Acidentes envolvendo postes aumentaram 20% e deixaram cerca de 10 mil clientes sem energia este ano em Nova Friburgo | Rio das Ostras Jornal

Acidentes envolvendo postes aumentaram 20% e deixaram cerca de 10 mil clientes sem energia este ano em Nova Friburgo

Acidentes envolvendo postes aumentaram 20%
e deixaram cerca de 10 mil clientes sem
energia este ano em Nova Friburgo.
Foto: Divulgação/Energisa

Ao todo, 12 acidentes foram registrados pela Energisa no primeiro semestre de 2020. Empresa alerta para risco de choque elétrico e problemas no abastecimento.
Um levantamento realizado pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia, Energisa, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, mostra que o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 não foi capaz de diminuir os registros de acidentes envolvendo postes no município.
Somente no primeiro semestre de 2020, foram registradas 12 ocorrências, 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com a concessionária, além do impacto da batida, que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos, acidentes do tipo ainda podem gerar choques elétricos, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.
Ainda segundo a empresa, a rede de distribuição é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, mesmo assim, há riscos quando ocorre uma colisão.
“Caso um acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se os cabos de energia estiverem sobre o carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, e aguardar a chegada de uma equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, alerta o gerente de Operações, Anderson Rabelo Rosa.
O custo médio da substituição de um poste é de R$ 3 mil, segundo a Energisa. Mas, caso tenha transformador e outros equipamentos, esse valor pode ultrapassar os R$ 30 mil. Prejuízo que deve ser arcado pelo condutor responsável pelo acidente, segundo a empresa.
Além de causar riscos e prejuízos para os envolvidos na ocorrência, casos envolvendo postes ainda trazem outros problemas, como a falta de energia nas residências e comércios ligados à rede próxima ao local do acidente.
“Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado. Dependendo da ocorrência, conseguimos manobrar a carga remotamente, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia", afirma Rabelo.
Ainda de acordo com a concessionária cerca de 10 mil clientes ficaram, temporariamente, sem energia, devido às batidas de veículos em postes que aconteceram no primeiro semestre.
"Vale destacar que a implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação”, completa gerente de Operações.
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a população pode entrar em contato com a Energisa pelo telefone 0800 032 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais ou pelo site oficial.
Por G1 — Região Serrana

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