MPF decide não recorrer de decisão do STF que trancou ações contra Lula | Rio das Ostras Jornal

MPF decide não recorrer de decisão do STF que trancou ações contra Lula

Presidente Lula durante reunião matutina do Conselho 
Político da Coalizão, realizado no Palácio do Planalto.  
FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS

Casos envolvendo o presidente referem-se a supostas doações da Odebrecht para seu instituto, da aquisição de terreno para a sede da organização e da compra de caças suecos durante o governo da ex-presidente Dilma

Ministério Público Federal (MPF) se manifestou nessa quinta-feira, 1º, que não irá recorrer de uma decisão tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu trancar três ações penais contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As investigações em questão referem-se a supostas doações da Odebrecht para seu instituto, da aquisição de terreno para a sede da organização e da compra de caças suecos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No mês passado, ao anular as ações, o magistrado considerou que as provas estavam “contaminadas” ou que já haviam sido invalidadas pela própria Corte. De acordo com o órgão, ao tomar conhecimento da decisão do ministro, a instituição “ponderou a ineficácia do recurso no caso dos autos, cujas provas vêm sendo questionadas de forma permanente”. Além disso, o MPF ressaltou que a decisão de Lewandowski vai de encontro Às decisões tomadas pelo Ministério Público Federal no que tange a coerência com o devido processo legal e a rigidez na produção de provas. Mesmo sem recorrer da decisão, o órgão destaca que “os agentes públicos competentes” podem apresentar novas ações contra Lula “caso surjam outras provas”. “O entendimento guarda coerência com a atuação institucional de defesa do devido processo legal, respeito aos direitos fundamentais dos investigados e da higidez na produção de provas como forma de evitar nulidades. A decisão de não recorrer não envolveu análise de mérito quanto aos fatos apurados”, finaliza o Ministério.

Por Jovem Pan

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade