Ação do Procon de Cabo Frio tem o objetivo de verificar se os lojistas estão cumprindo as normas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor
O Programa de Proteção e Defesa
do Consumidor de Cabo Frio, realizou esta semana a segunda ação do programa
“Ronda Procon”. O foco desta vez foi o comércio no Centro da cidade. O objetivo
é verificar a aplicação das leis previstas no Código de Defesa do Consumidor
(CDC) pelas agências bancárias, lojistas e comerciantes. Quatro empresas foram
notificadas na ação.
Durante as visitas, os agentes
constataram irregularidades como a falta de distribuição de senhas para
atendimento em uma agência bancária, localizada na Avenida Assunção. A equipe
também encontrou irregularidades em três lojas, por ausência de precificação nas
vitrines. As empresas foram notificadas e terão o prazo de 10 dias para
apresentar a defesa e regularizar a situação constatada pelo órgão.
A Ronda Procon ocorre
semanalmente, em forma aleatória, em estabelecimentos comerciais de diversos
segmentos na cidade. De acordo com a secretária adjunta de Defesa do
Consumidor, Cláudia Tavares, as empresas notificadas tem dez dias para realizar
a defesa obedecendo o Código de Defesa do Consumidor.
“Diante da irregularidade,
lavramos o auto de constatação, dando à empresa dez dias para apresentar a
defesa e regularizar a situação. O que temos presenciados é que a regularização
tem sido imediata, mas a empresa tem que justificar o motivo da irregularidade,
nos responder em até dez dias. Se a empresa não fizer isso, pode ser
considerado desobediência ao órgão publico que está fiscalizando, podendo
ocasionar multar por desobediência, independentemente, da irregularidade que
aconteceu”, explica Cláudia Tavares.
Os consumidores também podem
enviar denúncias para o Procon Cabo Frio, por meio do recém-criado canal de
WhatsApp, pelo número (22) 99907-2128. Mensagens de texto, fotos e vídeos podem
ser enviados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Durante este período, a
linha telefônica também recebe ligações. Já as mensagens enviadas fora do
horário de atendimento serão visualizadas posteriormente. O órgão também recebe
reclamações pelo telefone (22) 2645-4799, no mesmo horário.

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