| Foto Mauricio Rocha |
Depois de avaliar os índices
epidemiológicos da primeira semana de janeiro e também para atender a
orientação do Governo do Estado, Rio das Ostras anunciou no dia 11 de janeiro,
o cancelamento do Carnaval de 2022.
O anúncio foi feito pelo
secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha, que explicou
as principais razões. “Estamos acompanhando a movimentação nos municípios do
entorno e praticamente todos anunciaram o cancelamento do Carnaval. Com isso,
se mantivéssemos a festa em Rio das Ostras, incentivaríamos a migração dos
turistas para a Cidade. Além disso, o Carnaval promove aglomerações e não há
possibilidade de seguir os protocolos sanitários exigidos pela Saúde”,
explicou.
Em Nota Oficial, a Prefeitura
informa que não acontecerão eventos públicos e não será dada autorização para
blocos ou manifestações de rua no Município.
Na última sexta-feira, 7, o
governador do Rio, Cláudio Castro, recomendou o cancelamento do Carnaval de Rua
em todos os municípios do Estado.
DADOS DA SAÚDE - No
último Mapa de Risco da Covid-19 do Estado, divulgado na sexta-feira, 7, a
Secretaria de Estado de Saúde mostrou que a região da Baixada Litorânea, onde
encontra-se Rio das Ostras, está em bandeira verde. Esses dados são ainda da
semana de 19 a 25 de dezembro.
Mas já na análise da semana
seguinte, de 26 de dezembro a 01 de janeiro, foi identificado um aumento
repentino na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da
Covid-19. A taxa passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos
primeiros dias de janeiro.
Embora com casos sem agravamento,
as secretarias municipais de Saúde estão em estado de alerta e acompanhando
este aumento de casos positivos.
OUTROS EVENTOS – O
Verão é a alta temporada na Região e por isso sempre são programados eventos
para a época. Em Rio das Ostras, o Projeto Sesc Verão começou no último fim de
semana.
Mesmo com chuva, a adesão às
atividades esportivas e de lazer do Projeto na Praia de Costazul foi grande e a
atenção da Secretaria de Turismo está voltada para o reforço das medidas
preventivas no próximo fim de semana. “O Sesc Verão é um projeto voltado
principalmente para os moradores da Cidade e estamos acertando alguns detalhes
percebidos na primeira semana. Vamos reforçar as medidas de prevenção,
principalmente o uso de máscara, nas atividades dos próximos finais de semana.
E pedimos a colaboração da população também. As atividades são ao ar livre,
então se todo mundo se cuidar, passaremos por mais essa fase da pandemia sem
casos mais graves”, disse Igor Pessanha.
A programação do Sesc Verão prevê
quatro grandes shows nas duas últimas semanas de janeiro, na área de eventos de
Costazul, e para isso, as medidas preventivas serão ainda mais rígidas.
Para controlar a quantidade de
público no local, quem quiser assistir aos shows precisará retirar o ingresso
gratuitamente no aplicativo de ingressos on-line e apresentar caderneta de
vacinação com as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19. “Vamos ser
rígidos na cobrança para que possamos manter a programação”, afirmou o
secretário de Turismo.
A Prefeitura de Rio das Ostras
está atenta às orientações da Secretaria de Estado de Saúde e monitora as
notificações de casos positivos de Covid-19 e Influenza A.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!