (20), moradores se reuniram na rua 90, em Cordeirinho, e também na localidade conhecida como Estrada Velha, em São José do Imbassaí. Na noite de domingo (19), eles protestaram queimando entulhos nos dois lados da RJ-106, na altura de São José do Imbassaí.

Manifestação São José do Imbassaí — Foto: Adriano Marçal

De acordo com a Defesa Civil, 16 ocorrências foram registradas na cidade desde o último sábado. A estrutura de um posto de combustíveis, em Ponta Negra, foi totalmente derrubada pela força dos ventos. Ninguém ficou ferido no local e nenhum veículo foi atingido.

Duas casas foram interditadas em São José do Imbassaí e vão passar por novas análises das equipes técnicas. Por volta das 21h de sábado, os ventos chegaram a 92,6 km/h no Centro da cidade, de acordo com equipamentos de medição do aeroporto da cidade.

Em Saquarema a situação não é diferente. Mais de 20 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, a maioria queda de árvores, destelhamento de imóveis e rompimento de cabos de energia.

Moradores protestaram contra a falta de energia
 em Saquarema — Foto: Defesa Civil

Duas casas precisaram ser interditadas e uma família, composta por dois adultos e duas crianças, precisou ser encaminhada para o abrigo do município.

Nas redes sociais, a prefeita Manoela Peres informou que vai encaminhar, nesta terça-feira (21), à Câmara de Vereadores um projeto de lei de criação de auxílio financeiro para as famílias atingidas pelo vendaval. O auxílio será de até R$ 3 mil para que os moradores possam se restabelecer.

Boa parte da cidade ainda tem pontos sem energia elétrica. Moradores fizeram pequenas manifestações na localidade conhecida como Asfalto Velho e no Condado. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local.

Em nota, a Enel informou que 91% dos clientes que tiveram a energia interrompida no último sábado (18) já tiveram o problema resolvido. Veja a nota na íntegra:

"A Enel Distribuição Rio informa que 91% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. Neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo, Petrópolis e Maricá. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite e o dia de hoje para agilizar o atendimento às emergências. A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br".

Por Bianca Chaboudet, g1 — Maricá

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