Ferramenta permite automatização no envio de informações ao Ministério da Saúde. Foto: Ryu Rodrigues |
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia implantou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na Policlínica Municipal. Ferramenta importante para a unificação de dados dos usuários do SUS, o prontuário chega para ampliar a qualidade de informação, gerar economicidade e otimizar os atendimentos ao usuário. Mantendo o destaque na região, São Pedro da Aldeia se torna uma das primeiras cidades da Baixada Litorânea a habilitar esse serviço na rede municipal de saúde.
De acordo com
Francislene Casemiro, secretária de saúde, a ferramenta impacta diretamente na
prestação de serviços em saúde. “A partir da implantação do Prontuário
eletrônico o acesso às informações de saúde e intervenções realizadas
será de forma mais rápida e segura, além da melhoria na efetividade do cuidado
e possível redução de custos com otimização dos recursos, assim como
aprimoramento e automatização de todo o processo de envio das informações
ao Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.
Nosso objetivo é informatizar toda rede de forma unificada, sem haver qualquer
prejuízo quanto a informação da assistência ao usuário do SUS”, disse.
Para um melhor
acesso e checagem das informações, o prontuário eletrônico está instalado com
um sistema digital que apresenta todos os dados dos pacientes atendidos, desde
consultas básicas, especializadas e solicitação de exames. Na Policlínica,
unidade pioneira na implementação, foram instalados computadores na recepção e
nos consultórios médicos. Toda equipe terá acesso às informações e à nova
ferramenta.
Prontuário Eletrônico agiliza processo de atendimento a pacientes
Responsável pela implantação do sistema, Lincon Sorrentino explica que todos os
profissionais da unidade terão acesso ao prontuário eletrônico, de acordo com a
função que exerce dentro da Policlínica. “Recepcionistas, técnicos e médicos só
terão acesso a suas respectivas áreas. A Policlínica vai funcionar como se
fosse um hospital, com um painel de chamada na recepção, indicando o
consultório para onde a pessoa deve se dirigir. Durante o atendimento, cada
médico terá acesso a um computador para fazer o prontuário via sistema”, ressalta.
Foto: Ryu Rodrigues |
Prontuário Eletrônico reúne histórico dos pacientes
A informatização do prontuário vai agilizar o processo de atendimento, possibilitando
que o histórico clínico dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) esteja
disponível de forma eletrônica. Além disso, o prontuário eletrônico também
facilitará o cálculo de produção de cada profissional da unidade, dando mais
transparência aos serviços prestados.
Segundo Ana
Paula Quintanilha, coordenadora da Policlínica Municipal, o prontuário
eletrônico é um ganho para toda a rede de saúde. “A implementação do prontuário
eletrônico do cidadão é muito positiva para todo município de São Pedro da
Aldeia, não apenas para a Policlínica Municipal. A partir de agora deixaremos
de usar o papel, será tudo digital. O conteúdo do prontuário eletrônico vai ser
implantado on-line, apresentando todo o histórico do paciente até a última
consulta. O acesso será bem mais fácil para todos nós, principalmente para os
usuários e os médicos”, disse.
Para Felipe
Ramos, nefrologista da Policlínica Municipal, a chegada do prontuário
eletrônico do cidadão otimiza os atendimentos e melhora a obtenção das
informações. “Aqui na Policlínica Municipal são inúmeras especialidades
médicas, o prontuário eletrônico do cidadão será uma ferramenta de avaliação
unificada e centralizada. Muitas vezes o paciente ou o familiar esquece ou não
tem em mãos os exames, com o prontuário, essa dificuldade de resgatar histórico
diminui, já que tudo estará no sistema”, ressaltou.
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