Aeroporto tem novas medidas de proteção. Tomaz Silva/Agência Brasil |
Superintendente
do aeroporto disse que limpeza das áreas comuns foram intensificadas e oferta
de itens de higiene também foi ampliada no terminal
O Aeroporto
Santos Dumont, localizado na região central do Rio de Janeiro, adotou novas medidas
sanitárias de proteção a viajantes e funcionários estabelecidas pelo Ministério
da Saúde e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em função da
pandemia de covid-19.
Segundo o
superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, o objetivo é que todas as
atividades transcorram de acordo com os cuidados exigidos pelo combate ao novo
coronavírus, causador da covid-19. “Além disso, intensificamos a limpeza de
áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão,
papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, disse Kennedy.
Ele destacou a
necessidade de todos os passageiros seguirem as recomendações, respeitarem a
sinalização e usarem máscaras, pensando não só em sua própria proteção, mas na
das demais pessoas.
Cuide-se +
As medidas
fazem parte de uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários da
rede de aeroportos da Infraero no combate ao novo coronavírus. A campanha
“Cuide ainda + de você e dos outros” dertermina ações como a colocação de
adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho feito pelo viajante
para embarque e desembarque de um voo; avisos em áudio e vídeo nos sistemas de
som e painéis de voos, além de de cartazes pelos terminais. A iniciativa alerta
também para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; o
respeito ao distanciamento entre os frequentadores dos terminais; e
higienização das mãos.
A Infraero
opera 48 aeroportos em todo o Brasil.
A nova
sinalização começou a ser aplicada em 14 aeroportos de capitais e fronteiras
(Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo,
Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Porto
Velho) e será estendida, de forma gradativa, a outros terminais aéreos. As
empresas também poderão contribuir com esse trabalho orientando seus
funcionários e clientes.
A campanha
objetiva preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas,
garantindo a segurança de todos. No Santos Dumont, além das telas informativas
e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos nos
momentos do check-in (registro de entrada), embarque, desembarque, nas áreas de
raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e
longarinas; ou mesmo na entrada de estabelecimentos comerciais e praça de
alimentação.
As marcações
alertam para a necessidade de manter distanciamento de 2 metros entre pessoas e
para formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, recomenda-se
ocupação máxima por duas pessoas e, nos banheiros, instruem que se lavem bem as
mãos. Além disso, os pontos de check-in contam agora com barreira acrílica para
proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas.
Outras
medidas
A Anvisa inclui
ainda recomendações de evitar o manuseio de cartões de embarque impressos e de
usar, se possível, cartões de crédito ou smartphones para pagamento de compras
em lojas, restaurantes e lanchonete e de serviços no aeroporto As pessoas que
estiverem em circulação nas áreas públicas do aeroporto têm de usar máscaras, e
os empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da
empresa precisam de equipamentos de proteção individual (EPIs) .
A divulgação de
instruções de higiene, proteção e distanciamento social deve ser promovida em
sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos
nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e
administrativas dos aeroportos, banheiros, estacionamento e área de espera dos
transportes públicos;
A
disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha deve ser
monitorada em todos os aeroportos da rede Infraero, que precisam ainda reforçar
a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes
de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum.
A orientação é
evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes e que haja maior
espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques, seja em fingers
(equipamento que faz a ligação entre o terminal e o avião) ou procedimento
remoto (ônibus ou a pé).
Operação
A Infraero
informou que, desde o início da pandemia, o terminal paraense e os demais
aeroportos de sua rede continuam operando, sem interrupção, na prestação dos
serviços. A oferta de voos está em consonância com a malha aérea definida pelas
empresas e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A orientação para o
passageiro é que, antes de ir para o aeroporto, verifique diretamente com a
companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
Para
informações sobre remarcações e cancelamentos de voos, o passageiro deve fazer
contato direto com as empresas, que passaram a adotar uma nova malha aérea,
divulgada pela Anac no final de março passado. Em caso de dúvida sobre os
principais direitos e deveres dos passageiros, a recomendaççao é que se
consulte o Guia do Passageiro. A Infraero informou, ainda, que cabe às
companhias aéreas estabelecer o fluxo de cancelamentos e alterações na malha,
“não cabendo à Infraero essa gestão”.
As principais
companhias que operam na Rede Infraero são Latam, Gol, Azul, Map,Voepass,
American Airlines, Aerolíneas Argentinas, Lan Chile (Grupo Latam) e Tap. Mais
informações sobre o transporte aéreo estão disponíveis no site da Anac.
Da Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!