Rio das Ostras quer ter Jazz e
Blues espalhados pela Cidade durante o ano todo. Esse é um dos
propósitos do Roteiro Gastronômico Jazz & Blues que está sendo desenvolvido
a várias mãos – empresários, sociedade civil organizada e Administração
Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sob a
coordenação do Sebrae Rio.
O Roteiro reúne diversos
estabelecimentos comerciais da Cidade para promover uma narrativa cultural do
Jazz & Blues por meio da promoção da música, arte e culinária crioula,
característica do estado americano da Louisiana, onde está New Orleans, berço
do jazz.
O Roteiro Gastronômico Jazz &
Blues se trata de um itinerário através de equipamentos turísticos
que contribuem para a construção da identidade do jazz e blues,
proporcionando ao turista a experiência da atmosfera, que, até então, só
era sentida uma vez por ano, nos dias em que se realiza o Rio das Ostras Jazz
& Blues Festival.
Sob a coordenação do Sebrae Rio,
os participantes se reuniram para discutir as ações de implantação do Roteiro,
como eventos e criação de pratos inspirados na culinária crioula. Hoje o
roteiro já conta com alguns subprodutos, como o Projeto “Jazz na Rua” e o
Mapa Virtual.
JAZZ NA RUA – O
projeto já está acontecendo semanalmente e tem encantado o público.
Uma “Street Band”, formada por músicos da Cidade, faz apresentações
itinerantes de Jazz e Blues pelas ruas das principais áreas turísticas da
Cidade – Centro e Costazul, e visitam os bares e restaurantes.
MAPA VIRTUAL – O
Mapa Virtual é uma plataforma que permite ao usuário acessar
informações referentes ao turismo na cidade, como gastronomia, hotelaria,
pontos turísticos, estabelecimentos comerciais, além das empresas
participantes do Roteiro.
“Queremos incentivar que Rio das
Ostras seja de fato a Capital Estadual do Jazz & Blues. Que possamos
consolidar a imagem que construímos ao longo dos 20 anos de realização do nosso
Festival como gerador de negócios, trabalho e renda, ação de fomento do
mercado e atrativo turístico. É muito bom sempre poder contar com o Sebrae, um
parceiro importante para a criação de políticas públicas”, disse Aurora
Siqueira, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Não é a primeira vez que o Sebrae
Rio trabalha junto com a Prefeitura de Rio das Ostras no desenvolvimento de
produtos. O Núcleo Gastronômico também é fruto de uma parceria de sucesso. “O
Sebrae tem como objetivos desenvolver ações e articular políticas públicas
visando à criação de ambiente favorável à competitividade e sustentabilidade
das micro e pequenas empresas e a formalização dos pequenos negócios. E temos
uma parceria bem antiga e produtiva com Rio das Ostras”, disse Ana Cláudia
Vieira, coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos.
.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!