Prefeitura de Rio das Ostras faz alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes de trabalho em Plano de Ação “Abril Verde” | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura de Rio das Ostras faz alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes de trabalho em Plano de Ação “Abril Verde”

Fotos Divulgação

A Secretaria de Administração Pública de Rio das Ostras promoveu na última quinta-feira, dia 20, a campanha “Abril Verde” pela vida – Trabalhar sim. Adoecer, não!

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O evento foi realizado pela equipe técnica do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (Desas) em parceria com a Defesa Civil e contou com a participação de servidores de diversas secretarias.

A campanha parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio de disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Uma das ferramentas utilizadas pela equipe técnica durante o mês de abril nos setores da Administração, foi o DDS – Diálogo Diário de Segurança, visando conscientizar, a promoção da cultura de prevenção e a redução dos acidentes de trabalho.

Os temas abordados no evento foram:

I – O por que do Abril Verde?

II – Definição de acidentes de trabalho, tipos e notificações.

III – FALAAD – Análise de risco comportamental.

F – Olhe para frente e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

A – Olhe atrás e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

L – Olhe para os lados e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

A – Olhe acima e observe os riscos. Há rede de alta tensão? Há perigo de toque / queda de estrutura?

A – Olhe abaixo e observe os riscos. O piso do local da atividade suporta o peso? Há risco de afundamento?

D – Olhe para dentro e se pergunte, me sinto bem/apto para realizar a atividade?

IV – Noções de primeiros socorros.

V – Noções de combate a princípio de incêndio.

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.

“O acidente é algo que se pode evitar, até porque ninguém sai de casa com intuito de sofrer uma lesão no decorrer das suas atividades. O que nós, da segurança do trabalho, queremos é lutar todos os dias para que acidentes não aconteçam”, disse o técnico em Segurança do Trabalho, Phillipe Santos, que é especialista em CIPA.

Entre outros assuntos importantes que foram tratados no diálogo e no treinamento estiveram as técnicas de primeiros socorros como: a forma correta de realizar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e a forma correta de desobstruir as vias respiratórias.



Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!