Ação vem para reforçar a segurança dos imunizantes e manter o País
livre do retorno de doenças já eliminadas
Rio das Ostras inicia nesta
quarta-feira, 23, a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo reforçar
a vacinação, especialmente de crianças e adolescentes. Todas as unidades
de saúde do Município estarão em atendimento, verificando as cadernetas e
atualizando a imunização, caso seja necessário, das 8h30 às 16h30.
Na Campanha está programado o Dia D, que acontece no sábado, 2 de
setembro, das 8h às 17h, onde todas as unidades de saúde ficarão de
portas abertas para receber os pais que, por alguma razão, não
conseguem levar seus filhos durante a semana. A ação de Multivacinação se
encerra no dia 15 de setembro.
Para Natália Lopes,
coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, quando a cobertura
vacinal fica abaixo da meta, as doenças podem voltar a acometer a população.
“Seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação
atualizada é muito importante em todas as idades, não só para se
proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir
aquelas que são consideradas graves e podem levar à morte, como é o
caso da meningite, que aumenta durante o inverno, e algumas doenças,
como sarampo, difteria e paralisia infantil que ainda circulam
ativamente pelo mundo”, contou.
CAMPANHA NACIONAL – O Ministério
da Saúde lançou, na última quinta-feira, 17 de
agosto, o vídeo oficial na TV aberta, nas redes sociais e em
locais de grande circulação de pessoas em todo Brasil, com a Xuxa e o Zé
Gotinha. A apresentadora é uma das embaixadoras do Movimento Nacional
pela Vacinação, mobilização do Governo Federal pela retomada das altas
coberturas vacinais.
A campanha também vem para reforçar a segurança dos imunizantes
e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada e o País
livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite.
Natália também falou da
importância de lembrar que todos os imunizantes preconizados pelo Programa
Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, devem ser aplicados de
acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinadas para garantir a
proteção.
“A vacina é uma medida preventiva e não curativa, por esse motivo é fundamental
manter a imunização em dia. Vacinar é um ato de amor. Pedimos aos pais que
levem seus filhos a uma unidade de saúde mais próxima da residência para
atualização de sua caderneta de vacina no período da Campanha de
Multivacinação” concluiu.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!