Rio das Ostras: Saúde na Escola realiza atendimentos | Rio das Ostras Jornal

M

Rio das Ostras: Saúde na Escola realiza atendimentos

Dentre os temas abordados pelos profissionais de
 saúde está a Saúde Bucal. Foto: Divulgação

Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares participantes, totalizando quase 4.200 alunos atendidos

Rio das Ostras, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, está desenvolvendo ações do Programa Saúde na Escola – PSE. Nesta semana, as escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, e a Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo, receberam equipes multidisciplinares para práticas de prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

Nas ações, os profissionais envolvidos trabalharam com orientações sobre alimentação saudável, debates sobre saúde mental, orientação odontológica, avaliação da situação vacinal, dinâmicas sobre o uso da mochila e a postura corporal, dentre outros temas relacionados à promoção da saúde.

Todas as ações do PSE são coordenadas junto com a responsável pelo programa na Educação, a professora de enfermagem Silvia Mendes. Alguns dos temas propostos são saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção de obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos.

As equipes multidisciplinares trabalharam com os alunos
 práticas de prevenção e promoção da saúde. Foto: Divulgação

 “O PSE é uma potência, pois a intersetorialidade permite a vinculação da rede de saúde, da rede escolar, da rede familiar, da assistência social e da comunidade, possibilitando a troca de saberes, sendo resolutivo frente as demandas que são apresentadas, corroborando para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Fernanda Peres, diretora da Estratégia de Saúde da Família,  uma das responsáveis pelo Programa no Município.

O número de unidades da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras pactuadas no Programa de Saúde na Escola – PSE aumentou em 2023. Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares participantes, totalizando 4.153 alunos atendidos.

PROGRAMA DE SAÚDE NAS ESCOLAS – O PSE é uma estratégia de cunho intersetorial que visa fomentar o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde.
As ações que estão sendo desenvolvidas foram pactuadas junto aos dois entes federados, simultaneamente, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com os Ministérios da Saúde e da Educação.

Dessa forma, as equipes de Saúde da Família, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnicos, junto aos profissionais da Educação, que têm o papel central para o sucesso do Programa, estão desenvolvendo ações de prevenção à Saúde, considerando o planejamento local, o qual deve contemplar o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde, e a capacidade operativa.

NOVO CICLO – A adesão ao ciclo 2023/2024 foi assinada em 29 de dezembro de 2022, por intermédio do termo de compromisso Municipal do Programa de Saúde na Escola, pelos secretários municipais de Saúde, Denilson Santa Rosa, e Educação, Maurício Henriques.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade