Macaé: Parque Atalaia recebe Oficina de beneficiamento artesanal dos frutos da Palmeira Juçara | Rio das Ostras Jornal

Macaé: Parque Atalaia recebe Oficina de beneficiamento artesanal dos frutos da Palmeira Juçara

Oficina de beneficiamento artesanal dos frutos da Palmeira Juçara,
também conhecida como açaí da mata. Foto Moises Bruno

Com apoio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, o Parque Natural Atalaia recebe neste sábado (15) a Oficina de beneficiamento artesanal dos frutos da Palmeira Juçara, também conhecida como açaí da mata. A ação é promovida pela Associação Juçara Viva, de Resende/RJ. Estão abertas 25 vagas para participar desta atividade, que acontecerá das 8h às 12h30, na sede e trilhas do parque. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.

A oficina tem como objetivo incentivar o plantio dessa destacada palmeira usada em reflorestamento e enriquecimento ambiental, manejo sustentável e economia verde, voltada para pequenos e médios lavradores da região. Após a apresentação do projeto, os participantes vão conhecer as técnicas sustentáveis de coleta dos frutos. Em seguida, haverá uma roda de conversas para esclarecer dúvidas e outras informações.

- No final da oficina os frutos processados vão gerar boas sementes para serem dispersadas e semeadas na unidade de conservação natural Atalaia, visando, assim, o aumento da quantidade de palmeiras Juçara (Euterpe Edulis), uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção – explica o coordenador do parque, Alexandre Bezerra.

A oficina será aplicada pelo instrutor da Associação Juçara, Vítor Caldas, agricultor extrativista sustentável. Ele enfatiza se tratar de uma planta-chave para a regeneração da Mata Atlântica, e pelo seu poder de promover economia verde. “Seu potencial de produção de alimentos saudáveis veio para revolucionar a agricultura familiar, oferecendo alternativa sustentável e lucrativa para pequenas propriedades rurais”. E complementando, falou que além de possuir um fruto delicioso, a palmeira possui nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Programação Dia 15/07

  • 8h - Apresentação
  • 8h30 - Técnicas sustentáveis de coleta dos frutos
  • 9h30 - Roda de conversa (slides)
  • 10h30 - Beneficiamento
  • 12h - Degustação
  • 12h30 - Semear a lanço as sementes nas trilhas.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!