Foto Divulgação |
Estão sendo
oferecidos 25 cursos online e gratuitos para professores e demais profissionais
da educação e saúde, com um total de 600 vagas. As inscrições podem ser feitas
através do site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) no link: www.formacaomacae.wixsite.com/formacao.
Os participantes receberão certificados emitidos pela extensão da UFRJ. A
oportunidade é fruto da parceria entre a Secretaria Adjunta de Qualificação
Profissional, com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ-Macaé) e o Núcleo de
Tecnologia Educacional para a Saúde.
O objetivo é
que os profissionais atualizem o seu conhecimento neste momento de pandemia do
coronavírus em que atividades presenciais estão suspensas. Este é um programa
de formação continuada dos profissionais que conta com o trabalho voluntário de
professores que inscreveram as suas propostas.
As vagas são destinadas, preferencialmente, em três quartos para professores da rede municipal e um quarto para estudantes da UFRJ. As inscrições serão confirmadas mediante lotação dos cursos e distribuição de participantes, de modo a garantir que todos tenham oportunidade de participar do mesmo número de atividades. Os minicursos possuem em média de 2 a 8 horas de duração e podem contar com mais de um módulo (que são independentes). As atividades serão desenvolvidas neste mês de junho e em julho próximo. O trabalho acontece também junto com a equipe do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.
Conheça a programação dos minicursos
· Promovendo a alfabetização científica na educação básica - Coordenado pelo Professor Dr. Leonardo Maciel Moreira
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: caracterização do perfil da EJA (MÓDULO I) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Relação professor e aluno (MÓDULO II) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
·Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Planejamento dialógico (MÓDULO III) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Valorização de vivências e o mundo de trabalho dos discentes (MÓDULO IV) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Imaginamundos - Coordenado pelo Professor Dr. Rafael Nogueira Costa
· Circuito Neural para Professores: Fatos e Ficções sobre o Cérebro - Coordenado pela Professora Dra. Isabela Villarinho de Paula Lobo
· Sensoriamento Remoto como ferramenta didática no Ensino fundamental e médio - Coordenado pela Professora Dra. Paula Debiasi
· Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências - Coordenado pela Professora Msc. Luciana Ferrari Espíndola Cabral
· Organismos Geneticamente Modificados: Riscos e Benefícios - Coordenado pela Professora Dra. Mirela Pupo Santos
· Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 1) - Coordenado pelo Professor Dr. Américo de Araujo Pastor Junior
· Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr. Américo de Araújo Pastor Junior
· Mundo virtual: Tecnologias para visualização de moléculas e ensino de ciências - Coordenado pela Professora Dra. Paula Alvarez Abreu
· Gênero e raça na escola: contribuições das ciências sociais - Coordenado pela Professora Dra. Giuliana Franco Leal
· Identidades e espaços da Educação Ambiental no Brasil - Coordenado pelo Professor Dr. Fábio Alves Leite da Silva
·Agricultura, Comida e Veneno - Coordenado pelo Professor Dr. Daniel Basílio Zandonadi
·Formação de Professores para abordagem de tópicos relacionados ao uso racional de medicamentos para qualidade de vida e sustentabilidade - Coordenado pela Professora Dra. Magdalena Nascimento Rennó
· A experimentação no ensino de ciências - Coordenado pelo Professor Dr. Petter Franco Entringer
· Jogos de Tabuleiro Modernos e suas possibilidades no ensino - Coordenado pelo Professor Dr. Leonardo Araujo de Abreu
· Princípios Básicos da Oncologia - Coordenado pela Professora Dra. Daiana Vieira Lopes Alves
· Questões sócio-científicas no ensino de ciências - Coordenado pela Professora Dra. Isabel Martins
· Avaliando criticamente informações sobre ciência na mídia - Coordenado pela Professora Dra. Isabel Martins
· Educação para a mudança climática - Coordenado pela Professora Dra. María Angélica Mejía-Cáceres
· Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia - Coordenado pelo Professor Dr. Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
· A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são feitos?” (Módulo 1) - Coordenado pelo Professor Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
· A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são usados?” (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
· Práticas para o Ensino de Ciências - Coordenado pelo Professor Dr. Mário Sérgio Schultz
· Adaptação de conteúdo para divulgação científica em mídias sociais - Coordenado pela Professora Dra. Manuela Leal da Silva e pelo Msc. Enoque Ribeiro
· Ferramentas computacionais para visualização de moléculas em 3D - Coordenado pela Professora Dra. Manuela Leal da Silva e por Yago Frossard
· Apropriações de leitura e escrita: interfaces entre o livro e o espaço virtual - Coordenado pela Professora Dra. Andréa Costa da Silva
As vagas são destinadas, preferencialmente, em três quartos para professores da rede municipal e um quarto para estudantes da UFRJ. As inscrições serão confirmadas mediante lotação dos cursos e distribuição de participantes, de modo a garantir que todos tenham oportunidade de participar do mesmo número de atividades. Os minicursos possuem em média de 2 a 8 horas de duração e podem contar com mais de um módulo (que são independentes). As atividades serão desenvolvidas neste mês de junho e em julho próximo. O trabalho acontece também junto com a equipe do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.
