Desde junho de 2021, a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor (Codecon) recebeu 997 reclamações da Light e 725 da Enel, somando 1.722 . Os dados sobre a insatisfação com os serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica foram apresentados durante reunião realizada pelo colegiado, nesta terça-feira (28/06). As principais demandas foram sobre aumento do valor das tarifas na conta de luz, termo de ocorrência e inspeção (TOI) e duplicidade de cobrança em um mesmo mês.
O coordenador jurídico da Codecon, Plínio Lacerda, reforçou a
necessidade de as concessionárias melhorarem a prestação de informações ao
consumidor. Nesse sentido, a sugestão da comissão é de que se elabore uma
cartilha informativa sobre como é calculada a tarifa pelo consumo de energia.
“Não sabemos como é calculada a conta e é difícil explicar isso aos
consumidores”, disse.
Segundo a subcoordenadora jurídica da Codecon, Tatiana Cristina,
é imprescindível aprimorar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) destas
empresas.
“Muitas das demandas que chegam para nós, são porque o consumidor, muitas das vezes, não conseguiu acesso ao canal de comunicação ou não foi atendido. O fornecimento de energia tem caráter essencial, não é uma questão que pode ser resolvida depois. Ele tem urgência quando solicita. É um monopólio, o consumidor não pode bater na porta de outra empresa para fornecer o serviço, então é preciso primar pelo direito da qualidade”, reforçou.
A representante da Enel, admitiu a complexidade da leitura da conta de energia elétrica e comentou o impacto da variação da alíquota sobre o que é cobrado do consumidor.
“Quanto mais informação e mais transparente a gente puder ser é melhor para o consumidor e para a empresa. A sazonalidade, muito característica do estado do Rio, principalmente no período do verão, foi muito prejudicial para o nosso cliente”, disse Andréa Câmara.
A representante da Light, Laís Tocar, explicou os motivos pelos quais
as contas de luz tiveram um aumento exponencial. “A questão do ICMS varia em
faixas. A maioria dos clientes consome até 300kW e paga 18% de ICMS. No verão, com
o aumento de consumo, essa faixa, passa a 32%. Nesse verão foi diferente porque
tivemos a revisão tarifária determinada pela União, que na Light foi de 14,68%.
Além disso, a crise foi agravada pela crise hídrica, a pior em 91 anos. Por
isso, foi criada uma bandeira de escassez hídrica que passou a cobrar R$14,20 a
cada 100 kW. Todos esses fatores construíram esse cenário”, comentou.
O representante do Procon Carioca, Igor Costa, reiterou a crítica aos
SACs e informou que cerca de 16% das demandas que chegam ao órgão são relativas
à Light. O titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de
Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Ministério Público/RJ, promotor
Rodrigo Terra, informou que o órgão entrou com uma ação para unificar o serviço
de atendimento ao consumidor para as empresas de energia elétrica, permitindo o
acesso virtual a todos os itens de serviço, de forma que a loja da
concessionária seja notificada e estabeleça prazos de resposta.
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