Acidentes envolvendo postes aumentaram 20% e deixaram cerca de 10 mil clientes sem energia este ano em Nova Friburgo. Foto: Divulgação/Energisa |
Ao todo, 12
acidentes foram registrados pela Energisa no primeiro semestre de 2020. Empresa
alerta para risco de choque elétrico e problemas no abastecimento.
Um levantamento
realizado pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia,
Energisa, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, mostra que o isolamento
social causado pela pandemia da Covid-19 não foi capaz de diminuir os registros
de acidentes envolvendo postes no município.
Somente no
primeiro semestre de 2020, foram registradas 12 ocorrências, 20% a mais do que
no mesmo período do ano passado.
De acordo com a
concessionária, além do impacto da batida, que pode ter graves consequências
para os ocupantes dos veículos, acidentes do tipo ainda podem gerar choques
elétricos, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.
Ainda segundo a
empresa, a rede de distribuição é equipada com tecnologia de proteção para
desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou
postes, no entanto, mesmo assim, há riscos quando ocorre uma colisão.
“Caso um
acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente
se os cabos de energia estiverem sobre o carro. O melhor a se fazer é esperar
dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, e aguardar a chegada de uma
equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos
necessários com a máxima segurança”, alerta o gerente de Operações, Anderson
Rabelo Rosa.
O custo médio
da substituição de um poste é de R$ 3 mil, segundo a Energisa. Mas, caso tenha
transformador e outros equipamentos, esse valor pode ultrapassar os R$ 30 mil.
Prejuízo que deve ser arcado pelo condutor responsável pelo acidente, segundo a
empresa.
Além de causar
riscos e prejuízos para os envolvidos na ocorrência, casos envolvendo postes
ainda trazem outros problemas, como a falta de energia nas residências e
comércios ligados à rede próxima ao local do acidente.
“Isso afeta a
distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o
reparo na rede seja finalizado. Dependendo da ocorrência, conseguimos manobrar
a carga remotamente, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas
as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia",
afirma Rabelo.
Ainda de acordo
com a concessionária cerca de 10 mil clientes ficaram, temporariamente, sem
energia, devido às batidas de veículos em postes que aconteceram no primeiro
semestre.
"Vale
destacar que a implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a
quatro horas, a depender da situação”, completa gerente de Operações.
Em caso de
urgência envolvendo a rede elétrica, a população pode entrar em contato com a
Energisa pelo telefone 0800 032 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais ou
pelo site oficial.
Por G1 —
Região Serrana
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