Conheça a programação dos minicursos
· Promovendo a alfabetização científica na educação básica - Coordenado pelo Professor Dr. Leonardo Maciel Moreira
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: caracterização do perfil da EJA (MÓDULO I) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Relação professor e aluno (MÓDULO II) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
·Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Planejamento dialógico (MÓDULO III) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos e o papel do docente: Valorização de vivências e o mundo de trabalho dos discentes (MÓDULO IV) - Coordenado pela Professora Dra. Andrea Giglio Bottino
· Imaginamundos - Coordenado pelo Professor Dr. Rafael Nogueira Costa
· Circuito Neural para Professores: Fatos e Ficções sobre o Cérebro - Coordenado pela Professora Dra. Isabela Villarinho de Paula Lobo
· Sensoriamento Remoto como ferramenta didática no Ensino fundamental e médio - Coordenado pela Professora Dra. Paula Debiasi
· Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências - Coordenado pela Professora Msc. Luciana Ferrari Espíndola Cabral
· Organismos Geneticamente Modificados: Riscos e Benefícios - Coordenado pela Professora Dra. Mirela Pupo Santos
· Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 1) - Coordenado pelo Professor Dr. Américo de Araujo Pastor Junior
· Tecnologias e Produção de mídias por Professores (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr. Américo de Araújo Pastor Junior
· Mundo virtual: Tecnologias para visualização de moléculas e ensino de ciências - Coordenado pela Professora Dra. Paula Alvarez Abreu
· Gênero e raça na escola: contribuições das ciências sociais - Coordenado pela Professora Dra. Giuliana Franco Leal
· Identidades e espaços da Educação Ambiental no Brasil - Coordenado pelo Professor Dr. Fábio Alves Leite da Silva
·Agricultura, Comida e Veneno - Coordenado pelo Professor Dr. Daniel Basílio Zandonadi
·Formação de Professores para abordagem de tópicos relacionados ao uso racional de medicamentos para qualidade de vida e sustentabilidade - Coordenado pela Professora Dra. Magdalena Nascimento Rennó
· A experimentação no ensino de ciências - Coordenado pelo Professor Dr. Petter Franco Entringer
· Jogos de Tabuleiro Modernos e suas possibilidades no ensino - Coordenado pelo Professor Dr. Leonardo Araujo de Abreu
· Princípios Básicos da Oncologia - Coordenado pela Professora Dra. Daiana Vieira Lopes Alves
· Questões sócio-científicas no ensino de ciências - Coordenado pela Professora Dra. Isabel Martins
· Avaliando criticamente informações sobre ciência na mídia - Coordenado pela Professora Dra. Isabel Martins
· Educação para a mudança climática - Coordenado pela Professora Dra. María Angélica Mejía-Cáceres
· Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia - Coordenado pelo Professor Dr. Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
· A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são feitos?” (Módulo 1) - Coordenado pelo Professor Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
· A linguagem audiovisual na Educação: “Como os filmes são usados?” (Módulo 2) - Coordenado pelo Professor Dr. Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
· Práticas para o Ensino de Ciências - Coordenado pelo Professor Dr. Mário Sérgio Schultz
· Adaptação de conteúdo para divulgação científica em mídias sociais - Coordenado pela Professora Dra. Manuela Leal da Silva e pelo Msc. Enoque Ribeiro
· Ferramentas computacionais para visualização de moléculas em 3D - Coordenado pela Professora Dra. Manuela Leal da Silva e por Yago Frossard
· Apropriações de leitura e escrita: interfaces entre o livro e o espaço virtual - Coordenado pela Professora Dra. Andréa Costa da Silva
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!